O espectáculo da maior colônia de morcegos do mundo


Em Austin, capital do estado do Texas mais de 1,5 milhão de morcegos, pouco antes do por do sol, todas as noites, voam sobre a ponte da Congress Avenue.

Embora o melhor momento para vê-los seja durante o verão ali, em até meados de novembro, o show é garantido. Todos os anos, centenas de pessoas se reúnem para ver a maior colônia de morcegos no mundo. Austin é, na verdade, considerada o berço destes mamíferos curiosos, muitas vezes maltratados por sua aparência e por conta dos mitos, crenças e superstições absurdas.

Inicialmente, também no Texas, os morcegos não tiveram vida fácil. Os cidadãos locais ao vê-los voarem aos milhares pediram ao governo para encontrar as medidas adequadas para acabar com o espectáculo, mas, com a intervenção de Bat Conservation International, organização que protege estes animais, felizmente, a história não acabou mal.

Os morcegos em seus voos noturnos traziam muitos benefícios para a cidade, principalmente porque eles são capazes de destruir milhares de mosquitos e insetos prejudiciais aos seres humanos e à agricultura.

foto

foto

foto

Já há algum tempo, o morcego acabou por se tornar emblema da fauna texana e gera renda ao turismo com uma entrada de aproximadamente 10 milhões de dólares.

Além da observação de aves – bird watching, também a observação de morcegos – bat watching, passou a ser uma atividade popular nos parques da região. O próprio Wildlife Department oferece um guia completo de todos os locais perfeitos para essa atividade e, em agosto, há ainda um Bat Fest com música e comida.

Nos anos oitenta, os engenheiros que construíram a ponte da Congress Avenue nunca teriam imaginado que, sobre a ponte, um bando destes espécimes sobrevoariam com tanta frequência. O melhor ângulo para observar o fenômeno é do lado leste da ponte, ou alugando um caiaque ou uma canoa para observá-los das águas.

Os morcegos continuam sendo todavia animais selvagens e por isso é bom ter em mente algumas precauções caso você decida viajar para ver a revoada dos morcegos.

É preciso fazer silêncio e não tentar tocá-los, porque se eles se sentem em perigo, podem morder e, em seguida, podem se tornar portadores de raiva, assim como esquilos. Também é proibido perturbá-los com flashs e jogar objetos sobre eles.

Considerando estas pequenas regras, é possível apreciar este espectáculo em paz, debaixo de uma mancha negra que explode no céu, em um momento muito especial.

Talvez te interesse ler também:

COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

Fonte fotos: tripadvisor




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...