Óleo essencial de gerânio: propriedades aromaterápicas e usos em casa


O óleo essencial de gerânio é um dos óleos básicos da aromaterapia. Este óleo é extraído de flores e folhas de plantas da espécie Pelargonium graveolens, também conhecidas como malva silvestre, e tem muitos benefícios para a saúde.

Propriedades do óleo essencial de gerânio

Em aromaterapia o óleo de gerânio essencial é usado em tratamentos anti-acne, para cura da ansiedade, depressão, estresse, insônia e dor de garganta.

O óleo essencial de gerânio tem propriedades antibacterianas, anti-depressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes, diuréticas, tônicas e repelentes.

Isso o torna adequado para inúmeras questões relacionadas à saúde e ao bem-estar. E mais, o óleo essencial de gerânio é eficaz promotor de estabilidade emocional, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade.

Também é eficiente o seu uso no estímulo de cicatrização de queimaduras, reduzindo a inflamação, agindo assepticamente e promovendo a regeneração dos tecidos.

O seu uso interno é recomendado em casos de diabetes, como diurético, desintoxicante e tônico porém, esta forma de uso deverá ser supervisionada por um clínico já que pessoas podem sofrer reações adversas ao óleo essencial de gerânio, por alergia.

Este óleo é muito usado, em loções ou cremes, como repelente natural para insectos, que assim diluído poderá ser passado no corpo, ou também, em solução alcoólica, para uso em difusor de velas. O potencial antibacteriano e antimicrobiano do óleo essencial de gerânio ajuda a evitar o desenvolvimento de bactérias e germes em feridas..

Se você tem problemas de circulação nas pernas faça massagens circulares, dos pés para cima, com um creme hidratante onde você pingou 3-4 gotas de óleo de gerânio. Suas propriedades desodorizantes, finalmente, torná-lo perfeito para a você fazer seus desodorantes e loções em casa.

Leia mais: ALGUMAS ALTERNATIVAS NATURAIS AO DESODORANTE

Usos do óleo essencial de gerânio em sua casa

óleo essencial gerânio

O óleo essencial de gerânio é muito útil e eficaz no cuidado da casa, para mantê-la livre de insetos, formigas e fungos. Este é um dos três óleos que sempre se deve ter em casa, os outros dois são o de melaleuca e o de lavanda.

Repelente natural

As flores de gerânio na varanda e na beira da janela ajudam a afastar os mosquitos. Dentro de casa, use um difusor de essências, daqueles com vela pequena, e ponha um pouco de água no potinho com uma gota de óleo essencial de gerânio para cada metro quadrado da sala.

Repelente de formigas

Se as formigas entraram em sua casa e tornaram-se um problema, uma boa dica, é pingar algumas gotas de óleo essencial de gerânio em uma bola de algodão e deixar nos pontos críticos, por onde as formigas costumam passar, de modo a desencorajá-los e afastá-los naturalmente.

Perfumar e purificar o ar da casa

Se você quiser perfumar os quartos de sua casa, como uma alternativa para purificadores de ar e, ao mesmo tempo, purificando o ar, aqui é que o óleo essencial de gerânio para você. Você pode usá-lo no difusor de essência ou em spray. Para este ultimo fim, faça uma solução com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 250 ml de água e 5 gotas de óleo essencial. Agite antes de usar.

Desodorante para o carro

Para ter seu carro sempre cheirando gostoso, prepare esta receita de desodorizante em pó. Basta misturar em um frasco de vidro duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e quatro gotas de óleo essencial de gerânio. Feche o frasco para armazenamento e usar este pó desodorante que serve como um talco. Você pode aplicá-lo com uma esponja de pó. Adicione uma colher de chá de amido de milho em maior resultado absorvente.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

LAVANDA, ALFAZEMA – ALGUNS USOS CURATIVOS

CONHEÇA AS DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS COM AROMATERAPIA

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...