Amendoim faz bem pra quê? Conheça todos os benefícios


Quem não ama amendoim? É impossível resistir a esse alimento! Torrado e salgado como snack, na paçoquinha, feito leite ou pasta de amendoim… Mas, como tudo que é gostoso engorda ou faz mal, não será diferente com o amendoim, não é mesmo? Afinal, amendoim faz bem pra quê?

Amendoim tem muitos benefícios, mas infelizmente também tem malefícios.

Saiba tudo sobre esse alimento impossível de comer um só.

Características da planta

Por incrível que pareça, o amendoim não é uma oleaginosa como todos pensamos. Ou seja, não são parentes das nozes mas são da família dos feijões, ervilhas, soja e lentilha (as leguminosas – família Fabaceae).

Seu nome científico é Arachis hypogaea. A planta (amendoinzeiro) é originária da América do Sul, Brasil ou Peru, e muito usado de diversas maneiras na culinária local pois as populações nativas reconhecem suas qualidades medicinais e nutricionais.

O amendoim cresce abaixo do solo como se fosse o fruto da planta, embora botanicamente não seja considerado fruto nem noz.

Propriedades nutricionais do amendoim

Talvez por ser mais barato e abundante, muita gente pensa que o amendoim não é tão saudável quanto as nozes, a macadâmia, os pistaches e as castanhas.

Mas a verdade é que os amendoins possuem muitos dos benefícios que as nozes mais caras possuem.

Por exemplo:

  1. É ótima fonte de proteína, fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Não subestime suas qualidades nutritivas!
  2. Também é rico em magnésio, folatos, vitamina E e cobre – nutrientes indispensáveis para a saúde do seu coração.
  3. A sua riqueza em vitaminas do Complexo B e em arginina, aminoácido essencial, melhoram a circulação do sangue. A arginina, que é um potente vasodilatador, e a vitamina E, que é necessária à produção dos hormônios sexuais, dão ao amendoim qualidades afrodisíacas reconhecidas. As vitaminas do Complexo B são também essenciais para a melhora do nível de serotonina disponível para o nosso cérebro e então, melhora nosso humor e alegria de viver.
  4. Os ácidos graxos do amendoim nos dão ômega-3 e ômega-6 em quantidades equilibradas, reduzindo o nível dos triglicérides no sangue, e a pressão arterial.

E a casca do amendoim é tanto ou mais rica em antioxidantes do que um vinho tinto de boa qualidade pois, está cheinha de antocianinas.

Um estudo desenvolvido pela USP atestou que pele do amendoim pode ajudar a prevenir diabetes e obesidade, graças aos seus compostos bioativos que inibem enzimas relacionadas à absorção de carboidrato e gordura.

Além disso, a pele também tem atividade antimicrobiana comprovada.

Leia mais:

Mas vamos aos detalhes… afinal,

Amendoim faz bem pra quê? Conheça os seus benefícios!

amendoim

Faz bem para o coração

Devido ao seu alto teor de gorduras insaturadas (gorduras boas), o amendoim ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom.

Sendo assim, amendoins são alimentos considerados “saudáveis ​​para o coração” pois ajudam a prevenir doenças cardíacas.

Eles também podem impedir a formação de pequenos coágulos sanguíneos e o que reduz o risco de ter um ataque cardíaco ou AVC.

Ajuda a emagrecer

Muita gente pergunta se o amendoim engorda. A resposta é não! Ao contrário!

Por ser um alimento muito rico em proteína (uma das melhores fontes de proteína vegetal), e pobre em carboidrato, o amendoim a ajuda a se sentir satisfeito com menos calorias.

Estudos mostraram que as pessoas que consomem uma quantidade moderada de amendoim em sua dieta não ganham peso. Ao contrário, o amendoim pode ajudar a emagrecer e ainda reduzir o risco de obesidade.

Leia também:

Faz bem para a vesícula biliar

Há evidencias de que o consumo frequente de amendoim ajude a reduzir o risco de ter cálculos biliares em homens e em mulheres. Isso porque, a maioria dos cálculos biliares é composta principalmente de colesterol.

Menor risco de diabetes

O amendoim é um alimento de baixo índice glicêmico, portanto não aumenta os níveis de açúcar no sangue. Estudos mostraram que comer amendoim pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 em mulheres.

