Depressão: 10 coisas que você nunca deve dizer a quem está deprimido


Depressão não é frescura, não é tristeza, nem é uma bobagem passageira. Depressão é um transtorno mental classificado na lista CID-10, a Classificação Internacional de Doenças, e tida pela OMS como “a doença” que será a mais comum de todas em 2030, ou seja, afetará mais pessoas do que o câncer e as doenças cardíacas.

Dados da OMS apontam que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem deste mal que é hoje a principal causa mundial de incapacidade. A depressão pode levar ao suicídio!

Considerando estes dados, fica evidente que não se trata de uma coisinha boba qualquer. Pelo contrário, a depressão pode atingir qualquer pessoa e já atinge tantas. Não é possível que tanta gente sinta prazer em fingir tristeza, portanto, muito cuidado quando for falar com alguém deprimido. Considere do fundo do coração que depressão é uma desordem mental que pode, inclusive, acometer você.

10 coisas que você nunca deve dizer a quem está deprimido

foto

“Isso passa”

É verdade, isso passa, porque felizmente existem tratamentos contra a depressão, da psicoterapia aos tratamentos medicamentosos, mas o fato é que ela NÃO PASSA SOZINHA. É preciso buscar ajuda profissional e competente. Nunca diga a alguém que sua depressão vai passar porque pode ser que não passe (sem tratamento é difícil) e pode ser que você acabe perdendo um amigo.

“Todo mundo já se sentiu triste”

É verdade, todo mundo já se sentiu triste mas DEPRESSÃO NÃO É TRISTEZA! A tristeza pode passar, o tempo ameniza todas as dores, mas depressão não tem a ver com episódios tristes, tem a ver com um distúrbio mental onde a pessoa se sente deprimida por longo período, tem baixa autoestima, não se interessa por nada, tem baixa ou pouca energia para fazer as coisas e sente dores profundas na alma.

“Pare de frescura”

Muitos não entendem a depressão, acha que é “frescura” da pessoa deprimida como se ela estivesse apenas querendo chamar a atenção. Claro que a depressão deve ser diagnosticada por um médico, mas saiba que existem 1001 e maneiras de chamar a atenção dos outros. Será que se “fingir” deprimido é a melhor delas?

“Você tem de tudo, não pode ficar assim”

Depressão não tem a ver com riqueza, nem com pobreza, nem com trabalho nem com a falta dele. Depressão tampouco tem a ver com falta de beleza ou de sucesso, basta ver quanta gente rica, famosa e bonita que se suicidou. Uma das coisas mais difíceis de compreender é a depressão que atinge pessoas “quem têm de tudo” mas, repetimos, depressão é um transtorno e, como tal, não escolhe suas vítimas.

foto

“Reze que passa”

Dizer assim parece que a pessoa não tem espiritualidade (o que não necessariamente tem a ver com religião). Os mais ignorantes dizem que depressão é coisa do diabo ou no mínimo da falta de Deus no coração. Parem com isso. Se depressão for falta de Deus no coração, todas as outras doenças também serão. E aí? Como fica?

“Faça meditação, yoga, pilates que passa”

De médico e de louco todo mundo tem um pouco, ok! Mas querer diagnosticar um distúrbio mental e ainda por cima indicar o melhor tratamento já é demais. O único conselho justo que você pode fazer é aconselhar a pessoa deprimida a procurar ajuda profissional porque, embora yoga, pilates, medição e até um chá possam ajudar, de certo não será você a indicar tais tratamentos, a menos que você seja realmente um profissional de saúde, sério e competente.

“Eu também tenho depressão”

Ainda que você tenha depressão, ou que você tenha tido no passado, nunca minimize a dor do outro como se a sua fosse maior, ou como se o fato de você ter passado por isso, mudasse as coisas para o outro. Aliás, a verdadeira empatia não é se colocar no lugar do outro como se fosse você no lugar dele, porque cada um é cada um. Pior é começar a falar da tua experiência “passou logo” como se todos tivessem que viver e enfrentar a depressão como você a viveu e a enfrentou. Escute a pessoa com atenção pois ter empatia é ouvir o outro com atenção e tentar enxergar nele o potencial e a força que ele tem e precisa mostrar para poder se superar.

foto

“Deixe de fraqueza. Levanta, sacode a poeira”

Como se tudo fosse fácil, bastaria colocar o samba na caixa e sair dançando, levantando, sacudindo a poeira e dando a volta por cima. A pessoa deprimida não tem vontade, muito menos força, para se levantar, e menos ainda para se sacudir. Outras bobagens do tipo que nunca devem ser ditas é, por exemplo, “sai dessa, abre uma cerveja” e por aí vai.

“Agora chega”

Como se a pessoa pudesse escolher o tempo de duração da depressão. Como se a depressão tivesse durado tempo demais para poder prosseguir. Como se a pessoa pudesse desligar um botão ou como se tudo não passasse de teatro onde a plateia tenha se cansado de tanto drama. Se você disser “agora chega” a quem tem depressão, você corre o risco de complicar muito as coisas.

“Quem fala de se matar, não comete suicídio”

E por fim, essa é a pior coisa que você pode dizer a quem sofre de depressão porque, ao contrário do que se pensa, quem comete suicídio é exatamente quem fala dele. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio apresentavam depressão. Muita gente fala de suicídio, às vezes até de maneira indireta, como sinal de socorro pelo estado depressivo e, quando os outros percebem tais sinais, pode ser tarde demais.

Depressão não tem causa lógica. Ninguém escolhe ficar mal

Nossa mente é cercada por mistérios e é ainda um universo a se descobrir. As causas da depressão podem ser muitas, variadas, complexas e podem estar associadas a um ou mais fatores: ambientais, bioquímicos, psicológicos, sociais e genéticos.

Ninguém escolhe ter depressão, ninguém escolhe ficar doente, ninguém gosta de ficar mal.

Cuide de quem você ama. A depressão pode atingir a todos.

Leia também:

Aos 28 anos, jovem holandesa programa sua morte por eutanásia

Vídeo viral mostra que depressão e suicídio nem sempre são fáceis de detectar

Espelhos d’alma: é possível enxergar a depressão nos olhos de uma pessoa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...