Borra de café: reutilize de 20 maneiras diferentes


A borra de café, aquela que fica no fundo do coador todas as manhãs, é de uma riqueza especialmente em antioxidantes, substâncias relacionadas à saúde, pois retardam o envelhecimento celular.

Este estudo da Universidade de Navarra fala sobre o conteúdo de ácidos cafeoilquinicos, que são ácidos fenólicos contidos em várias plantas, e que possuem importante ação antioxidante. As borras de café estão repletas dessa substância que, na maioria das vezes é desperdiçada.

Segundo essa mesma pesquisa, a quantidade de borra de café que se produz, no mundo, é bastante significativa para que se busquem alternativas ao seu uso mais racional:

“são gerados a cada ano cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos de consumo de café. Destes, a maioria acaba no lixo.”

Você pode começar em casa o combate ao desperdício desse descarte precioso, aproveitando as qualidades da borra do seu cafezinho diário, de várias maneiras diferentes.

Por exemplo:

  • para limpeza da casa
  • para tratar a sua pele
  • para adubar suas plantas
  • para melhorar a qualidade do composto orgânico da sua composteira.

Vamos falar de cada uma dessas maneiras:

Reutilização da borra do café em casa

Antes de jogar a borra do café na compostagem ou no lixo, saiba que ela poderia ser útil para a limpeza ecológica da casa.

Antes de usá-la, lembre-se sempre de distribuir a borra de café em um pires, deixando-a secar ao ar até que vire “pó”.

A borra de café pode ser guardada, depois de seca, e ser usada para muitas coisas boas como:

Tingir tecidos naturais

Praticamente, com pó de café você pode tingir tecidos naturais (algodão, lã e linho), dando um toque marrom natural neles. O procedimento é simples e ao invés de café, você pode reaproveitar a borra usando quanto mais melhor para um tom mais escuro.

Basta ferver água com borra, desligar, mergulhar a roupa, deixar de molho e adicionar vinagre para fixar a cor.

A maneira de se fazer essa tinta está explicada aqui.

Pintar paredes

Para fazer a tinta de parede a técnica é a mesma que se usa para fazer tinta de terra, misturando-a com cola branca (a cascorex dá bom resultado) e água.

Tirar a graxa ou tinta das mãos

Misture com sabão em pó e esfregue nas mãos.

Afastar formigas

Cola com borra de café, bem grossa, passada nos lugares por onde as formigas entram em casa. A formiga faz um carreiro, caminho preferencial então, você vai, simplesmente interceptar este caminho.

Adubação com borra do café

A borra de café é uma excelente fonte de nitrogênio para a terra. Não jogue fora, adicione-a diretamente sobre a terra no vaso ou na horta, ou no balde da compostagem caseira.

Limpar lareira

Aí você deve usar a borra úmida do café, espalhada sobre as cinzas.

Evitar ferrugem

Ponha saquinhos de borra seca de café espalhados pelos locais úmidos onde possa ocorrer ferrugem. E troque os saquinhos de tanto em tanto. A borra seca de café absorverá a água excedente, que causa a ferrugem, e também os cheiros ruins que ficam nesses lugares.

Limpar a sujeira mais difícil

A borra de café, junto com água ou sabão líquido, funciona como adstringente e ajuda na limpeza de superfícies engorduradas ou com sujeira grudada.

Polir móveis e remover arranhões 

A borra de café misturada com água morna, fazendo uma pasta cremosa, é muito boa para polir móveis de madeira escura que estejam riscados ou sujos.

Essa é uma boa dica para quem tem móveis de madeira escura e janelas onde se formaram arranhões. Use a borra de café misturada com água para obter um corante natural com o qual possa limpar os arranhões usando um pincel fino para escurecer a madeira e disfarçar os arranhões.

Você também pode aplicar a borra sobre os arranhões do mobiliário, usando um cotonete.

Desodorizante de ambiente

Um pote com borra seca de café é muito útil para tirar os maus cheiros do banheiros, da sala onde se fuma, e até do seu carro. Mas, troque de vez em quando porque isso não é milagre eterno e sim propriedade de absorção de odores.

Desentupir a pia, limpar e desodorizar os canos

Uma outra ótima dica é o uso da borra de café na limpeza dos ralos e canos da pia da cozinha, da ducha do banheiro, do tanque, enfim, de onde você acredite que precisa ser limpo.

Basta jogar um bom punhado de borra de café cano abaixo, e abrir a água.

A borra é adstringente, ajuda a remover a gordura e restos de sabão que ficam grudados e é levemente abrasiva. Com a pressão da água se faz a limpeza.

Não há risco de que o cano se entupa pois a borra de café não se aglutina, segue seu caminho com a água.

A borra também evita odores desagradáveis ​​nos ralos pois, o café, como sabemos, tem o poder de remover e evitar odores desagradáveis. Neste caso, a sugestão é diluir a borra do café na água e despejá-la de vez em quando ao longo dos ralos, drenos de pias e vasos sanitários para deter a formação de maus cheiros. Utilize pequenas quantidade de borras de café em água abundante.

Experimente!

Limpar as superfícies resistentes

Para remover manchas e sujeiras difíceis das superfícies laváveis ​​e resistentes da casa, você pode usar a borra de café.

Polvilhe a borra em uma esponja já umedecida com um pouco de detergente liquido natural, transformando-o em um produto abrasivo de limpeza.

Lavar panelas, pratos e o fogão

Também neste neste caso a borra funciona como um abrasivo para limpar a louça que ficou com a sujeira seca e difícil, facilitando a sua remoção.