Reduz inflamação faz bem para o corpo todo

O amendoim ajuda a reduzir a inflamação em todo o corpo por sua riqueza em ácido linoleico, magnésio e por seu baixo índice glicêmico.

Faz bem para o sistema digestivo e previne câncer

Pesquisas demonstraram que em pessoas mais velhas, comer manteiga de amendoim pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver um certo tipo de câncer de estômago.

Como usar o amendoim na alimentação

O amendoim, pode ser consumido cru, torrado, assado ou cozido, e com ele se faz paçoca (deliciosa), bolos, tortas, sorvetes e farinhas. Também podem ser consumidas as vagens novas, ainda verdes, como feijão verde e as folhas novas da planta (leia aqui).

Nossa culinária tem um sem-fim de receitas em que entra amendoim. Amendoim torrado é um tira-gosto excelente, amendoim na granola é uma delícia, paçoca de amendoim é o céu, porém muito calórica. Idem para o pé-de-moleque.

Você deve consumir amendoim mas, tenha atenção à quantidade – um punhado ao dia estará de bom tamanho, te trará os benefícios necessários sem te acumular de calorias extras.

Além da pasta e da manteiga de amendoim, uma outra alternativa é o leite de amendoim (veja receitas ao final).

Malefícios do amendoim

Alergias e anafilaxia

Embora sejam super saudáveis, nem todo mundo pode comer amendoim. O seu maior problema é a alergia ao amendoim, uma das alergias alimentares mais comuns no mundo que pode, inclusive, causar a morte.

Os sintomas de uma alergia leve ao amendoim são urticária, náusea ou inchaço do rosto. Suspenda o consumo de sentir tais sintomas.

A alergia grave ao amendoim pode causar uma reação com risco de vida conhecida como anafilaxia.

Os sintomas de anafilaxia são:

  • dificuldade para respirar
  • mudança no estado de alerta
  • náusea, vômito;
  • dor no peito
  • inchaço da língua, face ou lábios
  • sonolência extrema
  • tontura e confusão mental.

Câncer

Você já ouviu falar que amendoim pode causar câncer?

Tenha sempre em conta que amendoim bom é amendoim sem fungo. Sim, esse é um problema do amendoim que deriva das más condições de acondicionamento.

O amendoim que foi guardado em local úmido pode ser transmissor de um fungo muito perigoso, o Aspergiullus flavus, que produz a toxina aflatoxina de forte ação teratogênica e carcinogênica.

A aflatoxina afeta principalmente o nosso fígado e basta menos de 1mg por quilograma de peso corporal para esta ser tóxica. Portanto, tenha cuidado com a procedência do amendoim que comprar e, em sua casa, acondicione-o em lugar seco e fechado.

Os óleos de amendoim comestíveis são isentos das toxinas devido ao processo alcalino a que são submetidos no processamento.

Existe um selo chamado “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” que garante a ausência dessa toxina com potencial cancerígeno. O selo é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados.

Inflamações

Mas além das alergias, leves ou mortais, o EXCESSO de amendoim também pode causar inflamações  e piorar sintomas como os da rinite, sinusite, asma, enxaquecas, acnes, espinhas e dermatites, dependendo da predisposição genética de cada um.

Isso pode acontecer se houver consumo diário excessivo do alimento o que pode causar com o tempo uma inflamação lenta e gradual.

É aquele velho ditado: tudo em excesso faz mal. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Receita de leite de amendoim

O leite de amendoim é delicioso e tem um preparo muito fácil, descomplicado. Você pode usar esse leite como substituto de outros leites para fazer vitaminas de frutas e achocolatados.

Modo de fazer

Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de amendoim torrado com casca em 2 xícaras de água.

Bata bem até dissolver tudo.

Depois, coe e use enquanto estiver fresco.

Receita de manteiga de amendoim

Existem várias receitas. A mais simples é bater amendoins torrados e sem casca no mixer. Veja mais receitas e utilizações no link abaixo:

Talvez te interese ler também:

LEITES VEGETAIS: 7 ALTERNATIVAS AO LEITE DE VACA

NOZES E AMENDOINS: MEIO PUNHADO AO DIA PARA NÃO FICAR DOENTE

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...