10 lições de vida que podemos aprender com as árvores


As árvores são as guardiãs do planeta. Elas são fonte de oxigênio, comida, abrigo e vida. Basta olhar de longe para uma árvore para entender o quão importante seja a sua presença na Terra.

Em um mundo onde o desmatamento segue a todo vapor e de forma ilegal, sem levar em conta o valor das árvores e das florestas, podemos tirar das inúmeras qualidades das árvores, lições para as nossas vidas. As árvores são seres muito fortes, mas ao mesmo tempo são extremamente delicadas. Vejamos algumas lições de vida que elas podem nos dar e ao mesmo tempo, lembremos de respeitá-las sempre.

Leia também: 10 LIÇÕES DE VIDA RETIRADAS DE CÉLEBRES FRASES DE ALBERT EINSTEIN

1. Gratidão

As árvores nos presenteiam sombras, frutos, purificação do ar, a melhoria da sensação de calor, a beleza e tantas outras coisas sem nos pedir nada em troca. Deveríamos agradecer todos os dias por sua presença e sermos conscientes de sua importância.

2. A importância da natureza para a saúde

Dizem que as árvores têm o poder de fazer a gente se sentir melhor. A silvoterapia sugere abraçar uma árvore ou simplesmente passear entre as árvores para nos mantermos saudáveis. Elas nos ensinam que nada é mais restaurador, calmante e importante que estarmos em contato com a natureza para a nossa saúde mental, o que nos leva a ter também uma boa saúde fisica.

arvores abracar

3. Paciência

As raízes das árvores crescem em um ritmo lento, anos após anos, e podem atravessar os solos mais hostis e difíceis em busca dos nutrientes necessários para suas folhas e ramos. As árvores nos ensinam a importância da paciência pois elas sabem esperar pela realização de um objetivo, sem desistir na primeira dificuldade.

4. Resiliência

Existe uma árvore símbolo da resiliência, ou seja, da capacidade de superar uma dificuldade. É a Árvore da Vida de Kalaloch no Olympic National Park em Washington que vive e resiste não obstante suas raízes lutem continuamente para se fixar no solo. É uma árvore extraordinária que nos ensina a resistir mesmo em situações extremas de recursos limitados.

arvore kalaloch

Foto: flickr

5. Humildade

Todas as árvores nascem de uma pequena semente e levam anos para se tornarem adultas de grandes ou pequenos portes que sejam. Não existem diferenças neste sentido pois cada espécie tem a sua graça e a sua razão de ser. Mesmo quando alcançamos resultados significativos na vida, devemos sempre ser humildes.

6. Coragem

Não se esqueça que as árvores nos ensinam a coragem e a importância da luta para lidar com a vida. As árvores a cada dia são expostas a inúmeras dificuldades. Sofrem os efeitos da chuva, do sol, do vento e de todos os fenômenos da natureza, sem abrigo e sem poderem se mover. Ainda assim, elas continuam firmes e fortes lidando com as adversidades da natureza por anos e até mesmo durante séculos.

7. Sabedoria

Algumas árvores antigas por tradição são consideradas verdadeiros símbolos da sabedoria. Considere, por exemplo, os carvalhos e outras árvores de grande porte, que afundam suas raízes profundamente no solo pois sabem que até mesmo as espécies mais fortes podem cair.

8. Ser acolhedor

As árvores estão sempre prontas para nos receber e nos proteger com a sua sombra. Podemos a qualquer momento encostar nossas costas em seu troncos, deitarmos sob suas sombras e desfrutar de sua energia e de sua capacidade de nos oferecer abrigo. Podemos aprender com as árvores sobre a nossa capacidade de dar abrigo aos necessitados e ser acolhedor com as pessoas que nos circundam.

arvores licoes 2

9. Generosidade

As árvores nos dão oxigênio, sombra e frescor e são uma importante fonte de alimento com suas frutas. A sua importância para a preservação do planeta é fundamental e tudo o que as árvores nos oferecem é de graça. Elas são um grande exemplo de generosidade.

10. Esperança

As árvores sabem que tudo tem seu tempo, que depois da tempestade vem a bonança, que podemos resistir e ter esperança de dias melhores pois, este é o ciclo normal da vida!

Leia mais sobre árvores:

AS ÁRVORES SE COMUNICAM ENTRE SI E RECONHECEM OS SEUS SIMILARES

O BORDADO NAS COPAS DAS ÁRVORES DA MALÁSIA: IMAGENS ESPETACULARES

O MARAVILHOSO VALE DAS ÁRVORES QUADRADAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...