O que é Misantropia? Saiba se você é um Misantropo


Existem pessoas que são antissociais, não se sentem bem em lugares e eventos com muita gente. Há casos em que ser antissocial tem relação com uma característica psicológica que é a Misantropia.

Pode-se definir a Misantropia como uma aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Essa característica gera no Misantropo um temperamento desconfiado e crítico e uma relação de antipatia com as pessoas.

Um Misantropo não se relaciona de forma expansiva com a humanidade. Saiba mais sobre a Misantropia e descubra através das informações a seguir, se você é um Misantropo.

{index}

Origem da palavra Misantropia

A palavra Misantropia vem do grego:

Misos = ódio

Antropos = homem/ser humano

A junção desses radicais origina o significado: “ódio ao ser humano”, mas entenda-se que esse significado não pode ser generalizado e entendido de forma literal, pois, o “ódio” tem mais a ver com a dificuldade que os Misantropos têm de se relacionar com sua própria humanidade, projetando isso na relação com outros seres humanos, na forma de aversão e rejeição a estes.

O que é Misantropia

A Misantropia é uma característica psicológica, como a timidez, a introspecção, a extroversão. Assim como existem outras características psicológicas que tornam aspessoas expansivas, coléricas, aventureiras, entre outras.

A Misantropia, assim como outras características psicológicas, pode ser modificada através de vontade consciente ou assumida por vontade própria e autoaceitação.

Causas da Misantropia

Por trás dessa aversão social pode estar o medo e a insegurança de se relacionar com as pessoas. O Misantropo oculta uma forte sensibilidade e uma acentuada percepção do que o cerca e, mesmo que evite se envolver, é afetado pelo que ocorre à sua volta, por isso tende a ter certa melancolia ou depressão.

Características de um Misantropo

O Misantropo é avesso ao convívio social, prefere viver em isolamento e de forma reservada. Ele tem a tendência de ter pouca ou praticamente nenhuma vida social.

Os Misantropos têm antipatia para com a humanidade e a sociedade, mas têm relações de forma seletiva ou específica com familiares, amigos ou companheiros, por exemplo.

A Misantropia é caracterizada por sentimentos de isolamento, alienação social ou repulsa à sociedade humana. Misantropos não gostam de agitação social, pois não se sentem bem em ambientes com muita gente.

Preferem ficar em casa do que sair para lugares frequentados por muitas pessoas. Sentem desconforto em locais muito frequentados, manifestando impaciência e angústia, saindo o mais rápido possível desses lugares.

Eles tendem a apresentar mudanças de humor e perfeccionismo ao que gostam, e se dedicam a fazer, geralmente, atividades solitárias como:

  • Pintura
  • Poesia
  • Música
  • Filosofia
  • Escrita
  • Artesanato, entre outros
  • Física
  • Computação
  • Crítico de Arte, entre outros

Misantropia na Infância

A misantropia em geral começa a se pronunciar na infância, através de um comportamento tímido e introspectivo da criança que tem dificuldades em fazer amigos principalmente na escola, preferindo ficar sozinha.

O adulto Misantropo

O Misantropo devido ao seu estilo de vida solitário desenvolve independência e resiliência.

Devido a experimentar a existência em sua solitude, desenvolve uma acentuada observação, pensamento reflexivo e grande percepção, o que lhe ajuda a compreender o mundo de forma profunda, a refletir e até meditar durante seus momentos de solidão.

Misantropos são profundos pensadores, analíticos e observadores. Eles também são bem racionais e quando levam isso ao extremo se tornam frios e calculistas. A solidão para os Misantropos é algo amado e desejado, diferente do que é para a maioria das pessoas, que evitam a solidão a todo custo!

O lado positivo da Misantropia

Viver em estado de solitude e reflexão é uma forma de penetrar em seu íntimo e encontrar muitas respostas para a existência, como uma alternativa de buscar o equilíbrio dentro de si.

Misantropos gostam de se dedicar às atividades que possa fazer sem a companhia de outra pessoa como: ler livros e jornais, ver filmes, escrever, desenhar, compôr músicas, brincar com se animal de estimação, cozinhar, dançar, ouvir música e refletir sobre a vida.

Geralmente os Misantropos são dotados de acentuada capacidade intelectual e inteligência. O comportamento Misantropo contribui para o desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio e concentração.

É possível encontrar um Misantropo em áreas como: física, astronomia, biologia, religião, etc.

A parte difícil de ser Misantropo

Em boa parte dos casos, o Misantropo é incompreendido, sendo visto pelas pessoas como antipático, hostil e arrogante. Ao julgarem o Misantropo, as pessoas deixam de enxergar suas qualidades.

Há quem considere a Misantropia um distúrbio ou problema psicológico, mas encarada de forma natural e com autoaceitação, a misantropia pode trazer satisfação para o Misantropo.

O Misantropo é crítico e avesso às coisas da sociedade:

  • não vê necessidade de se vestir como todo mundo se veste
  • não vê necessidade de ficar jogando conversa fora
  • não se diverte como geralmente as pessoas o fazem
  • ele não é afeito aos padrões da sociedade

O Misantropo tem dificuldade de se relacionar com as pessoas, entretanto pode ser descontraído com pessoas muito conhecidas e próximas, por ter desenvolvido mais confiança no convívio com elas, o que lhe traz segurança.

Eles têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e que lhes é dito pelas outras pessoas, e buscam perceber o que está por trás das aparências, dificultando se abrir às relações humanas.

Ele tende a observar as situações como festas, baladas, reuniões e confraternizações, normalmente com desinteresse, como algo sem utilidade e necessidade.

E para descontrair um pouco, segue este vídeo do canal Incrível Club, fazendo uma sátira, com um certo exagero e dose de ironia, ao comportamento Misantropo.

O que oculta um comportamento Misantropo?

No fundo, a rejeição que o Misantropo sente pelas pessoas é o medo de ser rejeitado e não aceito por elas, pois ele mesmo com seu perfeccionismo tem dificuldade de se aceitar.

O mecanismo de defesa dele é o distanciamento afetivo e emocional e o isolamento social, a forma que ele encontra de se proteger dele mesmo e de suas fragilidades é manter o controle da situação e viver de uma forma que se sinta seguro, na qual interage com a existência, através da observação, da razão, do pensamento crítico e da reflexão.

O desafio do Misantropo é lidar com suas próprias emoções!

E então, será que você é um Misantropo?

Talvez te interesse ler também:

KALSARIKÄNNIT: A RELAXANTE ARTE DE FICAR EM CASA À NOITE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Descobri que sou um pouco misantropo
    Publicado em 10/06/2022 às 6:23 pm [+]

    Eu não tenho certeza se sou, mas quando vejo a forma que as pessoas me tratam, vivem me mandando ficar calado, me humilham e ainda dizem que o problema está em mim… Deixei de gostar de pessoas, principalmente os jovens da escola. Maltratam o outro sem saber o quanto machuca…


  2. Daia Florios
    Publicado em 12/06/2022 às 7:35 pm [+]

    Que triste isso é bullying. Você já reclamou com alguém da escola? Bullying é inaceitável. De qualquer forma, pessoas mal educadas são odiáveis mesmo, mas também tem gente amorosa no mundo. Somo todos diferentes, precisamos aceitar e respeitar as diferenças. Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...