Desodorizar a geladeira

Um truque antigo e muito útil é usar a borra de café como desodorante para o frigorífico, bem como em outras partes da casa, como a adega, a despensa ou a sapateira.

Deixe secar a borra de café até que vire de novo pó, despeje-a em um copo ou em um pequeno recipiente sem tampa e guarde-a na porta da geladeira para evitar a formação de maus cheiros.

Desodorizar a caixa de areia do gato

Se o seu gato sentir o cheiro do café e não se importar, você pode usar a borra de café seca para polvilhar o fundo da caixa de areia do gato para prevenir e combater a formação de odores desagradáveis. Verifique se o gato aprecia a novidade antes de usá-la, porque gatos não costumam gostar de odores. No caso do gato estranhar, veja abaixo como limpar a sua caixinha de uma forma natural.

Reutilização da borra de café para a beleza

A borra de café também pode ser reutilizada como cosmético, para fazer esfoliante, máscara caseira e até creme anticelulite.

Os componentes da borra de café têm tudo a ver com o uso desta para tratamentos cosméticos. É que a borra de café tem fitoquinonas, antioxidantes específicos, cafeína e também, claro, a sua granulação e consistência que servem como abrasivo físico (de peles e de madeira, móveis, e é por isso que se pode usar tanto para tirar manchas e riscos em móveis de madeira escura quanto para amenizar linhas de expressão e fazer a esfoliação semanal da sua pele.

As qualidades dermatológicas da borra do café promovem o rejuvenescimento da pele, regeneração celular, clareamento e estimulação sanguínea.

No rosto e corpo, o uso da borra de café em máscaras ou cremes, ajuda a eliminar olheiras, reduzir manchas e eliminar impurezas.

Veja em detalhes, abaixo, como fazer bons usos da borra do café para manter sua pele saudável.

Para reduzir a celulite

Dá ótimo resultado uma massagem nas regiões congestionadas pela celulite com um óleo à base de borra de café e óleo de amêndoas doces.

Basta misturar num pote e buscar a consistência que mais lhe agrada.

O óleo de amêndoas é muito benéfico para o restabelecimento da pele, ajudando na manutenção da água das células epiteliais.

Mas, você também poderá usar azeite de oliva, ou outro óleo de sua preferência, ou até, misturar a borra de café em um creme hidrante de seu gosto.

O importante é que seja feita a massagem, em movimentos circulares, e depois a pele seja lavada, enxaguada, para ficar livre dos resíduos do café. Essa massagem, por conta da cafeína da borra de café, causará um aumento de calor na região então, use água morna e depois fria, para terminar seu tratamento. E repita a sessão semanalmente.

Ah, não vai adiantar seguir tomando refrigerante, viu?

Máscara de borra de café para o rosto

Faça um creme

  • misture 1 clara de ovo batida em neve,
  • 2 colheres de sopa de borra de café,
  • óleo de amêndoa até atingir a consistência desejada, de creme suave,
  • coloque 1-2 gotinhas de óleo essencial de gerânio e use como máscara para a pele do rosto.

Passe a máscara com movimentos circulares suaves. Tome bastante cuidado com a região dos olhos. Deixe repousar por 10 minutos e retire com bastante água fria.

Esfoliação do corpo com borra de café e azeite de oliva

Faça um creme misturando uma colher de sopa de borra de café com meia colher de sopa de azeite de oliva, misture bem e esfregue sobre a pele toda, insistindo nos cotovelos, joelhos e planta dos pés, antes de tomar seu banho de chuveiro.

Você vai ver, em poucas aplicações, como sua pele reagirá bem a essa esfoliação pois, junto com as propriedades do azeite de oliva juntam-se as propriedades curativas da borra do café.

Esfoliação suave do rosto com borra de café e mel

Escolha, para este caso, um café moído mais fino, com menor granulação, e misture a uma colher de sopa de borra, duas colheres de chá de mel de abelhas, até conseguir um creme homogêneo.

Com esse creme massageie seu rosto semanalmente, em movimentos suaves, circulares, por cinco minutos e, em seguida, enxague bem com água fria. Evite a área dos olhos.

Em seguida à esfoliação e lavagem use seu creme hidratante preferido ou uma das ceras vegetais naturais (por exemplo a cera de manga).

Tirar os cheiros das mãos

A gente cozinha, pica, corta, descasca, cebola, alho, e tudo o mais, e fica com os cheiros, fortes nas mãos mas, para resolver essa situação, vale esfregar as mãos com um pouquinho de borra de café antes de lavá-las.

Uma das boas vantagens de se usar os resíduos alimentares como a borra de café, para seus cremes de beleza é que você evitará o uso de cremes esfoliantes industrializados que, em sua maioria, contêm microplásticos muito prejudiciais ao meio ambiente. Leia mais sobre o violento impacto dos microplásticos na natureza, onde já ocupam significativo lugar nas nossa cadeia alimentar e promovem contaminações nos animais.

Nada se joga, tudo se transforma

Dê uma segunda, ou terceira, utilização à borra de café que a sua casa produz, sem jogar fora esse “lixo” que é uma riqueza.

Ter uma vida mais sustentável é reduzir resíduos, lixo e até as compras.

Quanto menos compramos, menos lixo produzimos e, ainda se o produzimos, tentemos reaproveitá-lo ou reutilizá-lo ao máximo possível.

Talvez te interesse ler também:

Talvez te interesse ler também:

MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS

BATATAS: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES

REUTILIZE CASCA DE OVO DE 31 MANEIRAS DIFERENTES 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...