Chá de camomila para que serve: 10 Usos medicinais

Um concentrado de saúde! Conheça 10 usos medicinais do chá de camomila!


A camomila é usada há vários séculos: passou pelo Império Romano, pelo governo egípcio e pela Grécia antiga. Valorizada por seus flavonóides especiais, a camomila (Matricaria recutita, ou Matricaria chamomilla) oferece inúmeros benefícios que melhoram a saúde.

O chá de camomila serve para muita coisa. Aqui estão 10 usos medicinais desse chá, com seus incríveis benefícios para a saúde.

Cicatrização de cortes e feridas

O chá de camomila foi usado pelos gregos, romanos e egípcios como um bálsamo para as feridas para acelerar a cura. Em um estudo, os ratos que receberam camomila curaram-se mais rápido do que aqueles que não receberam o elixir. Atua especialmente bem para queimaduras. Isso porque a Matricaria camomilla é um anti-inflamatório, antimicrobiano e tem efeitos antioxidantes.

Ajuda a combater a Diabetes

Algumas pesquisas têm demonstrado que a camomila pode ajudar aqueles que sofrem de diabetes. Ela também ajuda nos casos de hiperglicemia.

Este estudo demonstrou que o consumo de chá de camomila diminuiu significativamente o nível sérico de glicose.

Leia também: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

Retarda ou previne osteoporose

Um estudo descobriu que o chá de camomila (e também o de erva-doce) pode ter efeitos antiestrogênicos, ajudando a promover a densidade óssea. A osteoporose é uma doença que consiste na perda da densidade óssea, muito comum em mulheres na pós-menopausa, provavelmente devido à  redução da produção de estrogênio.

Antibacteriana: previne infecções

Os efeitos antibacterianos do chá de camomila pode ajudar a prevenir as complicações decorrentes de uma gripe ou resfriado, protegendo o corpo das doenças e infecções bacterianas oportunistas (infecções de garganta, pulmões, etc).

Acalma espasmos musculares

Um estudo inglês descobriu que beber chá de camomila eleva os níveis de glicina na urina, um aminoácido que alivia espasmos musculares. Os pesquisadores acreditam que é por isso que o chá de camomila pode vir a ser um remédio eficaz para cólicas menstruais também.

Alivia a dor de estômago

A erva alivia a dor de estômago, ajudando a acalmar e a relaxar os músculos. A camomila pode ajudar com a má digestão e até mesmo aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável.

Leia também: REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

Calmante: promove o sono e reduz a ansiedade

Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso de modo que você consegue dormir melhor. Ela tem sido utilizada como solução para a insônia durante séculos. Por ser um calmante natural, também alivia os sintomas da ansiedade. Poucos estudos, no entanto, testaram esse uso polular.

Leia também: COMO É POSSÍVEL MELHORAR O SONO DO TEU BEBÊ (E O TEU TAMBÉM!)

Tratamento natural contra hemorróidas

Estudos sugerem que a camomila pode aliviar as dores causadas pelas hemorróidas, seja usada em forma de pomadas, banhos de assento ou tintura. Sendo anti-inflamatória, a camomila reduz a inflamação associada às hemorróidas.

Leia também: CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

Tratamento de câncer

A camomila pode ajudar a reduzir as células cancerosas, segundo alguns estudos que sugerem o potencial da camomila em tratamentos anti-câncer, pois a planta seria capaz de inverter o crescimento celular anormal.

Leia também: ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

Promove a pele saudável

Anti-inflamatória, com propriedades antissépticas e calmantes, a camomila ajuda nos casos de irritações de pele como eczema, acne, alergias e outros, inclusive do couro cabeludo.

Além do chá…

Há muitas maneiras de usar a camomila além da infusão ou chá, incluindo tinturas e óleos essenciais.

Use e abuse desse remédio natural maravilhoso!

Fontes:

  1. naturalsociety.com
  2. MedicalNewsToday

Talvez te interesse ler também:

CAMOMILA: 20 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

XAMPU DE CAMOMILA: NATURAL E FÁCIL DE FAZER EM CASA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Juliana
    Publicado em 16/02/2022 às 2:10 am [+]

    Ótimo artigo vou compartilhar com outras pessoas


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...