Ginseng-brasileiro – “para-tudo” – Que Planta é Essa?


A fáfia ou ginseng-brasileiro é uma planta nativa cujo nome popular é para-tudo. O seu nome já indica que a fáfia é aconselhada para uma grande diversidade de situações de saúde.

No Brasil temos identificadas 20 espécies do gênero Pfaffia que diferem conforme a região de origem porém, na medicina popular todas têm indicação e, em geral são conhecidas como para-tudo ou suma. Existem fáfias em todos os biomas e, é mais abundante no cerrado.

As mais conhecidas e estudadas são a Pfaffia paniculata, nativa da Amazônia e cujo extrato compõe a fitoterapia nacional já a longos anos. Outras duas também bastante estudadas são a Pfaffia iresinoides, Pfaffia glomerata.

O que aproxima esta planta do ginseng oriental (Panax sp) são suas qualidades curativas, mais concentradas na raiz, e o formato desta que, em muitas vezes, apresenta antropomorfismo.

Na medicina popular e na fitoterapia brasileira se usa a raiz desta planta, parte do seu organismo onde a concentração de princípios ativos predomina.

As indicações de uso se assemelham às do ginseng oriental:

  • fadiga, estresse, cansaço físico ou psíquico – estes são os usos mais comuns em todas as regiões
  • problemas estomacais
  • problemas sanguíneos – circulatórios, anemia, plaquetas
  • imunidade

As fáfias, em geral, são usadas em garrafadas, como tônico, aperiente e estimulante. Também são muito indicadas em casos de dores de cabeça de origem hepática.

Mas, seu uso não é recomendado em casos de pessoas com especial sensibilidade aos princípios ativos e nem se aconselha o aumento das doses indicadas pelo médico, erveiro, curandeiro ou fitoterapeuta que são os profissionais capacitados para a recomendação clínica.

A melhor pesquisa que já li sobre o ginseng-brasileiro e suas indicações na cura está em um livro do farmacêutico Sylvio PanizzaPlantas que curam: cheiro de mato“, 1997 mas, atualmente já existem diversos outros estudos que complementam este texto inicial que fundamentou o uso fitoterápico.

Veja, por exemplo estes:

* Gênero Pfaffia: aspectos químicos, farmacológicos e implicações para o seu emprego terapêutico

* Potencialidades do ginseng brasileiro

ou esta tese sobre os

Efeitos anti-neoplásicos da raiz de Pfaffia paniculata (Ginseng brasileiro) no modelo de hepatocarcinogênese murina e em cultura de células de hepatocarcinoma humano

Especialmente indicado para você:

GINSENG: MIL PROPRIEDADES, USOS E ONDE COMPRAR

RAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA

GINSENG: QUANTO E COMO TOMAR POR DIA PARA VER SEUS EFEITOS

Fonte foto capa: wikimedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...