Bicarbonato de sódio: usos e benefícios para a sua saúde


Bicarbonato de sódio é aquele item fundamental que não pode faltar em casa. Afinal, é um produto multiuso que pode ser usado para fins alimentícios, de limpeza, higiene e beleza.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3), também conhecido como carbonato de monossódico, é uma substância química que se trata de um sal de sódio do ácido carbônico.

Multiusos

São diversas as atuações que o bicarbonato de sódio pode ter em nossas vidas.

Confira, a seguir, os usos e benefícios desse produto funcional e barato, para a tua saúde.

Antiácido para azia

O bicarbonato de sódio tem propriedades alcalinas, sendo um remédio caseiro eficaz contra a azia. Para tratá-la, você vai precisar de:

  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Um copo de água morna filtrada.

Misture ambos e tome.

Limpar picada de inseto

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato;
  • 50 ml de água.

Misture os dois ingredientes até que se forme uma pasta grossa. Aplique-a sobre a área afetada. Após meia hora, lave com água morna.

Descongestionante nasal

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água fervida.

Coloque a solução em um conta-gotas e pingue três gotas em cada narina, três vezes ao dia. A solução dura 24 horas, por isso, é preciso refazer a receita após esse período.

Você também pode usar o bicarbonato como descongestionante, colocando-o em um chá fervendo de camomila, respirando os vapores do chá que levantam com o efeito efervescente do bicarbonato. Coloque uma toalha na cabeça para aproveitar e não dispersar os vapores. Cuidado para não se queimar. Faça esse procedimento na pia do banheiro por exemplo.

Xampu

O bicarbonato é um produto natural, sem aditivos, conservantes, aromatizantes, parabenos e outros ingredientes tóxicos. A sua vantagem para os cabelos é que ele não apenas contribui para o seu fortalecimento, como, por eliminar o pH ácido do couro cabeludo, mantém o equilíbrio de oleosidade no couro cabeludo.

Entretanto, não se deve usar o bicarbonato de sódio nos cabelos com muita frequência, a fim de não causar ressecamento e danos aos cabelos.

Preparo do Shampoo:

Misture uma colher de sopa de bicarbonato em 1 copo (250 ml) com água e coloque tudo em uma garrafa.

Se o cabelo for comprido, pode dobrar a dose, por exemplo: 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio pra duas xícaras de água.

Fortalecer o sistema imunológico

Um estudo do Medical College of Georgia descobriu que, após beber uma solução de bicarbonato de sódio, o baço seria capaz de conter menos células inflamatórias e mais anti-inflamatórias, reduzindo as chances de desenvolvimento de artrite reumatóide e lúpus.

Como o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ou seja, tem um pH superior a 7, aumenta o pH gástrico que, para recuperar o equilíbrio, aumenta a quantidade de ácido. Quando se bebe um pouco de água com bicarbonato, acontece uma lavagem no estômago, o que o faz produzir mais ácido para o processo digestivo.

Isso impediria o baço de produzir uma resposta imunológica que leva à inflamação no corpo.

Conforme já noticiado pelo GreenMe, a duração do efeito anti-inflamatório decorrente do consumo de bicarbonato de sódio seria de cerca de quatro horas e a dose indicada é uma colher de chá de bicarbonato misturado em meio litro de água.

Retirar o mofo

Mofo causa alergia e problemas respiratórios. O bicarbonato ajuda no controle da umidade, sendo um ótimo aliado para retirar manchas de mofo.

Ingredientes:

• 240 ml de vinagre branco;

• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução irá borbulhar. Após o borbulhamento, coloque a mistura em um borrifador e aplique a solução em locais mofados, como móveis e roupas, e deixe agir cerca de 10 minutos. Depois, seque o local com um pano limpo.

Adquira o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, para você ter a garantia de que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

Convém lembrar que, mesmo o uso de um produto natural com múltiplas vantagens, como o bicarbonato de sódio, deve ser feito de forma controlada. Caso você tenha algum tipo de contraindicação, converse com o seu médico para averiguar se você pode fazer uso do bicarbonato de sódio e aproveitar os seus benefícios.

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA DE QUIABO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

CHÁ DE ARRUDA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

OS REMÉDIOS DA VOVÓ PARA TIRAR ÁGUA DO OUVIDO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...