Casca de banana serve para muita coisa – problemas de pele, por exemplo


A casca da banana, aquela que você descasca e joga fora, pode te ajudar a resolver alguns problemas de pele como tirar verrugas, amenizar acne e rugas, quando a pele está irritada por alguma razão, para picadas de insetos. Sim, é verdade.

Só que você deve usar, sempre, a casca recém tirada da banana, fresquinha. A parte de dentro da casca da banana é muito rica em diversos nutrientes: potássio, magnésio e vitaminas B6 e B12 estão entre os principais. Quando a casca da banana já está escura por fora então aumenta o seu conteúdo de açúcares também. Existem muitos usos possíveis para a casca de banana.

A casca de banana verde pode ser transformada em uma farinha muito boa para bolos e outros usos culinários, assim como a polpa da banana verde. No caso trata-se da banana nanica. Agora, o uso da casca de banana assim, direto na pele, pode ser feito com qualquer tipo de banana apesar de alguma diferença que exista entre essas.

Um dos fatores importantes da banana para a pele é o seu conteúdo em tanino, que é adstringente e antisséptico.

Como usar a casca de banana fresca na pele

1. Para tirar verrugas

Por exemplo, corte um pedaço da casca, de tamanho um pouco maior que a lesão, coloque sobre a verruga cobrindo totalmente e cubra com um esparadrapo micropore. Deixe esse curativo de banana ficar a noite toda, repita durante algumas noites até a verruga cair ou sumir.

2. Para reduzir rugas e marcas de acne

Passe a parte de dentro da casca fresca de uma banana sobre o rosto e deixe descansar por uns 30 minutos, depois do quê você deve lavar com água fresca. E pronto, use diariamente, se quiser, ou de tempos em tempos. Você saberá quanto de casca de banana a sua pele precisará mas, com certeza, rugas e marcas de acne vão sumir. Esta forma de uso também funciona como preventivo de acne, para quem tem a tendência. Use e abuse sempre que comer bananas. Só não use casca velha.

3. Para picadas de insetos

Passe a casca de banana no lugar picado que o alivio será imediato. Remédio antigo de gente do campo que sabia das coisas num antigamente em que não havia remédio de farmácia em todo lado.

4. Pele irritada, avermelhada

A casca de banana acalma o ardido, ajuda na hidratação, tira a coceira e acelera a cicatrização. Para esse caso, esfregue suavemente a casca de banana no local irritado e aguarde que logo, logo o incômodo desaparecerá.

E, também você pode aproveitar as cascas das bananas que come para clarear o esmalte dos seus dentes. Para isso basta esfregar os dentes com a parte interna das cascas.

Mas, para a pele, prefira banana orgânica ou de algum produtor agroecológico porque, mesmo a banana não tendo muito agrotóxico este está na casca e não vale a pena você passar químicos na pele, não é?

Leia também nosso artigo BANANA TEM MUITO AGROTÓXICO?

Agora, muito importante é você jogar as cascas, todas, na terra do seu jardim, num buraco, ou numa composteira, porque desta forma estará ajudando também na recuperação da qualidade da terra em que você planta suas flores e ervas, lembrando que banana é riquíssima em potássio, um dos nutriente fundamentais para o crescimento saudável das plantas, que assim será reposto, fora a matéria orgânica, propriamente dita.

Talvez te interesse ler também:

FARINHA DE BANANA VERDE: FUNCIONA PARA EMAGRECER?

BANANA: TODOS OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS E PARA A SAÚDE

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Venâncio Cachingango Chimuco
    Publicado em 22/01/2021 às 8:11 pm [+]

    Contéudo lidos são do ultíl agradável!


  2. idalina monteiro gom
    Publicado em 07/03/2021 às 1:06 pm [+]

    como tirar maschas de velhice


  3. Daia Florios
    Publicado em 07/03/2021 às 1:17 pm [+]

    Oi Idalina, primeiramente as manchas da velhice fazem parte da vida e da história das nossas vidas. De qualquer forma, você pode tentar amenizar algumas manchas se de fato elas te incomodarem muito com alguns remédios caseiros. Sugerimos este artigo:

    https://www.greenme.com.br/consumir/cosmeticos/54606-manchas-na-pele-10-truques-e-remedios-naturais/

    Ou consulte um dermatologista para um tratamento profissional <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...