Azeitona – propriedades medicinais, contraindicações e receita


As oliveiras, Olea europaeae, são as árvores das azeitonas, marca registrada de toda a Bacia do Mediterrâneo.

São frutos muito bons como aperitivo e em receitas porém, seu abuso é prejudicial.

Mapa da Bacia do Mediterrâneo, região de oliveiras

azeitona mapa

Fonte foto

Supõe-se que as oliveiras surgiram há mais de 5 mil anos no Oriente Médio e que, de lá, se espalharam pelas margens mediterrânicas ocupando importantes áreas. São árvores que duram milênios e nunca deixam de produzir seus frutos – as oliveiras mais antigas conhecidas têm mais de 5 mil anos. Veja algumas destas nas fotos abaixo:

The Sisters Olive Trees of Noah – grupo de 16 oliveiras, em Bacheale, no Líbano.

the sisters

Oliveira de Luras, na Sardenha – 4 mil anos

Oliveira de Luras, na Sardenha

Oliveira de Vouves, na Ilha de Creta, Grécia – 3 mil anos

vouves

Seus frutos, as azeitonas, é o ingrediente básico do azeite de oliva que é extraído por prensagem a frio, nas melhores qualidades.

Existem mais de 270 tipos de azeitonas e cada país produtor tem seu tipo característico, com diversos sabores e aspectos – cor, polpa, tamanho, tipo de caroço, sabor – que variam conforme o processo de maturação adotado.

Azeitonas verdes ou pretas?

A azeitona é um fruto que não se pode consumir diretamente da árvore pois tem sabor muito amargo. Algumas variedades são deixadas na árvore até amadurecerem, e vão se tornando vermelhas, arroxeadas ou até pretas. Muitas vezes as azeitonas são colhidas verdes e submetidas à maturação forçada em sal e alguns químicos (soda cáustica, por exemplo).

As azeitonas que são colhidas maduras, escuras já, também devem passar por um processo de maturação que lhes tira o amargor. A redução do sabor amargo, durante o processo de maturação, se deve à diminuição da quantidade de oleuropeína que é um composto fenólico presente nos frutos e folhas da oliveira e o responsável pela ação hipotensiva destes. O processo de maturação mais comum é a salmoura onde as frutas ficam de 6 a 12 meses. Em casos especiais pode ser feito esse processo de maturação em azeite puro. Porém, todas as azeitonas, após a maturação, são passadas em uma solução com detergente.

Quão saudável é a azeitona?

Um dos problemas de se comer azeitona é o excesso de sal que estas contêm pois este sempre está presente no processo de maturação e conservação. As azeitonas verdes têm mais do dobro de sódio do que as pretas pois, ficam muito mais tempo na salmoura e as azeitonas pretas, têm de 10 a 30 % mais de azeite que as verdes.

Dos dois parágrafos acima se pode concluir que as azeitonas pretas, amadurecidas no pé, são mais saudáveis do que as verdes, tanto pelo excesso de sal quanto pelos químicos usados na maturação destas últimas.

O que tem nas azeitonas que nos faz tanto bem?

Os benefícios de comer azeitona são os mesmos que temos ao ingerir azeite de oliva: ajudam o equilíbrio do sistema cardiovascular, reduz o colesterol ruim, evitam o entupimento das artérias, reduzem os riscos de AVC. Como acréscimo, as azeitonas possuem fibras vegetais de boa qualidade e baixa digestibilidade (100g de azeitona preta apresenta 3 g de fibra total, 0.14g de fibra solúvel e 2.86g de fibra insolúvel) – quer dizer, são boas pelas fibras que possuem mas, também são indigestas, especialmente para os que sofrem de colite e intestino irritável.

Para que você tenha uma noção da quantidade de sódio que ingere com as azeitonas, em um aperitivo, por exemplo, saiba que dez azeitonas grandes e maduras têm, aproximadamente, 380 mg de sódio. Quer dizer, uma quantidade totalmente desaconselhável para os que sofrem de hipertensão arterial. Leia mais aqui caso queira aprofundar este aspecto.

As azeitonas também são muito ricas em sais minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, magnésio e sódio, e em vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina E e carotenóides.

Tabela nutricional de azeitonas pretas e verdes

ComponentesAzeitona VerdeAzeitona Preta
Energia137 calorias194 kcal
Proteína0,9 g1,2 g
Carboidratos4,1 g5,5 g
Gorduras14,2 g20,3 g
Gorduras saturadas2,3 g3,5 g
Gorduras monoinsaturadas8,3 g11 g
Gorduras poliinsaturadas1,0 g3 g
Fibra alimentar3,8 g4,6 g
Sódio1347 mg1567 mg

Fonte tuasaude.com

Propriedades medicinais das azeitonas

As azeitonas, usadas na alimentação diária em doses comedidas (8 ao dia, está bem) contribuem positivamente para os seguintes tratamentos:

1. Reduzir o colesterol ruim, por ser ricas em gorduras monoinsaturadas

2. Prevenir aterosclerose, por ser rica em flavonas, que são fortes antioxidantes

3. Prevenir trombose, por ter ação anticoagulante

4. Reduzir a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea

5. Prevenir câncer de mama, devido às gorduras monoinsaturadas

6. Melhorar a memória e proteger contra retardamento mental

As propriedades medicinais reconhecidas para as azeitonas são as seguintes, de acordo com o site Plantas que Curam são as seguintes: azeitonas são adstringentes, antirreumáticas, antisépticas, antiálgicas, antiasmáticas, antiinflamatórias, antilipidicas, broncodilatadoras, colagogas, depurativas, diuréticas, emolientes, espasmolíticas, hipocolesterogênicas, hipoglicemiantes, hipotensoras, laxantes, aromáticas, nutritivas, restauradoras, vermífugas e vulnerárias. E são indicadas para os tratamentos correspondentes a essas ações.

Azeitonas de Sal – RECEITA

Esta é uma receita tradicional do Algarve português, para a preparação de azeitonas maduras, as Azeitonas de Sal, é muito fácil de se preparar e muito gostosa, como aperitivo.

Ingredientes

* 3 litros de azeitonas pretas maduras

* 3 colheres de sopa de sal grosso

* alhos

* azeite

* vinagre

* salsa

* cominhos e páprica

Modo de fazer

* Para se preparar, coloque as azeitonas num pote de barro e polvilhe-as com o sal. Deixa-se uma semana, no pote.

* A partir deste tempo já se podem usar mas, antes é preciso lavar as azeitonas em água quente, deixar de molho de um dia para o outro.

* No dia seguinte, escorrer as azeitonas e, se ainda estiverem salgadas, lavar com água fria até que fiquem a gosto.

* Em seguida, escorrer bem e temperar a porção com alhos picados, um fio de azeite, vinagre, salsa picada, cominhos em pó e páprica em pó.

Especialmente indicado para você:

AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM: COMO SABER SE É RANÇOSO E COMO CONSERVÁ-LO BEM

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

10 RECEITAS DE BATATA RECHEADA AO FORNO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...