Seitan: propriedades, calorias e valor nutricional


Você já provou o seitan? Você conhece as propriedades e o valor nutricional do seitan? Você já tentou preparar seitan em casa?

Seitan, como tofu, é uma comida típica da tradição oriental que, nos últimos anos, cada vez mais tem se tornado conhecida, principalmente graças à propagação do vegetariano, veganismo e macrobiótica.

Seitan é usado principalmente na preparação de receitas vegetarianas e pratos vegetarianos. Ele acompanha bem um prato de verduras e legumes, e, também, na preparação de molhos para pratos de massas, como ragout vegetal, adequado para substituir o macarrão e lasanha.

Tal como o tofu, o seitan é um alimento muito versátil, rápido de cozinhar e fácil preparar. Um pouco mais complexo é o processo para preparar o seitan em casa, mas, uma vez que você tenha um tempo disponível, o seitan feito em casa é ainda mais saboroso do que o seitan comprado.

Propriedades do seitan

O seitan é uma importante fonte de proteína vegetal. Sozinho, no entanto, não contém quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita de proteínas. Então, se você quiser preparar um prato ainda mais rico em proteínas, misture-o com leguminosas.

Na verdade, as leguminosas contêm precisamente os aminoácidos essenciais que são deficientes em cereais. E é de cereais que é obtido o seitan, com particular referência à farinha de trigo e à farinha de cevada, as quais são misturadas e lavadas para remover grande parte do amido.

Seitan é um alimento totalmente vegetal, para aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana. É um alimento facilmente digerível para aqueles que têm problemas com glúten.

As calorias do seitan

Seitan é um alimento calórico médio. 100 gramas fornecem a nosso corpo cerca de 120-140 calorias. Também tenha em mente que o seitan contém apenas cerca de 0,2-0,3 gramas por 100 gramas de gordura saturada do produto.

Valor nutricional do seitan

Se você comprar seitan embalado, você vai notar que as calorias e os valores nutricionais podem variar ligeiramente de um produto para outro, especialmente porque alguns tipos de seitan para venda podem conter os ingredientes adicionais em proporções variáveis (como legumes, especiarias, ervas e molho de soja).

Seitan é um alimento de origem vegetal e, portanto, como todos os alimentos de origem vegetal, não contém colesterol. Embora o seitan seja um alimento produzido a partir de grãos, como o trigo ou cevada, é pobre em carboidratos e rico em proteínas.

Quanto aos valores nutricionais de seitan, você pode levar em conta que 100 gramas de seitan preparados com água, farinha de trigo, gengibre e molho de soja (ingredientes orgânicos) trazem para o organismo 2,2 gramas de gordura, dos quais apenas 0,2 gramas consistem em gordura saturada e 5,8 gramas de hidratos de carbono.

A presença de proteínas na seitan é muito mais elevada em comparação com os hidratos de carbono, uma vez que 100 gramas de seitan contém cerca de 24 gramas de proteína. Seitan é também uma fonte de fibras vegetais, com uma ingestão média de 2,2 gramas por 100 gramas de produto (ver aqui a tabela com os valores nutricionais de seitan).

Quais são as suas receitas favoritas com seitan? Saiba aqui como fazer seitan em casa.

Talvez te interesse ler também:

12 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO PARA O CHURRASCO

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

MOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...