Urtiga: todos os benefícios, como usar na cozinha e na cura


A urtiga é uma plantinha muito comum em todos os jardins, beiras de estrada e campos. Antigamente, a urtiga já foi muito usada como alimento pois é riquíssima em ferro e outros nutrientes importantes. Também sempre foi usada nas medicinas populares por suas propriedades curativas.

Urtiga dioica ou urtiga-comum

No gênero Urtica temos várias espécies que são conhecidas e usadas tanto nas medicinas populares quanto na alimentação. A mais conhecida é a Urtica dioica, nativa da Europa, Ásia, norte da África e América do Norte. Outra urtiga muito conhecida e usada, principalmente, por suas qualidades medicinais é a Urtica urens, nativa de Portugal. Na homeopatia a Urtica urens é usada para tratar dermatites e situações que provocam reações alérgicas generalizadas, com coceira.

urtica dioica

Urtiga doica – Fonte foto

Porém, toda urtiga do gênero Urtica tem pelos que expelem ácido fórmico, e o expelem à distância de até 1 metro. O contato da nossa pele com uma urtiga, ou com o ácido fórmico expelido, pode gerar uma urticária bastante incômoda, com ardor que pode durar horas.

Para colher urtigas você deverá, sempre, usar luvas. E só se podem consumir cozidas pois a ação de cozinhar anula o efeito urticante de suas folhas.

Há uma outra planta, conhecida como Urtiga-branca, espécie Lamium albun que tem propriedades medicinais e alimentícias semelhantes às da urtiga e sobre a qual falaremos em outro artigo. Já adianto aqui a existência dela para você não se confundir e queimar suas mãos ao colher urtigas.

Urtiga na cozinha

sopa de urtiga

Sopa de urtiga

Mas, todas as urtigas são ótimas para se preparar sopas e refogados pois sua riqueza em ferro e outros sais minerais fazem desta verdura um coadjuvante interessante para as pessoas que sofrem de anemias ou enfraquecimento geral. Como verdura, após cozida ou refogada, a urtiga tem um sabor suave e agradável, que lembra o espinafre. Esta também é uma verdura especialmente rica em proteína vegetal bastante usada em receitas veganas e vegetarianas.

A urtiga é rica em vitaminas (B, C e H), magnésio, ferro, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos, proteínas, cálcio, sais diversos e fosfatos.

Leia também: 10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR

A medicina da urtiga

Urtigas são medicinais para gota, reumatismo, anemia e processos inflamatórios. Seus cremes e unguentos são úteis em casos de contusões, queimaduras, urticárias, dores musculares e reumáticas.

Lista de propriedades benéficas das urtigas:

● Combate a queda de cabelo e fragilidade das unhas

● Previne anemia

● Estimula a secreção láctea

● Reduz o teor do ácido úrico

● Alivia artrose, crises de artrites e gota, também outras manifestações reumáticas

● Baixa o teor de glicose no sangue, estimulando a irrigação sanguínea em todas as partes do corpo

● Combate o entorpecimento dos membros

● Controla hemorragias

● Trata de problemas no sistema respiratório, como a asma e a bronquite

● É usada no tratamento de irritações na pele e corrimentos vaginais

Leia também: CISTITE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Como usar a urtiga na cura

cha de urtiga

Chá de urtiga

É fácil você encontrar chá de urtiga em uma boa farmácia fitoterápica. Use uma colher de sopa de erva seca, ou duas de erva fresca, para cada litro de água. Cozinhe as folhas por 3 minutos na água fervente, retire do fogo e deixe repousar. Coe e beba fresco até 3 xícaras ao dia.

Cremes de urtiga

Você poderá fazer loção e cremes de urtiga, com suas formulações habituais, desde que cozinhe as folhas verdes antes, para retirar o carácter urticante que possuem. As loções de urtigas são boas para massagear o couro cabeludo e os cremes, para massagear áreas doloridas. Mas, no comércio fitoterápico já existe uma infinidade de produtos de boa qualidade contendo urtigas, para este uso.

Vestuário

A urtiga também produz uma fibra que pode ser tecida para confecção de vestuário e era muito utilizada, por essa sua característica, em regiões onde o linho não era disponível ou antes da expansão desta cultura. Leia mais sobre as urtigas aqui e aqui,sobre diversas formas de uso medicinal, em outros sistemas medicinais como a Ayurveda

Especialmente indicado para você:

5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

REMÉDIOS CASEIROS E CURAS NATURAIS PARA ACNES E ESPINHAS

PLANTAS E ALIMENTOS PARA FAZER A DOR DE CABEÇA PASSAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...