Sálvia: como usar para se sentir bem e para a beleza da pele e dos cabelos


A sálvia é uma erva aromática que costumamos usar na cozinha, esquecendo ou subestimando o seu potencial nos campos da saúde e da beleza. Hoje vamos te apresentar 20 usos para o seu bem-estar e para melhorar a aparência da pele e do cabelo.

A sálvia é conhecida desde os tempos romanos. É uma planta perene típica do Mediterrâneo e pertencente à família das Lamiaceae.

Seu nome já é todo um programa, na verdade deriva da palavra latina “salvere” ou seja “estar em boa saúde”. Não é por acaso que as extraordinárias propriedades da sálvia para a saúde são muito exploradas em medicamentos tradicionais europeus e chineses. Além disso, graças ao seu aroma extraordinariamente agradável, é utilizada como fragrância na produção de sabonetes e cosméticos. E é também por esta razão que a sálvia é também conhecida como a erva aromática “amiga das mulheres”.

Leria mais: SÁLVIA – A PLANTA AMIGA DAS MULHERES

Os muitos efeitos benéficos da sálvia se dão por conta dos óleos essenciais presentes na planta, das vitaminas e de outros compostos que contribuem para melhorar a saúde geral do corpo, incluindo a da pele e do cabelo.

Vamos descobrir as vantagens que a sálvia nos oferece e como usá-la para tratar pequenos problemas de saúde e de beleza.

{index}

Os benefícios da sálvia para a saúde

salvia usos

Sálvia para prevenir a diabetes

Vários estudos mostraram que o extrato de folhas de sálvia tem propriedades anti-hiperglicêmicas, ou seja, é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue, bloqueando a liberação desta substância armazenada do fígado. No entanto, mais pesquisas são necessárias para validar esta afirmação.

Sálvia para melhorar a memória

A ingestão regular de sálvia pode melhorar a memória e o processamento de informações em pessoas com doença de Alzheimer. Isto pode ser devido ao fato de que o óleo essencial de sálvia melhora os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro. Esta enzima é capaz de promover a concentração e ajuda no tratamento da perda de memória associada à doença de Alzheimer.

Leia mais: A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA

Sálvia contra distúrbios relacionados ao ciclo menstrual

Os efeitos benéficos da sálvia para as mulheres são principalmente devido à ação de alguns flavonóides que ajudam a reequilibrar o sistema hormonal. Pode ser útil em caso de amenorréia e outros distúrbios relacionados ao ciclo menstrual, mas também na menopausa, onde se observou um efeito positivo na neutralização das ondas de calor.

Sálvia para melhorar a memória e a atenção

A sálvia contém tujona que é o antagonista do receptor GABA e serotonina. Além de melhorar a concentração e a atenção, ajuda a lidar melhor com a dor e a depressão.

Benefícios Cardiovasculares

A sálvia contém uma flavona conhecida como salvigenina. Seu efeito relaxante vascular fornece uma certa proteção contra as doenças cardíacas.

Como usar a sálvia para se sentir bem

cha salvia

Infusão para a cavidade oral e como enxaguatório bucal

A sálvia tem qualidades anti-inflamatórias. Uma infusão de sálvia pode ser usada para enxaguar ou gargarejar a inflamação da cavidade oral. Excelente também como enxaguatório bucal após a limpeza dos dentes em caso de gengivite.

Infusão contra problemas digestivos

A sálvia é um excelente tônico estimulante, útil para tratar problemas estomacais. O chá ou a infusão de sálvia é particularmente eficaz a este respeito. Seu efeito carminativo pode remover sintomas de indigestão, estimulando as secreções digestivas superiores, o fluxo biliar, a mobilidade intestinal e a função pancreática.

Chá de sálvia contra dor de garganta

O chá de sálvia tem se mostrado eficaz no tratamento da inflamação da garganta. Para este efeito e para aliviar a dor de garganta, você pode ferver uma pitada de folhas de sálvia secas em cerca de 100 ml de água e deixar descansar por 15 minutos. Filtre a preparação e use-a para gargarejar duas vezes ao dia.

Contra asma e congestão das mucosas

O efeito antiespasmódico da sálvia reduz a tensão nos músculos lisos e este é um remédio que pode ser recomendado para a inalação a vapor na fase preventiva da asma. É eficaz na remoção da congestão da mucosa nas vias aéreas e na prevenção de infecções secundárias.

Sálvia contra a transpiração excessiva

Tomar um extrato de folhas secas ou uma infusão de folhas de sálvia pode reduzir a sudorese em até 50%. É, entre outras coisas, um excelente desodorante que seca o suor e ajuda a eliminar o cc, cheiro do corpo.

