Fantásticos lagos de sal que se formam entre as dunas do deserto


Um espetáculo realmente fascinante. Em Awbari, uma cidade na Líbia, existem lagos rodeados por um verdadeiro mar de areia que caracterizam a paisagem libanesa. Eles estão localizados na região de Fezzan, no sudoeste do país.

É uma grande área caracterizada por enormes dunas de areia. Cerca de 200 milhões de anos atrás esta área era úmida e fértil, caracterizada por chuvas e rios frequentes. Estes rios alimentavam um grande lago, do tamanho da República Checa e era chamado de lago Megafezzan.

Durante o tempo, o clima nesta área mudou muito e o lago literalmente secou gradualmente entre 3000 e 5000 anos atrás. Os vestígios deste antigo grande lago, no entanto, não desapareceram e hoje, o que se vê são os micro lagos típicos espalhados entre as dunas de areia.

São como um oásis no deserto. Atualmente, existem cerca de 20 lagos no mar de areia de Awbari, cercados por palmeiras que os tornam quase miragens no ambiente árido deserto em que se encontram.

lago em Awbari 1

lago em Awbari 4

lago em Awbari 5

Gaberoun é o nome do lago mais distinto e mais visitado pelos turistas, localizado nas imediações das ruínas de uma antiga vila. Mas existem outros belas pequenos lagos, que são visitados com menos freqüência. 

Os lagos de Awbari são muito salgados. Não têm rios que possam repor as suas bacias hidrográficas. Na Líbia não existem rios perenes que transportem água para um ano inteiro. Isto levou à formação de uma alta concentração de sais minerais nas águas destes lagos, de modo que alguns deles são quase cinco vezes mais salgados do que a água do mar.

lago em Awbari 6

Apesar da água muito salgada, estes lagos dão vida, começando pelas características algas vermelhas que às vezes coloram a superfície.

lago em Awbari 3

As suas profundidades são geralmente baixas, vão de 7 a 32 metros.

foto

Um projeto do governo líbio no futuro pode levar água nesta área do deserto para torná-lo a florescer novamente, mas a esse ponto os lagos fascinantes desapareceriam.

Melhor deixar a natureza fazer o seu curso. Que beleza!

Leia também: Os 6 lagos (e oceanos) congelados mais incríveis do mundo

Fonte fotos: temehu.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...