Feijão: tipos, benefícios e calorias


Além do agradável sabor e inquestionável popularidade nos mais variados tipos de pratos, o feijão também é responsável por muitos benefícios para a saúde e possui tipos para todos os paladares. Talvez a característica mais conhecida do feijão seja a sua alta concentração de ferro que embasa a alimentação, proporcionando vigor e auxiliando na manutenção do corpo, afinal, o ferro tem um papel muito importante no transporte de oxigênio em nosso organismo.

O ferro, no entanto, não é a única propriedade benéfica que o feijão possui. Além das evidentes diferenças estéticas, cada tipo de feijão varia também no que pode proporcionar ao nosso organismo. Veremos a seguir os tipos mais comuns de feijão e suas propriedades benéficas.

Feijão Carioca

O feijão carioca, marrom ou mesmo feijão branco em algumas regiões, é uma excelente fonte de proteínas, magnésio e fibras. Este é o tipo mais comum de feijão e está presente na alimentação diária ao menos dos brasileiros.

Feijão Preto

Comumente utilizado em pratos tradicionais como a feijoada, o feijão preto é rico em ferro. Embora tenha excelente desempenho se o compararmos aos demais na tabela nutricional que desenvolvemos abaixo, é reservado a algumas regiões apenas, não sendo tão comum diariamente.

Feijão Fradinho

Mesmo que possua um sabor que apeteça os mais diversos tipos de gostos, o feijão fradinho não é muito utilizado na alimentação habitual. É comum vermos este tipo de feijão sendo utilizado na culinária da região Nordeste do Brasil, como no preparo da massa de um alimento típico da região, o Acarajé.

Feijão Branco

O feijão branco tem um sabor muito parecido com o do feijão carioca, porém também não é regularmente utilizado na cozinha diária. As aplicações mais comuns deste tipo de feijão incluem o preparo de saladas e até mesmo de dobradinhas.

Tabela de características nutricionais de cada tipo de feijão

Estes são os resultados que vemos ao compararmos as propriedades de cada tipo de feijão. Abaixo mostramos suas características nutricionais a cada 100g, tradicional porção que acompanha um prato:

Ferro

Carioca: 1,3 mg

Preto: 1,5 mg

Fradinho: 1,1 mg

Branco: 2,4 mg

Cálcio

Carioca: 27 mg

Preto: 29 mg

Fradinho: 17,5 mg

Branco: 69,0 mg

Fibras

Carioca: 8,5 g

Preto: 8,4 g

Fradinho: 7,5 g

Branco: 10,5 g

Proteína

Carioca: 4,8 g

Preto: 4,5 g

Fradinho: 5,1 g

Branco: 8,2 g

Calorias

Carioca: 76 kcal

Preto: 77 kcal

Fradinho: 78 kcal

Branco: 140 kcal

Vemos assim que mesmo que algum tipo específico de feijão ofereça mais ferro, como o branco por exemplo, ele também oferece uma maior quantidade de calorias em uma mesma porção de outros tipos. Portanto, é possível entender como alguns pratos se consolidaram com determinados tipos de feijão, tal qual a salada para o branco, uma vez que servirá como acompanhamento, ou a feijoada com feijão preto, pois oferece mais ferro e cálcio que o carioca.

Benefícios do feijão para a saúde

Benefícios do feijão

Muitos são os benefícios do feijão para a saúde. Independente do tipo de feijão consumido, justamente por apresentarem características nutricionais muito semelhantes, é possível trazer resultados muitos positivos mantendo uma alimentação balanceada.

Uma pesquisa do Instituto de Agronomia de Campinas (IAC) mostra que o feijão é rico em isoflavona, e embora o nome possa assustar, este ácido na verdade é responsável por prevenir doenças coronárias. Além disso, a isoflavona é também auxiliar na reposição de hormônios em mulheres.

Outra característica importante já apontada por muitos pesquisadores é a de que o feijão pode auxiliar na redução do colesterol, pois além oferecer uma quantidade expressiva de fibra solúvel que desempenha um importante papel no sangue, possui também saponinas e fitosteróis, que atuam justamente na redução do colesterol.

Além disso, o feijão pode ajudar na perda de peso, pois é capaz de gerar rapidamente a saciedade no corpo, fazendo assim que com a necessidade de ingestão diminua uma vez que o organismo se dará por satisfeito com uma menor quantidade de alimento.

Talvez te interesse ler também:

LENTILHA: BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO COZINHAR

AS 5 LEGUMINOSAS MAIS SAUDÁVEIS DO PLANETA

5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

10 ALIMENTOS ENLATADOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...