ÁGUA DE MELISSA trata Insônia e Ansiedade. Veja como fazer em casa


A melissa – Melissa officinalis, também conhecida como “erva cidreira verdadeira” – está entre as ervas mais populares no Brasil e do mundo, muito utilizada para fazer chá. Além de agradável por seu sabor adocicado e delicioso, a melissa é prestigiada também por causa dos benefícios que ela traz, sendo muito usada como remédio natural para curar diversos males e desconfortos.

A melissa, consumida com certa regularidade pode aliviar muitas condições ruins de saúde. Para os agitados, ela é um excelente tranquilizador, reduz a ansiedade e o estresse, proporciona relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Chá de melissa

O chá de melissa é popularmente usado para problemas digestivos, para eliminar os gases causados pela má digestão, proporcionando bem-estar após as refeições mais pesadas.

É ótimo também para aliviar náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas. Mas, se for consumido após as refeições, pode dar muito sono, portanto, é indicado que se consuma este chá antes de dormir, ou de qualquer forma, em momentos em que seja possível relaxar.

Como a melissa promove o relaxamento, ela pode causar perda de energia e atrapalhar a realização das atividades rotineiras que requeiram atenção e vitalidade. Já, se consumida umas 4 horas antes de ir para a cama, a melissa te ajudará a ter uma noite tranquila, de sono restaurador.

Como fazer o chá de melissa

Para fazer o chá de melissa, a receita é muito simples:

  • basta ferver 200 ml (uma xícara) de água
  • acrescentar um punhado de folhas de melissa,
  • tampar e deixar em infusão por 10 ou 15 minutos.

Quando estiver morno, coe e beba.

A melissa é naturalmente adocicada e muito gostosa, não precisa adoçar mas você pode acrescentar algumas gotas de limão que ficará muito bom!

Água de melissa

Existe ainda uma outra forma para consumir a melissa, um medicamento homeopático chamado Água de Melissa que pode ser comprado em farmácias, sem receita médica.

Este medicamento é indicado para tratar

  • gases intestinais;
  • possui ação antiespasmódica, ou seja, previne espasmos e cólicas no estômago, intestino e bexiga;
  • é estimulante e calmante do sistema digestivo;
  • analgésico (diminui a dor) e abaixa a pressão arterial.

A água de melissa, assim como o chá desta planta, também acalma e relaxa os nervos. Tem efeitos sedativos, ou seja, promove o sono, e por isso é melhor ser consumida antes de dormir.

Mas atenção! Se você já tomar medicamento para dormir pois, a interação medicamentosa da água de melissa com outros sedativos pode causar sonolência excessiva.

Como usar a água de melissa

Recomenda-se usar 30 gotas de água de melissa diluídas em meio copo de água para usá-la como sonífero, assim como ansiolítico, ou seja, para combater problemas de ansiedade e insônia.

Mas o ideal mesmo é consultar um médico que possa avaliar o teu caso específico e indicar ou não a melissa para você em particular.

Contraindicações da água de melissa

Não há relatos de efeitos colaterais fazendo uso normal da água de melissa. Porém, obviamente, tudo que é demais faz mal e pode ocasionar os efeitos contrários aos desejados. Por exemplo, o excesso de melissa pode causar desconforto abdominal, dores e gases. Procure atendimento em caso de ingestão exagerada acidental da água de melissa.

Quanto às contraindicações, a água de melissa não deve ser consumida por pessoas que tenham hipotireoidismo, crianças menores de dois anos, grávidas ou lactantes.

Ela também é contraindicada para pessoas que possuem sensibilidade ao álcool ou que estejam fazendo tratamento para abandonar o consumo de bebidas alcoólicas pois o medicamento contém álcool.

Procure um médico se você for portador de condições crônicas como diabetes ou tiver problemas com o fígado antes de consumir água de melissa.

Somente um médico poderá recomendar as doses seguras e o melhor uso deste medicamento para caso em particular, avaliando a sua real necessidade.

Como fazer água de melissa em casa

Caso você prefira fazer a sua própria Água de Melissa em casa, siga essa receita:

Ingredientes:

  • 20 gramas de folhas de melissa
  • 3 gramas de folhas de angélica
  • 3 gramas de coentro
  • 2 folhas de canela
  • 0.5 gramas de cravo
  • 15 gramas de casca de limão
  • 1 litro de bebida alcoólica (vodka)

Modo de preparo

  1. Para o preparo, basta misturar todas as ervas com a bebida alcoólica e deixar marinar por 15 dias, mexendo ocasionalmente.
  2. Depois basta filtrar e armazenar em um vidro fechado e guardar longe do calor.

A posologia é de 30 gotas diluídas em água.

Em qualquer das suas formas de consumo, a melissa pode ser um forte aliado para evitar o consumo de medicamentos perigosos, como são os ansiolíticos e os antidepressivos, ajudando a manter o equilíbrio entre corpo e mente mas, repetindo, é bom procurar um médico para estar seguro deste tratamento.

Talvez te interesse ler também:
Abscesso: o que é, e os Melhores Remédios Caseiros para tratar
Ouvido Entupido: Causas e Remédios Naturais para Desentupir
Receita de Xarope para Depurar os Pulmões da Nicotina, Poluição e Fumaça



Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. carolina
    Publicado em 26/10/2021 às 8:51 pm [+]

    alguem sabe me dizer quanto tempo demora para agua de melissa começar fazer efeito?


  2. Daia Florios
    Publicado em 27/10/2021 às 7:20 am [+]

    Subitamente, tanto que é desaconselhado tomar durante o trabalho. Deve fazer efeito de relaxamento, portanto beba umas horas antes de dormir. Um abraço!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...