Óleo de Hipérico, a Erva-de-São-João: propriedades, usos, contraindicações e como prepará-lo


O Hipérico, também conhecido como Erva-de-São-João, é uma planta perene difusa no continente europeu, na parte norte da África e na Ásia Ocidental. Seu caule atinge um tamanho máximo de cerca de 80 centímetros, enquanto as flores, reunidas em panículas, são formadas por cinco pétalas e distintas por sua intensa cor dourada.

Seu nome científico é Hypericum perforatum, porque as folhas, vistas contra a luz, parecem perfuradas. Na verdade, aquilo que parece ser pequenos furos, são vesículas contendo hipericina, o principal ingrediente ativo do hipérico.

As flores da erva-de-São-João se reúnem em conjunto com o solstício de verão, quando o sol está no seu zênite no Equador, quase perpendicular à nossa cabeça. A planta atinge o pico do período balsâmico, ou seja, a concentração máxima de seus ingredientes ativos, no dia 24 de junho, dia dedicado à celebração de São João.

Daí o costume de colher a erva-de-São-João neste dia e especialmente na noite de São João, a chamada noite das bruxas, onde se colhiam as ervas dos campos e se praticavam toda uma série de rituais para fins propiciatórios. Precisamente por causa desta antiga tradição relacionada à sua colheita, o hipérico tem a denominação popular de erva-de-São-João.

O que é o Óleo Essencial de Hipérico “Erva-de-São-João”?

O óleo de hipérico é um oleolito, ou seja, um medicamento que tem por excipiente o óleo, na qual os ingredientes ativos da planta são extraídos através da maceração de suas partes aéreas em óleo vegetal.

Geralmente as flores, mas também as folhas e os botões da planta, são macerados em azeite extra virgem de oliva ou em óleo de girassol, ​​para se obter o seu óleo essencial.

Este óleo, com a característica cor vermelha brilhante dada pela hipericina, é um remédio natural muito precioso, uma verdadeira cura para tratamentos de todos os problemas de pele, por conta de suas importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Além da hipericina, que pertence à família de naftodiantroni, o óleo de hipérico contém flavonóides, taninos e floroglucinolici (hiperforina). De fato, os benefícios extraordinários do óleo do hipérico não derivam de um único ingrediente ativo contido na planta, mas sim, da ação sinergética do seu fitocomplexo como um todo.

oleo erva sao joao 2

As propriedades do óleo

Para uso externo, o óleo essencial de hipérico é extremamente eficaz. Se for massageado na área afetada, ele possui propriedades:

  • cicatrizante
  • regenerador da pele
  • calmante
  • emoliente
  • antioxidante
  • antirruga
  • antisséptico
  • purificador
  • adstringente
  • antimicrobiano
  • anti-inflamatório
  • analgésico

Benefícios

Para uso tópico, este óleo é usado no tratamento de afecções cutâneas e irritações na pele.

Cura queimaduras, feridas, reduz as estrias e manchas da pele, é um aliado insubstituível no tratamento da psoríase e da rosácea. Promove a regeneração celular, neutraliza o envelhecimento da pele, tem uma ação anti-inflamatória. E, finalmente, o óleo de hipérico é o antirrugas mais poderoso que existe na natureza.

Pode ser usado localmente com excelentes resultados em casos de:

  • feridas
  • queimadura de sol
  • queimaduras
  • escaras
  • eritemas
  • inflamações cutâneas
  • psoríase
  • manchas de pele
  • cicatrizes
  • estrias
  • rosácea
  • hemorroidas
  • erupções cutâneas
  • picadas de insetos
  • reumatismo
  • dores musculares e articulares

Avisos e recomendações

Para uso externo, o óleo de hipérico não possui contraindicações específicas, exceto qualquer hipersensibilidade aos ingredientes ativos, em primeiro lugar, a hipericina.

A única recomendação diz respeito à proibição de exposição à luz solar ou às fontes artificiais de radiação ultravioleta imediatamente após o uso deste óleo. Na verdade, esse produto é altamente fotossensibilizador, ou seja, tende a amplificar os efeitos dos raios solares na pele, especialmente no caso de pessoas com tez clara.

Óleo de hipérico para uso interno

O óleo de hipérico também pode ser usado internamente. Nesse caso, ele possui propriedades:

  • antidepressivo
  • estabilizador do humor
  • ansiolítico
  • antiviral
  • antiácido do trato gastrointestinal
  • Efeitos anti-inflamatórios da cavidade oral e das vias aéreas
  • lenitivo da síndrome pré-menstrual e dores menstruais

Um antidepressivo natural

O óleo da erva-de-São-João funciona impedindo a recaptação neuronal, que é a reabsorção dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis ​​pelo bom humor e pelo bem-estar psicológico. Além disso, ele é capaz de modular a produção de melatonina, um precursor da serotonina, um hormônio produzido pelo nosso corpo principalmente durante a noite.

Especialmente durante períodos de estresse psicofísico intenso ou em conjunção com mudanças sazonais, o óleo de hipérico pode ser um excelente tônico do humor.

