10 usos diferentes para a casca de limão


O uso do limão na medicina popular é consagrado em todos os países de origem mediterrânica e também na América Latina.

Já falamos do suco de limão, da água de limão ao acordar, e do limão em diversas receitas e, aqui vamos falar da casca do limão e suas potencialidades.

Propriedades curativas do limão

O limão é uma fruta medicinal, todos sabemos. Ajuda na prevenção e melhora dos sintomas de qualquer gripe, resfriado e outros problemas catarrais, também ajuda nos problemas gástricos, pois atua no equilíbrio da produção ácida do estômago e na degradação das gorduras ingeridas.

É um estimulante hepático e ajuda a vesícula a manter-se limpa e desimpedida de pedras. Isso tudo faz o limão, usado em suco, fresco, para não perder seu teor de vitaminas e sais minerais que, com o cozimento, se degradam em grande parte.

Mas, também se usa limão de várias formas, na culinária de diversos países.

propriedades-limao

Agora, se o limão que você usa é de origem orgânica, ou do seu quintal, enfim, um limão que não sofreu pulverização de agrotóxico de nenhuma classe (nem as pulverizações aéreas planejadas no controle do Aedes aegypti), então você poderá usar também a sua casca.

A casca do limão e suas potencialidades de uso

A casca do limão, fora o seu conteúdo em vitaminas e sais minerais, é rica no óleo essencial cuja composição química – Linalol (álcool); citral e citronelal (aldeídos); bisaboleno, campeno, dipenteno, limoneno, felandreno e pineno (terpenos). Esse óleo tem uso consagrado na aromaterapia por sua ação refrescante e calmante, que clareia, refresca e estimula a mente, podendo ajudar em caso de apatia e confusão mental e, fisicamente, na amenização dos sintomas de tensão pré-menstrual e o estresse.

Mas, a casca de limão também é rica em pectina e outros componentes e tem propriedades desintoxicantes (promove a eliminação de toxinas pelo fígado e rins, reduz o estufamento abdominal produzido pela fermentação e produção de gases, depura o fígado, favorece a digestão, combate a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico, alcaliniza o sangue) tem ação antissética, reduz a pressão arterial pelo “afinamento do sangue”, combate o nervosismo e tem efeito antitumoral (seu uso pode ajudar a redução de tumores já estabelecidos). Estes são os usos consagrados na medicina popular dos países mediterrânicos para o limão inteiro e, particularmente, para a sua casca.

Para uso culinário, rale somente a parte amarela, laranja ou verde do limão (a cor da casca varia, não é?) pois, o cozimento da parte branca do interior da casca deixa um gosto bastante amargo que não é agradável.

10 usos para a cáscara de limão

1. Chá depurativo

Ideal para desintoxicar, depurar e eliminar as toxinas do seu organismo, o chá de casca de limão você faz na proporção de 1 litro de água fervida e a casca de dois limões. Você pode tomar tanto em infusão (jogar as cascas raladas ou picadas dentro da água fervida, desligar o fogo, abafar por 10-15 minutos e tomar quente ou frio) ou em decocção (ferver as cascas, ou os limões inteiros, partidos em quartos, em 1 litro de água por 15 minutos, coar e beber). Vai do gosto (porque o saber difere, com certeza) e da necessidade (o que você pretende que o limão faça ao seu organismo já que, fervendo, perde a vitamina C e muitas outras mas, potencializa o uso da pectina).

2. Casca de limão confitada

É gostoso e até saudável, apesar do açúcar. A receita é fácil:

* Corta em tiras a casca de 10 limões

* Passa as tiras, por 2 minutos, na água fervendo, deixa esfriar e repete o procedimento por mais 2 vezes

* Faça uma calda de açúcar e deixe em ponto suave, sem dourar

* Junte as cascas de limão à calda de açúcar, em fogo lento, até que se seque.

* Retire do fogo, separe tira a tira e deixe secar sobre um papel manteiga

3. Óleo aromatizado

Ponha cascas de um limão, cortadas, em uma garrafa de azeite de oliva. Deixe macerar por algumas semanas, num local escuro. O azeite aromatizado manterá muitas das propriedades do óleo essencial do limão e o seu aroma, inteiro, que passará a compor suas saladas. O tempo de maceração vai depender o gosto que você procura obter – experimente!

4. Desodorante ecológico para ambientes

Ferva a casca de 2 limões em meio litro de água, junto com 3 ramos de alecrim fresco (ou um bom punhado de alecrim seco) e uma colheradinha de baunilha (fresca ou extrato). Deixe esfriar, coe e transfira para um pulverizador manual. Guarde na geladeira já que essa preparação não tem nenhum conservante que impeça a ação dos fungos. Se o líquido embaçar ou criar grumos, descarte-o. Use à vontade!

5. Manter fresco o açúcar mascavo

Para que o açúcar mascavo não se aglutine ou empedre, rale um pouco de casca de limão dentro do pote.

6. Açúcar com sabor

A 2 ou 3 xícaras de açúcar acrescente a casca de um limão ralado. Misture bem e deixe secar durante uma hora no pote fechado. A casca do limão liberará o seu óleo essencial que serão absorvidos pelo açúcar. Essa mistura dará um novo “tchans” às suas receitas doces.

7. Para suavizar cotovelos e calcanhares

A pele ressecada dos calcanhares e cotovelos pode ser muito desagradável. Misture 2 colheres de sopa de casca de limão ralada, umas gotas de limão e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, faça uma pasta e use como esfoliante antes do banho (lave bem pois o óleo essencial do limão é fotossensível e pode manchar a pele em contato com a luz assim como, causar queimaduras sérias, ao sol). Também se pode usar antes de dormir e retirar ao dia seguinte.

8. Limpeza do forno

Para limpar o forno, ponha um limão ralado dentro de um pote, ligue o forno por um tempo, até esquentar. Este uso neutraliza os cheiros, desinfeta e ajuda à retirada da gordura entranhada nas paredes do forno. Pode ser usado em forno a gás, elétrico ou micro-ondas, desde que o recipiente usado seja adequado para cada tipo. Evite recipientes metálicos que reagem com o ácido do limão.

9. Absorver os cheiros ruins da geladeira

Ponha a metade de um limão dentro da geladeira e este absorverá os cheiros ruins. Também se pode usar a casca ralada de um limão, em um potinho plástico.

10. Branquear as unhas

Se as suas unhas estão amareladas pelo cigarro ou uso de esmaltes, esfregue-as com um pedaço de casca de limão e voltarão à sua cor natural, ficando também, mais saudáveis.

Especialmente indicado para você:

CASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

CASCA DE MAÇÃ: RECEITAS GOSTOSAS E FÁCEIS

ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

COMO CULTIVAR LIMÃO NO VASO

Fonte informações e fotos: La Bioguia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...