Quaresma: 40 dias sem lamentos nem julgamentos


Troque os seus 40 dias de jejum ou de abstinência ao açúcar, carne, álcool ou fumo por 40 dias sem julgamentos (fofocas e preconceitos) ou lamentos (reclamações). O efeito é o mesmo se você quiser fazer algum sacrifício que não seja tirar o prazer das coisas boas ou sociais da vida (se feitas com moderação, claro).

A Quaresma que começa hoje, Quarta-Feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos, é um período de sacrifícios que algumas religiões cristãs seguem como uma espécie de limpeza espiritual, em nome ou em recordação à Jesus Cristo que antes de ser crucificado ficou 40 dias sem comer. O número 40 também estaria ligado à outros eventos bíblicos como os 40 dias de dilúvio na Arca de Noé, e aos 40 anos de viagem que o povo judeu percorreu do Egito à Terra prometida.

Mas muita gente faz Quaresma como pagamento de uma graça alcançada, ou como promessa de alcançar um desejo ou simplesmente para aproveitar o período e se desintoxicar do álcool (que no Carnaval não falta), ou do açúcar ou enfim, do que quer que seja um sacrifício para se limpar do período desregrado do Carnaval.

Mas a Quaresma pode ser também um período de autoconhecimento e de consciência. O que é que pode estar faltando em nossa vida para sermos mais felizes ou mais serenos? Menos estresse? Mais diversão? Mais relax? Mais livros? Menos compromissos falsos? Mais amigos verdadeiros e menos relações superficiais?

Pois é. Faça a tua Quaresma como bem entender e até não faça (não é obrigatória), mas é um bom período para cuidar de si.

Por isso aqui ficam estas sugestões de 40 dias…

Sem lamentos

Por mais que reclamar faça parte da vida – porque não podemos ser omissos, nem resignados o tempo todo – os lamentos por mais justos e importantes que sejam, nos colocam em uma situação de baixa energia, desânimo e muitas vezes nos cegam de ver as coisas boas da vida. Portanto, reclamar sim, mas sem que nossa vida seja um lamento inútil e contínuo, o que nos impede de olhar pra frente com alegria. 40 dias sem lamentos não fará mal à ninguém.

Sem julgamentos

A fofoca foi uma espécie de seleção natural do homem. Isso está no livro Sapiens do Yuval Noah Harari. Falar mal uns dos outros era essencial para a vida em sociedade já nos primórdios do homem caçador-recolhedor. Contudo, por mais que a fofoca também tenha o seu papel e que seja normal, ou que não seja um pecado mortal, ela se torna um veneno à nós mesmo quando passamos a ter somente olhos para julgar os outros sem olhar pro nosso próprio rabo. 40 dias sem fofoca e sem preconceito vai nos ajudar a viver melhor tendo mais empatia com o outro.

Álcool, açúcar, carne, fumo…

A Quaresma clássica – nos abster do que mais gostamos como sacrifício – tá valendo mesmo para quem não é religioso, mesmo para aqueles que não querem alcançar nenhuma graça, mas que queiram tomar posse da própria consciência dizendo “eu quero”, “eu consigo”, “eu faço”.

E assim está que nos resta somente desejar uma boa Quaresma a todos 🙂

Talvez te interesse ler também:

18 SÉRIOS MOTIVOS PARA PARAR DE BEBER

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA DEIXAR DE FUMAR

AÇÚCAR REFINADO: 10 RAZÕES CIENTIFICAMENTE COMPROVADAS PARA LIMITAR O CONSUMO

A CARNE É FRACA E VOCÊ VAI COMER?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...