Hay-on-Wye, a cidade dos livros


Hay-on-Wye

A cidade dos livros existe e se chama Hay-on-Wye. Localizada nas margens do rio Wye, em Gales, é uma das maiores bibliotecas a céu aberto do mundo. Hay-on-Wye atrai um grande número de amantes de livros em busca de negócios em suas mais de 40 livrarias que vendem livros, a maioria da segunda mão.

A cidade também hospeda o Festival de Literatura de Hay, que atrai anualmente cerca de 80.000 pessoas, incluindo escritores, editores e entusiastas da literatura de todo o mundo. Estabelecida desde 1988, foi descrita em 2001 pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, como “o Woodstock da mente“. Mas tudo começou antes, em 1961, quando Richard Booth abriu sua primeira livraria de livros usados em um antigo quartel de bombeiros.

foto

foto

foto

Com o tempo, outras livrarias nasceram e prateleiras e mais prateleiras com livros usados para vender começaram a pipocar em todos os cantos. Entre as muitas livrarias de Hay, a mais inusitada e adorável são as chamadas “Honesty Bookshops“. Aqui, as pessoas simplesmente selecionam os livros que querem comprar e deixam o dinheiro em uma pequena caixa de correio.

foto

foto

Nesta livraria composta por prateleiras de madeira ao ar livre, cobertas de livros empilhados contra as paredes do castelo, os livros de bolso custam apenas uma libra esterlina. O pagamento é feito através de uma pequena caixa com uma fenda na frente, acompanhada por um cartaz branco que diz: “Pague Aqui”. Viva a honestidade, a confiança … e a cultura!

Leia também: As 10 livrarias mais lindas do mundo

Fonte fotos: amusingplanet.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...