No entanto, é sempre recomendável usá-lo mediante prescrição e supervisão médica.

oleo erva sao joao 3

Contraindicações

O óleo da erva-de-São-João, de fato, é um produto de ação extremamente poderosa, que em alguns casos pode ter repercussões negativas em nosso corpo. Pode interagir com alguns tipos de medicamentos, melhorar os seus efeitos ou, pelo contrário, anular a sua ação. Em particular, seu uso está contra-indicado em casos de:

  • Gravidez e aleitamento,
  • uso de contraceptivos hormonais,
  • tratamentos farmacológicos com antidepressivos, anticancerígenos, anticoagulantes

No caso dos contraceptivos, o óleo de hipérico é capaz de anular os efeitos, enquanto os pacientes tratados com antidepressivos podem experimentar um aumento excessivo da serotonina na corrente sanguínea, até o ponto de chegar à chamada síndrome da serotonina. Esta desordem é caracterizada por um amplo espectro de sintomas, incluindo dores de cabeça, alucinações, agitação, confusão, tremores, contrações musculares, calafrios, taquicardia, transpiração, náuseas e diarréia.

Não apenas óleo de hipérico: chás de ervas, comprimidos e tintura-mãe

A função antidepressiva do hipérico também fora reconhecida pela medicina oficial, tanto que existem vários medicamentos que têm como base a erva-de-São-João.

Estes variam dos remédios mais leves, como os chás de ervas, passando pelos comprimidos ou cápsulas até a tintura-mãe.

Em comparação com o óleo, a vantagem dos comprimidos ou da tintura-mãe é a de ser preparada titulada, ou seja, contendo uma certa quantidade de ingrediente ativo, constante e garantido.

Como prepará-lo em casa

A preparação do óleo da erva-de-São-João é bastante simples e acessível a todos.

Em primeiro lugar são necessárias as flores da erva-de-São-João, mas também podem ser utilizados os botões e as folhas, além de um óleo vegetal que atue como solvente.

A porcentagem é 1:5 ou seja, uma parte da planta macerada na quantidade correspondente em gramas para 5 partes de óleo. Por exemplo, para 100 gramas de flores, você precisa de 500 gramas de óleo vegetal.

Na preparação deste óleo essencial, são geralmente utilizados o óleo de girassol ou o azeite extra virgem de oliva, mas outros tipos também são bons, como o amêndoas ou o óleo de milho.

As flores devem ser lavadas e secas ao sol. Então elas são colocadas em um pote de vidro, cobrindo-as completamente com óleo.

Normalmente, os óleos essenciais são macerados à sombra, ou, em qualquer caso, evitando o contato direto com a luz solar. Mas o hipérico é o único que requer exposição constante aos raios do sol, por um período de aproximadamente 30 dias, correspondendo a um ciclo lunar inteiro.

O recipiente não deve ser fechado hermeticamente para evitar que os processos de fermentação ocorram. É aconselhável colocar uma gaze na boca do pote e cobri-lo com sua tampa mas apenas encostada, não fechada.

Depois de alguns dias, você notará a cor vermelha característica, conferida pela hipericina contida na planta. No final da preparação, o óleo pode ser filtrado.

Recomenda-se que se filtre duas vezes: a primeira vez com uma peneira, para eliminar as impurezas maiores. A segunda filtragem, será feita usando uma gaze ou até menos uma meia de nylon serve.

Neste ponto, o nosso óleo essencial de erva-de-São-João estará pronto. Este fantástico remédio natural deve ser armazenado em frascos de vidro escuro, em um local seco e protegido do calor.

Onde encontrá-lo

Quem não tem tempo, desejo ou maneira de preparar o óleo do hipérico em casa, pode facilmente encontrá-lo no mercado. Este produto pode ser comprado em lojas de alimentos naturais, farmácias, lojas especializadas em produtos orgânicos e naturais ou até mesmo em supermercados de grandes redes varejistas. Mais facilmente talvez você o encontre para comprar on-line.

Curiosidades

Segundo a lenda, a planta do hipérico nasceu do sangue de Prometeu, o herói grego símbolo da rebelião contra a autoridade e da liberdade contra o poder, punido por roubar o fogo dos Deuses para dar aos homens.

Sua punição consistia em ser amarrado em um penhasco onde todos os dias uma águia gigante o visitava para comer seu fígado. Todas as noites, de fato, o fígado do herói crescia de novo.

A história do hipérico está ligada à dos Templários. Esses cavaleiros foram, de fato, os primeiros a descobrirem, no século XII, as propriedades antidepressivas desta planta. Eles perceberam que, além de ser útil para curar feridas e tratar queimaduras, o hipérico conseguia levantar o astral dos soldados feridos em batalhas e imobilizados na cama por longos períodos.

Na linguagem comum, a erva-de-São-João também é chamada de afasta o diabo, já que se acreditava que esta planta tinha o poder de afastar os espíritos malignos. Precisamente por causa desta função apotropaica, muitas vezes era colocada em imagens sagradas, e desse costume antigo a planta recebe seu próprio nome.

A palavra Hypericum, de fato, deriva da união de duas palavras gregas: hiper, ou seja, acima e eikon, que significa imagem.

O óleo essencial de hipérico é também chamado de o “óleo da dona de casa” porque é o remédio mais comum para tratar a pele seca e rachada das mãos.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...