10 benefícios do Óleo Essencial de Manjericão. Como usar?


O manjericão por si só é uma erva que exala um perfume muito agradável e instigante. Quando extraído o óleo essencial de suas folhas, podemos obter, além do seu aroma refrescante e doce, diversas funcionalidades e benefícios. Dentre estes, citamos por exemplo, o equilíbrio mental, o controle de ansiedade, o alívio da gripe e dos resfriados, entre outros. Fique por dentro de todos os benefícios desse óleo tão marcante.

Como ensina biólogo e aromaterapeuta Yan Oberlaender, o óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum), é bastante utilizado há milhares de anos nas medicinas Chinesa e Ayurveda devido às propriedades que ajudam a aliviar casos de constipação, indigestão, flatulência e dores relacionadas não só ao sistema digestivo, como também musculares. Bem como problemas psicológicos e emocionais.

Além disso, seu aroma adocicado e delicado é bastante eficaz no tratamento de doenças respiratórias como gripes e resfriados, sendo utilizado também para tratamentos de pele e de cabelo, como veremos a seguir.

10 benefícios do óleo essencial de manjericão

O óleo essencial de manjericão possui diversas propriedades benéficas para a saúde não só física, como emocional também. Por isso, vamos citar as 10 principais:

  1. Antioxidante – ajuda a combater os radicais livres e liberar as toxinas acumuladas no corpo;
  2. Antimicrobiano – utilizado no cuidado de feridas e infecções;
  3. Digestivo e diurético – estimula a digestão, elimina os sintomas da constipação e ajuda a eliminar líquidos acumulados no corpo;
  4. Descongestionante e anti-inflamatório – excelente para combater gripes e resfriados;
  5. Bom para a pele – ajuda também a tratar picadas de insetos e acne;
  6. Antidepressivo e ansiolítico – possui efeito calmante, ajudando a combater o cansaço mental e o estresse;
  7. Reduz tensões musculares – bem como fadigas, enxaquecas e tensões nervosas;
  8. Afrodisíaco – é um óleo quente que estimula o desejo sexual;
  9. Aromatizador de ambientes – seu perfume agradável ajuda a eliminar odores nos ambientes e a repelir insetos;
  10. Tônico capilar – promove brilho e fortalece os cabelos.

Como usar?

As sugestões de uso para o óleo essencial de manjericão são basicamente as mesmas dos demais óleos essenciais:

  • Aromatizador – 1 gota de óleo essencial de manjericão para 1 litro d’água;
  • Banheira – 6 gotas de óleo essencial na banheira cheia. Se preferir inclua também outro óleo vegetal;
  • Colar aromático de cerâmica ou mandala de prata – 1 gota até 3 vezes ao dia;
  • Compressas frias ou quentes – 2 a 3 gotas em compressas úmidas;
  • Ducha simples – Pingar 5 gotas de óleo essencial no canto do box e inalar durante o banho. Se preferir, dilua 3 gotas do óleo essencial de manjericão em 1 colher de sopa de óleo vegetal e faça uma massagem corporal durante o banho;
  • Escalda pés – 6 gotas de óleo essencial de manjericão em 1 colher (chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais e 4 litros d’água quente ou fria;
  • Gargarejo – 3 gotas de óleo essencial de manjericão e 1 colher de mel em 1 copo com água. Misture bem e faça o gargarejo sem engolir;
  • Inalação – 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e feche os olhos enquanto inala o vapor;
  • Massagem – Misture 15 gotas de óleo essencial de manjericão e 3 colheres (sopa) de óleo vegetal em 30 ml de solução hidratante. Depois é só usar para massagear o corpo e hidratar a pele.

Contraindicações

O aroma do manjericão é naturalmente gostoso, mas podemos intensificar ainda mais o seu poder de atração utilizando o óleo essencial extraído de suas folhas.

As únicas contraindicações é com relação às mulheres grávidas, devido à possibilidade de alterações hormonais e também para pessoas com epilepsia, pois essas devem evitar esse uso.

No geral, recomendamos que verifique com seu médico se houver alguma queixa relacionada a alergia ou outros problemas de saúde. Estando liberados, é só desfrutar dos benefícios desse óleo tão perfumado e instigante!

Talvez te interesse ler também:

BANHO DE MANJERICÃO, UM VERDADEIRO RELAXANTE NATURAL! VEJA COMO FAZER!

CHÁ DE MANJERICÃO TEM INCRÍVEIS BENEFÍCIOS. VEJA COMO FAZER!

MANJERICÃO-SANTO PARA DESCONTAMINAR DE FLÚOR A NOSSA ÁGUA DE BEBER




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...