Goma Guar: usos, benefícios, propriedades medicinais e contraindicações


Se você nunca ouviu falar em goma guar, está deixando de conhecer um ingrediente que pode ser muito útil na cozinha, principalmente porque confere textura e consistência às receitas, mas também porque pode ser um suplemento alimentar para diversos males. Confira!

O que é Goma Guar?

A goma guar é uma fibra extraída das sementes da plantas da espécie Cyamopsis tetragonolobus, também conhecida como Guar, uma leguminosa bastante resistente, que cresce em regiões áridas.
Essa planta é originária da Índia e do Paquistão, e muito cultivada nos Estados Unidos e em algumas regiões da África e Austrália.

Conjunto de feijão de guar Cyamopsis tetragonoloba ©Wikipedia

Conjunto de feijão de guar Cyamopsis tetragonoloba ©Wikipedia

Características

As sementes de Guar são parecidas com feijões e têm cerca de 20 a 40% do peso constituído de goma.

Propriedades

A principal propriedade da goma guar é a sua capacidade de formar um gel viscoso quando em contato com a água. Mesmo em pequenas concentrações (de 1 a 2%) a goma guar já forma gel na água. A formação do gel se dá pelas ligações químicas cruzadas envolvendo unidades dos sacarídeos galactose e manose, que leva à formação de uma rede polimérica que retém água no seu interior, provocando sua expansão.

Usos da Goma Guar

Existem diversas utilizações da goma guar.

  • Seu uso é comum na produção de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de consumo para animais, cosméticos e na fabricação de papel.
  • A goma guar é tão amplamente utilizada por causa da sua ação espessante e estabilizante, que contribui para a melhor formulação de diversos produtos, conferindo maior estruturação, textura e consistência de alimentos como pães, bolos, panquecas, biscoitos, maioneses, molhos, cremes, pastas, gelatinas, geleias e sorvetes.
  • Para receitas caseiras de pães, pizzas e biscoitos o recomendável é  utilizar cerca de 1 colher de chá da goma guar.
  • para bolos, somente ½ colher de chá é o suficiente.
  • Como produto terapêutico, a goma guar pode ser utilizada como suplemento alimentar, com a finalidade de tratar a constipação, a diarreia e como auxiliar no tratamento de obesidade, diabetes, redução e controle do colesterol.

Propriedades Medicinais da Goma Guar

Como visto, além de ser útil na culinária, a goma guar pode ser utilizada como suplemento com benefícios à saúde, tais como:

Melhora da função intestinal

A goma guar é um tipo de polissacarídeo que pertence à classe das fibras solúveis. Suas fibras passam intactas pelo estômago e intestino delgado e são fermentadas pelas bactérias da flora do intestino grosso, por isso, tem ação prebiótica (contribui para a manutenção das bactérias boas), melhorando a função intestinal.

Por essa propriedade, a goma guar previne distúrbios intestinais como constipação ou diarreia. Isso se dá porque esse produto retém água no interior do intestino, não permitindo que as fezes fiquem extremamente secas, além de formar um gel volumoso que ajuda a evacuá-las, aliviando a constipação.
No caso da diarreia, a goma guar absorve o excesso de água das próprias fezes, combatendo os sintomas desse desequilíbrio.

Para quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável, que provoca contrações intestinais causando dor, flatulência, diarreia e constipação,  a goma guar pode ser uma boa alternativa para aliviar esses sintomas.

Reduz a absorção de colesterol e glicose

Por formar um gel no intestino, a goma guar dificulta a absorção de colesterol e glicose, sendo uma  aliada no tratamento das hiperlipidemias e do diabetes.

Devido a essa propriedade, a goma guar contribui para baixar o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) sem afetar os níveis de colesterol bom (HDL). Além disso, diminui a glicemia e os níveis de insulina, beneficiando pessoas com diabetes.

Promove sensação de saciedade

Por não ser de fácil absorção e reter água, a goma guar faz volume no estômago e intestino, promovendo sensação de saciedade, o que pode auxiliar na perda de peso.

Abaixa a pressão arterial

A ingestão de goma guar pode ajudar na redução da pressão sanguínea favorecendo pessoas hipertensas.

Efeitos Colaterais

Como todo alimento quando consumido de forma inadequada, a goma guar pode apresentar certos efeitos colaterais como o aumento da produção de gases, causando flatulência. A produção de gases ocorre pela fermentação da goma pelas bactérias presentes no intestino grosso.

Contraindicações

Sintomas mais graves podem ocorrer com o uso de goma guar em suplementos alimentares (na forma de grânulos secos) podendo causar o bloqueio do esôfago e do intestino. Isso pode ocorrer devido à goma guar absorver muita água e ficar até 20 vezes maior que seu tamanho, na forma seca. Por isso, pessoas que apresentam o estreitamento ou algum bloqueio no esôfago ou intestino, ou que têm dificuldade de deglutição, não devem consumir a goma guar.

Cuidados de Consumo

Pacientes com hipoglicemia devem monitorar cuidadosamente seus níveis de glicose, pois a ingestão de goma guar, nesses casos, pode agravar a diminuição da glicemia. Pessoas com pressão baixa devem ter cuidado ao ingerir a goma guar, porque ela pode baixar ainda mais a pressão sanguínea.

Interações Medicamentosas

O consumo de goma guar pode interagir com alguns medicamentos, interferindo em seu efeitos. Este medicamentos são:

  • Anticoncepcionais – contendo etinilestradiol, pois a goma guar pode minimizar a absorção deste fármaco, diminuindo sua eficácia, como método contraceptivo.
  • Remédios para diabetes com metformina – devido a goma guar reduzir a absorção desse princípio medicamentoso.
  • Penicilina – a goma guar pode diminuir a absorção dessa substância e prejudicar o tratamento de infecções.
  • Digoxina – pode tornar mais lenta a absorção desse princípio químico utilizado para tratamento de insuficiência cardíaca.

Recomendações

Consulte seu médico antes de iniciar o consumo de goma guar de forma terapêutica, para saber sobre doses corretas, formas de emprego e sobre outras possíveis interações medicamentosas.

Em suma, todas essas informações são apenas para que você tenha conhecimento desse produto. Para usar a goma guar de forma correta, extraindo dela diversas utilidades e benefícios, recomendamos consultar um profissional de saúde, médico ou nutricionista.

Fontes:

  1. WebMD
  2. Wikipedia
  3. Mundo Boa Forma

Talvez te interesse ler também:

Veganos também comem Suspiro. Conheçam Aquafaba e a Receita do Suspiro Vegano!

Goma Xantana: o que é, para que serve, é saudável ou faz mal?

Receitas de pasta de dente caseira e natural para cachorro




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...