Canela: diferencie a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas


Canela é aquele aroma quente que lembra arroz doce da Vó, ou creme de leite polvilhado, em tarde de férias no inverno do interior. Canela também é o pauzinho (casca enrolada) que a gente cozinha para fazer o chá, ou coloca no doce de abóbora para aromatizar. Canela é bom demais mas, é preciso conhecer bem para não fazer mal uso.

Você precisa conhecer bem qual canela vai usar: aqui vamos falar da canela do Ceilão e não da canela da China!

Usos da canela

Chá – O chá de canela pode ser feito por infusão (sem ferver) ou decocção (fervendo os paus de canela por tempo variado) e é muito recomendado depois das refeições, quando atua beneficamente na digestão.

Tintura – Xarope e tintura de canela também são usados nas farmácias para melhorar o sabor de outros medicamentos – ou, pelo menos esse era uso comum no tempo em que remédios eram preparados pelos próprios farmacêuticos – sem atentar para os benefícios curativos que a canela têm.

Óleo – Óleo de canela é muito bom para massagear musculatura e cartilagens doloridas. Como a canela é quente, a massagem com o óleo de canela aquece bastante e mantém o calor, processo que facilita a redução da inflamação dolorosa.

As propriedades curativas do óleo essencial de canela são vastas: ele é

  • afrodisíaco,
  • analgésico,
  • antidepressivo,
  • antibiótico,
  • antiespasmódico,
  • antiparasitário,
  • antisséptico,
  • antiviral,
  • bactericida,
  • expectorante,
  • fungicida,
  • imunoestimulante e
  • termogênico.

Porém, a ingestão de canela e seus derivados deve se limitar à canela do Ceilão. Não se confunda com as canelas que é perigoso!

Canela do Ceilão versus Canela da China

A canela boa para a saúde é a nativa do Ceilão – Cinnamomum zeylanicum ou também, Cinnamomum verum, que quer dizer, verdadeiro – é nativa e endêmica do Ceilão, difícil de ser encontrada nos mercados comuns e bastante mais cara do que a canela chinesa, que tem aroma semelhante porém não deve ser consumida.

cinnamomum verum

Canela-do-Ceilão – (Cinnamomum zeylanicum)

canelas especies

Fonte foto

É importante que você não confunda a canela do Ceilão com outra canela, a chinesa, que é uma cássia de nome Cinnamomum cassia também conhecida como Cinnamomum aromaticum, Burmannii Cinnamomum, Aromaticum Cinnamomum, Cinnamomum burmannii e com os nomes comuns de “canela-chinesa”, “canela-Saigon”, “canela-de-Java” ou “cássia-Padang”.

cinnamomum aromaticum

Canela-chinesa – (Cinnamomum aromaticum)

Cumarina em excesso faz muito mal

O problema nessa confusão é a cumarina que as canelas contêm e que a chinesa contêm em quantidades muito grandes é extremamente tóxica para nós.

Segundo este estudo que avaliou a toxicidade da cumarina para os seres humanos, este fitoquímico atua como cancerígeno e hepatotóxico.

A cumarina é um anticoagulante poderoso que pode produzir efeitos nefastos no nosso organismo caso consumido em excesso (e a canela chinesa o tem em excesso, como já disse).

Diferenciando uma canela da outra

O problema é que a canela chinesa é barata e a do ceilão, cara. E depois de transformadas em pó é muito difícil de se diferenciar uma canela da outra – visual ou aromaticamente – a não ser com um teste com iodo: pra testar se a canela em pó que você tem em casa é do Ceilão ou chinesa, de cassia, pingue umas gotas de iodo e observe a mudança de coloração do pó. Se este ficar bem escuro, azul marinho ou marrom, é de cássia e deverá ser descartado.

As diferenças são mais claras se você tiver “pau de canela”, que é a casca seca da árvore pois, a canela chinesa tem paus compridos e bem separados e a do Ceilão os tem mais curtinhos e com fibras mais misturadas, como na foto abaixo:

canela verdadeira falsa

Fonte foto

Também pela cor se pode diferenciar uma canela de outra – a verdadeira, do Ceilão é mais clara do que a cássia ou chinesa:

canelas cores

Fonte foto:

Mas, com certeza que você pode usar a canela barata para fazer sachês – e pendurar no armário, colocar nas gavetas e nos cantos da casa – para espantar insetos diversos.

Benefícios da canela do Ceilão

A canela do Ceilão pode ser usada em chá ou pó, como aromatizante em alimentos diversos, e traz uma variedade de benefícios para nosso organismo sendo recomendado seu uso interno quando se busca algum dos efeitos abaixo:

  • ajuda a melhorar as funções digestivas
  • melhora o sistema circulatório
  • aquece o organismo melhorando o sistema imunológico
  • controla pressão sanguínea
  • estimula o trabalho cardíaco
  • alivia sintomas de menopausa
  • tem ação antiglicemiante
  • é estimulante do apetite
  • reduz a produção de gases intestinais

Para uso externo, o chá de canela é indicado na limpeza de feridas pois reduz a ocorrência de infecções.

Como preparar o chá de canela do Ceilão

A indicação mais comum é de que se ferva, por uns minutos, 2 colherinhas de casca de canela partida, em 750 ml de água. Abafar e tomar até 3 xícaras ao dia.

Contraindicações

Não deve usar canela:

  • mulheres grávidas, pois pode induzir ao abortamento
  • mulheres que estão amamentando, para não causar incômodos estomacais em seus bebês
  • crianças pequenas (menores de 2 anos) que podem sofrer incômodos estomacais pelo efeito aumentado da digestibilidade
  • pessoas com hipertensão e especialmente sensíveis à canela (em algumas pessoas a canela pode aumentar a pressão arterial)

O contato físico com a casca da canela pode causar reações alérgicas e até feridas cutâneas em pessoas com sensibilidade exacerbada aos seus componentes.

Cheirinho bom de canela

E, para fechar esse artigo com cheiro de canela, um uso muito bom é a , tanto pelo óleo de canela em água, no aromatizador quanto por defumadores e incensos.

A canela traz alegrias, aquece a alma e limpa sua casa de energias pesadas e vibrações que não lhe são benéficas.

O incenso de canela é um purificador ambiental de uso permitido a todos pois que não acontece, por esse veículo, qualquer reação negativa com a cumarina ou outro de seus componentes.

Leia mais sobre especiarias:

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

ESPECIARIAS PICANTES: UM ELIXIR DA VIDA GRAÇAS À CAPSAICINA QUE BLOQUEIA A DOR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...