Óleo de olíbano: usos, benefícios e contraindicações


Este óleo é obtido da casca das árvores do gênero Boswellia (Boswellia thurifera, Boswellia sacra, Boswellia carteri), presentes da África e Ásia. A extração do óleo pelo método da destilação, permite que suas essências, não solúveis em água, sejam separadas depois de passarem o olíbano (que é a resina aromática extraída da casca destas árvores) em um vapor. O olíbano é parente da mirra e do palo-santo e também é conhecido pelos nomes de incenso e franquincenso.

O uso do olíbano remonta a antiguidade pois foram encontrados vestígios deste artigo aromático em muitas tumbas de faraós do Antigo Egito.

O olíbano era usado nos processos de mumificação; como incenso; como medicamento e também como produto de beleza.

Os benefícios do óleo de olíbano

Conhecido como o rei dos óleos essenciais, o óleo de olíbano tem uma variedade de usos e benefícios notáveis.

Este poderoso óleo essencial é reverenciado por sua capacidade de embelezar e rejuvenescer a pele quando aplicada topicamente, promover a saúde e a imunidade celular e produzir uma resposta inflamatória saudável quando tomado internamente.

Além disso, é um regenerador físico e mental, muito usado para meditação.

Tem propriedade cicatrizante, é energizante e melhora a funcionalidade pulmonar.

O perfume, ou aroma que o óleo emite, promove sentimentos de satisfação, paz, relaxamento e bem-estar geral, o que explica seu valor único nos tempos antigos.

Suas propriedades incluem:

  • Energético
  • restaurador
  • revitalizante
  • tônico mental
  • cicatrizante
  • adstringente
  • anti-inflamatório
  • antisséptico
  • imunoestimulante
  • calmante
  • antidepressivo
  • expectorante
  • respiratório
  • hidratante
  • balsâmico

Como usar o óleo de olíbano

Este óleo deve sempre ser diluído em um outro óleo para ser usado sobre a pele ou, usado em difusores de ambiente, na água do banho, etc.

Pode ser usado em difusor para melhorar o humor e o ambiente

O óleo essencial de olíbano pode ser adicionado a um difusor ou vaporizador e inalado por sua fragrância sedativa e natural, que é conhecida por melhorar o humor e combater o estresse e a ansiedade.

Acredita-se que, nas práticas espirituais, o cheiro do óleo reforça tanto a intuição quanto a conexão espiritual.

Algumas gotas de óleo adicionadas a um difusor ou misturadas com água para fazer um spray de purificação do ar podem eliminar as bactérias transportadas pelo ar.

Pulverizado em um quarto à noite, pode ajudar a alcançar um estado de relaxamento e prontidão para o sono.

Pode ser utilizado na pele como relaxante ou nos cabelos como shampoo

Após a diluição com um óleo transportador sem cheiro, este óleo pode ser absorvido pela pele através de aplicação tópica.

Em um banho relaxante, algumas gotas do óleo de olíbano podem ser adicionadas para aliviar o estresse.

Ao misturar o óleo com outros óleos essenciais e diluir a mistura, ele pode ser usado em cosméticos para fazer soros faciais anti-envelhecimento caseiros naturais. Da mesma forma, diluído, pode ser usado para ajudar a tratar pele seca, a atenuar rugas, tratar acne, eczema e outros tipos de ulcerações na pele como cortes, ferimentos, ajudando na cicatrização destes.

É tônico mental mas também tonifica e rejuvenesce a pele, hidratando-a e equilibrando sua oleosidade.

Em shampoos, acredita-se que sua propriedade tônica ajude a fortalecer as raízes dos cabelos.

Para limpar casa

Com este óleo antisséptico dá para fazer um produto de limpeza e desinfetante caseiro natural para limpar os ambientes internos, eliminar as bactérias nocivas e desodorizar os cômodos da casa.

Quando misturado com bicarbonato de sódio e óleo essencial de limão, ele cria uma substância útil para remover a gordura de superfícies lisas.

Adstringente

Por sua propriedade adstringente, o óleo de olíbano pode ser útil em casos de hemorragias e para estancar o sangue em ferimentos.

Para tratar problemas respiratórios

É ótimo para tratar problemas respiratórios em geral, tem um efeito de limpeza e purficação para os pulmões. Facilita a respiração. Trata asma, bronquite, constipação peitoral, gripes, laringite, tosse, resfriado e sinusite.

Contraindicações do óleo de olíbano

Possível sensibilidade da pele.

Use-o conforme recomendação profissional indicada.

É importante manter este tipo de produto fora do convívio de crianças, afinal elas não sabem como utilizá-lo corretamente.

Se você estiver grávida, amamentando ou sob cuidados de um médico, consulte seu médico antes de fazer uso deste óleo. Evite o contato com os olhos, ouvidos, áreas internas e áreas sensíveis, como mucosas.

Talvez te interesse ler também sobre óleos:

O QUE É ÓLEO DE PALMISTE, PARA QUE SERVE E COMO USAR

ÓLEO DE GRAVIOLA: HIDRATANTE PARA PELE, CABELOS E OUTROS BENEFÍCIOS. CONFIRA!

15 BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE YLANG YLANG. VEJA AQUI COMO USÁ-LO

COMO FAZER ÓLEO DE CRAVO PARA BELEZA, SAÚDE E AROMATERAPIA

OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE CEDRO. VEJA COMO USÁ-LO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...