Gardênia, a flor da sinceridade. Veja outros significados e também como cultivar


Gardênia perfumada, bela, cheia de significados é uma flor que é tema até de música! Conheça algumas particularidades sobre esta planta.

{index}

Origem do nome

O nome Gardênia tem origem da classificação feita pelo botânico Carl Linnaeus, a partir do nome dado pelo Dr. Alexander Garden (1730-1791), naturalista norte-americano de origem escocesa.

Características

A Gardênia é encontrada de forma nativa na África, China e Oceania. Pertence à família das Rubiáceas a qual tem cerca de 250 espécies de Gardênias, mas a mais conhecida é a Gardenia jasminoides, também denominada como jasmim-do-cabo que pode chegar até os dois metros de altura.

Apresenta grandes e belas flores brancas e que, com o passar do tempo, as suas pétalas ficam com uma tonalidade creme e as folhas são de tons verdes escuros, bem cintilantes. As folhas da Gardênia têm a particularidade de não caírem no Inverno.

As suas flores brancas exalam um fantástico perfume, que lembra o aroma do Jasmim, e que possui um efeito relaxante. O perfume da Gardênia é tão sui generis que já inspirou a criação de obras musicais.

A Gardênia se adapta melhor em temperatura amena. Ela é uma planta perene, que dura muitos anos, e pode atingir de 1 5m a 2m de altura.

Simbologia

A Gardênia é uma planta muito usada para demonstrar sentimentos. Segundo uma lenda, o sultão do Império Otomano de 1520 a 1566, Solimão-o Magnífico ordenava ao seus súditos que distribuíssem sementes de Gardênia, todos os dias, às mulheres do seu harém npara que houvesse sempre paz entre elas.

A simbologia da Gardênia está associada à inocência, à sinceridade e à doçura, ou seja a sentimentos puros. Os chineses têm verdadeira adoração por essa planta, por isso é muito comum encontrar Gardênias nas casas da China.

Propriedades, Benefícios e Utilizações

gardenia 2

Além da beleza de suas flores, a Gardênia tem propriedades medicinais, sendo utilizada em Aromaterapia (Terapia dos Aromas) para proporcionar um efeito tranquilizante, melhorando a qualidade do sono.

A Gardênia pode ser utilizada como tratamento em remédios caseiros para gripes e resfriados.

Outra utilização interessante da Gardênia é na culinária, suas flores podem ser consumidas e usadas em picles, geleias, chás, em comidas cruas ou em saladas.

Cultivo e Cuidados

A Gardênia é uma planta que necessita de água, com frequência, por isso para o bom desenvolvimento e florescimento dela, é imprescindível regá-la com constância, mas sem deixá-la encharcada para não favorecer o surgimento de fungos.

O solo deve ser bem adubado e cuidado para que ela fique bem e floresça com suas lindas flores.

O local de cultivo dessa planta precisa ter a incidência de Sol, mas com um pouco de sombra. Se surgirem folhas amarelas e acontecer quedas de brotos, isto significa que a planta está precisando de um desses elementos: água, sol ou adubo.

Para proteger a Gardênia de parasitas, pode-se passar spray bicarbonato de sódio para evitá-las.

gardenia 3

A Gardênia pode ser cultivada em vasos, desde que sejam grandes, de no mínimo 50 cm de diâmetro x 50 cm de altura, para que ela possa se desenvolver bem e florir. Quando as raízes começarem a sair pelo vaso, transplante-a para um vaso maior. Gardênias preferem solos ácidos, o nível de acidez deve ser entre 5 e 5, 5. Ela cresce bem em lugares longe de ventos fortes e frio extremo.

O período mais recomendado para a poda é após a floração. Use as pontas dos ramos podadas para fazer novas mudas.

O plantio da Gardênia deve ser feito no início da primavera ou outono, e se for no jardim, com mais Gardênias ou outras plantas, será preciso manter a distância de 1 a 2 metros entre elas. O buraco para o plantio tem que ser tão fundo, quanto o tamanho da esfera da raiz e 2 a 3 vezes mais largo. Coloque a esfera da raiz no buraco, enchendo-o com terra até a metade, molhe a terra, deixe drenar um pouco e complete com mais terra.

De março a outubro, é recomendado adubar a planta a cada 2 ou, no máximo, 4 vezes por semanas. A temperatura ideal para o cultivo da Gardênia é de 15º C durante a noite e de 21º C a 24º C durante o dia. Devido ao perfume intenso da Gardênia, evite plantá-la próxima das janelas, principalmente do quarto, pois pessoas sensíveis o alérgicas podem se ressentir com o cheiro.

O Perfume da Gardênia

E para descrever a Gardênia e seu perfume marcante, segue duas estrofes da música Perfume de Gardênia.

. . . “Até mesmo entre as flores

Tu és mais bela

Por isso tua beleza

Não, não tem igual

Perfume de Gardênia

Tem em tua boca

Perfume de Gardênia

Perfume de Amor”. . .

Gardênia tem perfume de Amor!

Talvez te interesse ler também:

GLICÍNIAS: SIGNIFICADO DA FLOR E DICAS DE CULTIVO

BASTÃO-DO-IMPERADOR: QUE PLANTA MAIS LINDA! VAMOS PLANTAR?

HELICÔNIAS: VARIEDADES E ESPÉCIES. COMO PLANTAR E CUIDAR DELAS?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...