Pequi: propriedades e todos os usos medicinais


Pequi é árvore brasileira, nativa da gema e muito comum nas regiões de cerrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Bahia. O pequi, frutinha amarela espinhenta, leva o nome botânico de Caryocar brasiliense e também é conhecido como piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequerim e suari. É destaque na culinária típica onde o arroz de pequi é um rei. Mas, cuidado com os espinhos.

O pequi também tem outros usos: como condimento, óleo (para cozinha e biodiesel), em licores típicos e na medicina popular. E é esse uso, medicinal popular, que vamos falar aqui.

Usos medicinais do pequi

Asma, bronquite, coqueluche e gripe

Pode-se usar o óleo das castanhas que ficam dentro dos caroços de pequi (3 a 5 gotas na comida, 2 vezes ao dia) ou um preparado com os caroços de pequi fervidos (a receita é assim: “deixar ferventar 15-20 caroços de pequi, escorrer a água até os caroços secarem. Colocar em um frasco de vidro e completar com óleo vegetal previamente esquentado. Utilizar o óleo 2x ao dia nas principais refeições ou dissolver 1 colher de café do óleo de pequi em 1 colher de café de mel e tomar 2x ao dia”.

Tônico e afrodisíaco

Se usa um preparado, em cachaça, de caroços de pequi (veja a receita: deixar por vários dias 15-20 caroços de pequi em repouso na cachaça. Tomar 2 colheres de sopa ao dia)

Em infecções fúngicas de pacientes imunodeprimidos

Existe um trabalho que trata das contaminações com Cryptococcus neoformans responsáveis por lesões que afetam o sistema nervoso central em pacientes com AIDS. Se for do seu interessa, leia aqui este trabalho que foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Hidratar pele e cabelo

Também tem quem use o óleo de pequi para hidratar pele e cabelo, com bons resultados mas, sempre diluído em outros óleos pois o pequi é bastante forte, de odor persistente e grande oleosidade.

Anti-inflamatório

O óleo de pequi, com seus incontáveis antioxidantes, tem potencial anti-inflamatório também.

Anticâncer

Atualmente, comer pequi é usado como preventivo de câncer por conta da sua capacidade de combater os radicais livres.

O óleo de pequi também é usado no controle de tumores (mistura-se uma medida de óleo com igual medida de mel, para este e outros usos).

Regulador do fluxo menstrual

O chá das folhas do pequizeiro é usado como regulador do fluxo menstrual

Veja aqui um interessante trabalho sobre o uso do pequi na medicina popular realizado na Faculdade Alfredo Nasser, de Goiânia.

E este vídeo que fala de algumas das propriedades curativas e usos culinários do pequi.

A colheita do pequi e a produção artesanal de óleo

O interesse comercial sobre a produção de pequi gera empregos e renda para famílias de pequenos agricultores pois, cada pequizeiro tem capacidade de produzir entre 500 a 2000 frutos por safra, que resultam em 180 kg de polpa, 33 kg de amêndoas, 119 kg de óleo de polpa e 15 l de óleo de amêndoa. Veja aqui sobre a produção do pequizeiro aqui na Embrapa.

Leia também: COMO PLANTAR PEQUI E FAZER AS SUAS MUDAS

Óleo de pequi – riqueza dourada

Este é o óleo extraído da polpa do fruto e da castanha, e tem diferenças em sua composição especialmente nos ácidos graxos. No óleo de polpa do fruto o ácido oleico, ou ômega 9, é predominante e, no óleo da castanha predomina o ácido palmítico (mais detalhes aqui neste trabalho sobre a composição química e os compostos bioativos da polpa e amêndoa do pequi).

Veja no vídeo abaixo a técnica artesanal de extração, com água aquecida a 80º C, do óleo de pequi. O óleo, não solúvel e menos denso que a água, sobre e pode ser recolhido ou decantado.

Fonte: plantasquecuram.com.br

Talvez te interesse ler também:

AMÊNDOA DE PEQUI: SAÚDE E SABOR ÚNICOS DO CERRADO

ARROZ – ALGUNS USOS MEDICINAIS DESSE GRÃO QUE ALIMENTA MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

O MATE, A ERVA DO SUL – VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS SUAS PROPRIEDADES?

ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...