Óleo essencial contra dores musculares e reumatismo

O óleo essencial de sálvia pode ser usado externamente para aliviar a dor devida, por exemplo, à rigidez muscular, ao reumatismo ou outras condições nevrálgicas. Espalhe o óleo essencial diluído em um creme diretamente na área dolorida

Óleo essencial contra o estresse

O óleo de sálvia na aromaterapia é usado para tratar estados de nervosismo, estresse, fadiga, cansaço, dores de cabeça e ansiedade. Pode ser usado generalizado em ambientes ou massageado no corpo sempre antes de proceder à diluição em outro óleo vegetal.

Como usar a sálvia para a beleza da pele

foto

Tônico contra pele oleosa

O óleo de sálvia é um excelente tônico que ajuda a regular a produção de sebo, especialmente no caso de pele oleosa. Você pode preparar um tônico caseiro fervendo uma colher de sopa de sálvia em cerca de 250 ml de água. Deixe repousar por 30 minutos e filtre a mistura. Depois de esfriar, você pode enxugar o rosto.

Infusão contra acne e psoríase

As propriedades antibacterianas da sálvia evitam a ocorrência de infecções da pele. Esta erva também possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam a tratar a acne e aliviar os sintomas de eczema e psoríase. A infusão, deixada esfriar antes, deve sempre ser usada para tratar as áreas de pele afetadas pelo problema.

Óleo essencial contra rugas nos olhos

Os antioxidantes presentes na sálvia protegem contra os radicais livres (que danificam as células da pele) e atenuam os sinais de envelhecimento (rugas, manchas, etc). Esta erva é rica em cálcio e vitamina A, que ajuda a regeneração celular diária, minimizando e retardando o aparecimento de rugas. Você pode usar uma ou duas gotas de óleo essencial de sálvia, sempre diluído primeiro em um creme ou em um óleo base (por exemplo, óleo de amêndoas doces), no contorno dos olhos.

Como usar a sálvia para a beleza dos cabelos

banho de brilho 1

Soro contra a perda de cabelo

A sálvia tem sido usada desde a antiguidade para combater a queda de cabelo. Esta planta na verdade contém beta-sitosterol, um composto que se mostrou eficaz no tratamento da calvície masculina. Recomenda-se misturar 3 a 4 gotas de óleo essencial de sálvia com a mesma quantidade de óleo essencial de alecrim e hortelã-pimenta e diluir em 1 colher de sopa de azeite de oliva. Em seguida, massageie o couro cabeludo com a mistura feita duas vezes por dia.

Infusão para fortalecer os cabelos

Não só impede a queda, a sálvia combinada com alecrim é um excelente remédio natural para fazer seu cabelo ficar mais espesso, brilhante e forte, revitalizando os cabelos secos e desidratados. Tudo isso é possível, pois estas plantas melhoram a circulação do couro cabeludo, proporcionando mais nutrição aos folículos pilosos. Um enxágüe de cabelo com sálvia e alecrim pode ser preparado fervendo as duas ervas em água.

Infusão para cabelos opacos

O chá de sálvia pode ser usado para enxaguar o cabelo, dando-lhe mais brilho. Você pode prepará-lo fervendo 1 colher de sopa de folhas secas de sálvia em um copo de água. A mesma infusão também ajuda a evitar o problema da caspa.

Infusão para escurecer o cabelo

A sálvia pode ser usada para escurecer e intensificar a cor dos cabelos. Uma infusão das folhas desta planta pode ajudar a escurecer um pouco os cabelos grisalhos e também tornar os cabelos castanhos ou pretos mais brilhantes. Você simplesmente pode usar a infusão como enxágue final após a lavagem normal.

Loção para ajudar no efeito da chapinha

A sálvia pode ser usada para em uma loção preparada para tornar o cabelo mais manejável e melhorar a sua consistência. Basta adicionar um punhado de folhas de sálvia com a mesma quantidade de alecrim e fervê-las em cerca de 200 ml de água durante 3 minutos. Deixe as ervas descansarem um pouco, filtre e coloque uma pequena quantidade dessa mistura no cabelo, massageando-a subitamente antes de proceder com a prancha chapinha.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Kátia Ornelas
    Publicado em 23/07/2023 às 3:05 am [+]

    No lugar do óleo posso usar tintura essencial de alecrim ou sálvia?
    Kátia Ornelas
    Obrigada


  2. Daia Florios
    Publicado em 25/07/2023 às 4:01 pm [+]

    Oi Kátia, sim, mas a tintura, ainda que essencial, provavelmente é menos concentrada que um óleo essencial. Experimente com cautela e, se o uso que você fizer for oral, consulte seu médico se estiver tomando algum medicamento <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...