A Simbologia da COBRA e seus Vários Significados


O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.

A cobra é uma criatura perspicaz e misteriosa, que desde a antiguidade, por suas características e representação, é utilizada como símbolo em religiões e culturas, tanto no Oriente, como no Ocidente, possuindo vários significados e simbologias.

Significado religioso

Na Bíblia, no Antigo Testamento, Eva foi tentada pela Serpente no Paraíso e acabou comendo a maçã da árvore do bem e do mal.

Neste caso, a Serpente representa a mente, a dualidade do bem e mal, a corrupção e a tentação.

No Budismo, a cobra faz parte da história de Buda, na passagem em que ele meditava na árvore Mucalinda, da qual, de suas raízes, saiu o Rei Serpente, anunciando a transcendência dele e a superação dos limites da matéria.

Na Mitologia Hindu, a serpente está associada à “kundalini“, denominação da energia sexual e vital do ser humano.

A cobra também representa várias divindades na Índia.

Significado na medicina

A cobra significa renascimento, regeneração, força vital e fertilidade. Sendo assim, sua representatividade tem a ver também com a cura.

O cajado com uma cobra enrolada nele, está associado à Asclépio, semideus grego ligado à cura. Por isso, a cobra é também um símbolo na medicina.

Mitologia grega

Na história do mito de Hércules, herói da Mitologia Grega, tem uma passagem em que ele enfrenta a Hidra de Lerna – um animal com corpo de dragão e cabeças de serpente que, quando uma delas era cortada, cresciam outras duas em seu lugar.

Esse mito representa a força da vontade espiritual sobre o domínio do ego, associado às sete cabeças de serpentes (os sete pecados capitais).

A Serpente Emplumada

Na mitologia asteca, Quetzalcoatl, o deus do vento, do ar e do aprendizado, tinha como símbolo uma Serpente Emplumada.

Sabedoria, iluminação e realização espiritual são os aspectos associados ao símbolo da Serpente Emplumada.

No horóscopo chinês

A serpente é um dos signos da Astrologia Chinesa, faz parte do elemento Yin, associado à terra, ao oculto, às emoções, à intuição, ao inconsciente. Pessoas do signo de serpente têm características relacionadas à esse animal, tais como: sabedoria, elegância, prudência, discrição, sedução, mistério, sensualidade.

No aspecto negativo, a pessoa do signo de serpente apresenta as seguintes características: desconfiança, astúcia, frieza, calculismo e falsidade.

Na Astrologia Chinesa os signos são determinados pelo ano de nascimento. Para saber seu signo, segundo a Astrologia Chinesa, consulte aqui.

Na mitologia egípcia

Ouroboros é uma serpente que engole a própria cauda, e que figura nos mitos e ensinamentos do Antigo Egito, sendo adotada, posteriormente, como símbolo por diversas culturas.

Esse símbolo é caracterizado por uma serpente em forma de círculo e, em essência, faz alusão ao processo da Criação, aos Ciclos da Vida, à Eternidade e ao TODO.

No xamanismo

O arquétipo da serpente, sendo um animal que durante sua existência troca de pele, simboliza renovação e regeneração.

Dessa forma, pessoas que buscam transformação, sabedoria e superação, podem fazer uso desse arquétipo.

Sonhos com cobra, segundo Freud

Freud, associava o arquétipo da cobra ao desejo sexual inconsciente.

Para Freud (1856-1939), pai da psicanálise, a cobra representa o falo, o órgão reprodutor masculino.

Portanto, sonhar com cobras ou serpentes teria a ver com a sexualidade e com figuras masculinas.

No caso do homem, a cobra expressa aspectos da sua masculinidade. Com relação à mulher, sonhar com cobras revelaria questões do seu inconsciente relacionadas à sua energia masculina / yang.

Leia mais:

O arquétipo da cobra segundo Jung

Para Jung (1875-1961), considerado fundador da psicologia analítica, o sonho com cobras tem relação com o conflito entre mente e instintos.

A cobra no sonho, segundo a interpretação junguiana, pode representar a personificação de um conflito interno que o sonhador está vivenciando, marcado pela repressão de seus instintos e de sua natureza básica.

A sutileza da cobra

Vimos que motivos não faltam para a cobra ter tantas representações em diversas religiões, conhecimentos e culturas. A cobra simboliza os ciclos da vida, a dualidade do bem e mal, a cura e a energia vital.

A cobra nos inspira a observar e a seguir em frente com sutileza, discrição e perspicácia, sem presunção.

Dessa forma, seu exemplo nos dá uma boa lição!

A importância da cobra para o meio ambiente

Na natureza, a cobra – nome popular dado às serpentes – têm grande importância ambiental, pois sinalizam problemas em seus habitats.

Sendo animais pecilotérmicos (que têm sangue frio, e não mantêm a temperatura corporal), são muito sensíveis às mudanças climáticas e à quaisquer alterações que ocorram em seus habitats.

Como todos os outros animais, as cobras também são de suma importância para o equilíbrio dos ecossistemas!

Se você adora cobras, talvez te interesse ler também:

Quais são as cobras mais venenosas do mundo?

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

Pedestres e motoristas pararam o trânsito de uma rodovia para fazer uma cobra passar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...