Ylang Ylang: benefícios, para que serve e como usar seu óleo essencial


Uma flor aromaticamente deliciosa, e linda. Um aroma envolvente que te seduz e todos os outros benefícios desta flor das flores.

O que é o ylang ylang?

O ylang ylang, cujo nome botânico é Cananga odorata, é uma árvore de porte médio, originária da Ásia e cuja essência aromática, o óleo essencial das suas flores é amplamente usado em aromaterapia e perfumaria. Seu nome, ylang ylang, deriva do idioma malaio e quer dizer “flor das flores“.

No Brasil o óleo essencial do ylang ylang também é conhecido, erroneamente, como Kananga do Japão, que é na verdade uma Zinziberaceae, a orquídea dos samurais, também chamada de Kaempferia rotunda.

O óleo essencial de ylang ylang

óleo essencial ilangue ilangue

O óleo essencial de ylang ylang é usado por suas propriedades afrodisíacas, em perfumes e aromatizadores ambientais, por sua condição suavizadora da pele, em sabonetes, cremes e outros produtos de higiene e entra na composição aromática de vários perfumes. O seu uso como afrodisíaco deve ser bastante controlado (não mais de 1 a 2 gotas no aromatizador ambiental) pois, o ylang ylang também tem propriedades sedativas e calmantes, podendo surtir o efeito contrário ao esperado.

As qualidades dermatológicas do óleo de ylang ylang equilibram a produção seborreica das glândulas sebáceas tornando seu uso adequado em tratamento contra acne.

No couro cabeludo a loção com ylang ylang ou o óleo capilar, têm ação tônica, estimulando o crescimento dos fios e aumento do volume dos cabelos.

Este óleo aromático atua como hipotensivo, reduzindo a pressão arterial, ansiolítico, regulando o fluxo de adrenalina e relaxando o sistema nervoso e, é calmante em estados de agitação, ira, pânico e medo.

Mas, nem todos reagem bem ao seu forte e quente aroma, podendo seu uso produzir dores de cabeça e náuseas nas pessoas mais sensíveis.

Como usar o óleo essencial de ylang ylang

oleo ylang ylang 2

Segundo Tahania Ferraço você pode usar as seguintes dosagens, para obter os melhores efeitos do óleo essencial de ylang ylang:

Para uma noite romântica

Pingue no aromatizador 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 1 gota de óleo essencial de Canela e 2 gotas de óleo essencial de Bergamota.

Para uma noite de sono tranquilo

Pingue no aromatizador 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 2 gotas de óleo essencial de Lavanda e 1 gota de óleo essencial de Melissa.

Para estimular a feminilidade

Em 3 colheres de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce, pingue 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 3 gotas de óleo essencial de Palmarosa, 1 gota de óleo essencial de Sálvia Sclarea e 1 gota de óleo essencial de Patchouli. Passe sobre o corpo após o banho, massageando suavemente.

Para relaxar e esquentar o clima no sexo

Coloque no aromatizador 3 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang, 4 gotas de óleo essencial de Tangerina e 3 gotas de óleo essencial de Patchouli.

As dicas de uso afrodisíaco do óleo essencial de ylang ylang, acima, foram retiradas de um artigo da Tahiana no Personare.

Propriedades curativas do ylang ylang

  • Relaxa mente e corpo
  • Reduz a pressão arterial
  • Combate os sintomas da raiva, depressão, medo e ciúmes
  • Ajuda a conciliar em um sono reparador e driblar a insônia

Especialmente indicado para você:

ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO: PROPRIEDADES AROMATERÁPICAS E USOS EM CASA

OS MELHORES ÓLEOS ESSENCIAIS PARA RELAXAR, PURIFICAR O AMBIENTE E MELHORAR O HUMOR

ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. ROSILENE
    Publicado em 04/02/2021 às 2:57 pm [+]

    ESTOU MUITO CURIOSA EM RELAÇÃO A ESSE ÓLEO!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...