Macaúba: o que é, para que serve, benefícios e como consumir


A macaúba (Acrocomia aculeata), também conhecida como coco-de-espinho, coco-babão, entre outros nomes, é uma palmeira nativa das regiões tropicais da América do Sul e Central. Ela é amplamente encontrada no Brasil e em outros países da América Latina.

©Jose Reynaldo da Fonseca - Wikipedia

©Jose Reynaldo da Fonseca – Wikipedia

A macaúba é uma planta versátil, com várias utilidades e benefícios. Neste conteúdo veremos o que e como ela é, para que serve, quais são os seus benefícios e como consumi-la. Fique por dentro!

Outros Nomes da Macaúba

A macaúba é conhecida por diversos nomes, conforme a região de incidência dessa árvore:

  • macaúva
  • bacaiúva
  • bacaiuveira
  • coco-baboso
  • coco-de-catarro
  • macacaúba
  • macaíba
  • macajuba
  • macaibeira
  • mucajá
  • mucaiá
  • mucajuba
  • chiclete-de-baiano
  • chiclete cuiabano

O que é e Como é a Macaúba

A macaúba é uma palmeira de tamanho médio, que pode atingir até 15 metros de altura. Ela é conhecida por suas folhas enormes e pendentes, pelo tronco ereto e elevado e pelos frutos duros, pequenos e redondos que produz.

Os frutos da macaúba possuem casca dura e espinhosa, daí o nome “coco-de-espinho”. A polpa do fruto é oleosa e é usada para a produção de óleo, que é o principal produto da macaúba.

Para que serve a Macaúba?

A macaúba tem várias utilidades, sendo amplamente aproveitada de diferentes formas:

Óleo de macaúba

O óleo extraído dos frutos da macaúba é utilizado na indústria alimentícia, na produção de biodiesel, em produtos de cuidados com a pele e cabelo, e como combustível em lâmpadas de óleo.

Alimentação animal

Os resíduos da extração do óleo de macaúba são utilizados na alimentação animal, especialmente para bovinos.

Conservação do solo

As raízes profundas da macaúba ajudam na prevenção da erosão do solo, contribuindo para a conservação do meio ambiente.

Arborização urbana

A macaúba é usada em projetos de arborização urbana devido à sua resistência e baixa manutenção.

Confecção de diversos materiais

As folhas da macaúba servem para forração e suas fibras têxteis podem ser utilizadas na fabricação de redes

Benefícios da Macaúba

A macaúba oferece diversos benefícios, sejam econômicos, ambientais ou nutricionais:

Sustentabilidade

A produção de óleo de macaúba é considerada mais sustentável do que muitas outras fontes de óleo, devido à sua adaptabilidade a ambientes áridos e à menor necessidade de água para crescer.

Fonte de renda

A produção de óleo de macaúba pode ser uma fonte de renda para comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento local.

Biodiesel

O óleo de macaúba é uma alternativa promissora para a produção de biodiesel, contribuindo para a redução das emissões de carbono.

Nutrição

O fruto da macaúba é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ser uma boa fonte de óleo saudável.

Macaúba na Alimentação

Os frutos da macaúba têm sido usados ​​de diversas maneiras na alimentação. Veja abaixo algumas formas de usar a macaúba na alimentação:

Consumo direto dos frutos

Os coquinhos da macaúba têm uma polpa comestível e rica em nutrientes. Eles podem ser consumidos diretamente e in natura.

Óleo de macaúba

O óleo de macaúba pode ser usado na culinária como alternativa ao óleo de coco, podendo ser usado para fritar, refogar e como ingrediente em receitas.

Farinha de macaúba

A farinha de macaúba é obtida a partir da polpa dos frutos desidratados e moídos. Ela pode ser usada na preparação de bolos, pães, biscoitos e outros produtos de panificação, adicionando um toque nutricional extra às receitas.

Bebidas

Os frutos da macaúba também podem ser usados ​​na preparação de sucos, smoothies e bebidas tropicais. Basta bater a polpa dos frutos com água, açúcar e outros ingredientes de sua preferência.

Doces e sobremesas

A polpa da macaúba pode ser usada na preparação de doces, geleias e compotas. Seu sabor doce e levemente ácido faz dela uma opção interessante para sobremesas.

Saladas

Alguns pratos de salada podem se beneficiar com a adição de pedaços de macaúba. Seu sabor exótico pode dar um toque especial às saladas de frutas ou saladas verdes.

Pratos salgados

Em algumas regiões do Brasil, a macaúba é usada em pratos salgados, como arroz com macaúba e em ensopados.

Leite de macaúba

Semelhante ao leite de coco, o leite de macaúba pode ser feito batendo a polpa dos frutos com água e coando. Esse leite pode ser usado em receitas de pratos doces e salgados.

Como consumir a macaúba

Como a macaúba é uma planta espinhosa, com frutos de casca dura e também espinhosa, o consumo mais comum é por meio dos produtos derivados, especialmente o óleo.

Este óleo pode ser usado na culinária como qualquer outro óleo vegetal. Também é possível encontrar produtos de cuidados pessoais, como sabonetes e cremes, que contenham óleo de macaúba.

Uma curiosidade interessante é que em alguns locais de nosso país, como Cuiabá (Mato Grosso) e Bahia, o fruto da macaúba é muito apreciado principalmente pelas crianças e, até por isso, é conhecido, respectivamente,  como “chiclete cuiabano” e “chiclete-de-baiano”.

©Divulgação/Facebook

©Divulgação/Facebook

Imagens da Macaúba

Este vídeo do Cienvivência traz imagens da macaúba e outras informações sobre seus usos e benefícios:

@cienvivencia A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa do Brasil com alto valor produtivo, pertencente à família Arecaceae. da qual se extraem subprodutos utilizados em diversas indústrias. Da macaúba pode ser produzido vários subprodutos dos frutos à madeira que são usados para diversos fins que incluindo a produção de carvão ativado, agulhas dos espinhos, farinha da polpa e da casca, extração de óleo, etc.#preserveocerradobrasileiro #fy #natureza ♬ som original – Cienvivência

A Importância Ecológica da Macaúba

A macaúba desempenha um papel fundamental na ecologia e no meio ambiente, pois contribui para a biodiversidade, a proteção do solo, a regulação do clima e a oferta de recursos para a vida selvagem e a subsistência humana. Sua conservação e manejo sustentável são vitais para a preservação dos ecossistemas onde ela é encontrada. Você já conhecia a macaúba? Conte para nós!

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. G1-Terra da Gente
  3. Horto Botânico
  4. Cienvivência

Para mais conteúdos sobre plantas, seus usos e benefícios, veja também:

Cipó-cravo (Tynnanthus fasciculatus): Benefícios e usos medicinais

Dedaleira (Digitalis purpurea): Usos, benefícios, significados

Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada

Violeta: Flor comestível e medicinal. Conheça seus benefícios

Plantas Sagradas: o que são, quais são e os poderes que têm




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...