Unhas Fracas: 10 Remédios Caseiros para Resolver o Problema


Unhas fracas e quebradiças, que descamam e quebram à toa. Unhas manchadas, com riscas verticais, horizontais, com pequenas manchinhas brancas ou arroxeadas. Enfim, unhas que se vê que não estão bonitas, brilhantes e fortes, podem estar sinalizando algo sobre a sua saúde.

O problema de ter as unhas enfraquecidas e, consequentemente, feias, vai muito além da questão estética.

As unhas podem ser um espelho da saúde, são um reflexo da nossa condição interna, podem indicar carência de alguns elementos e até a ocorrência de problemas cardíacos, pulmonares, renais ou hormonais.

Observando as unhas (algumas ciências o faz) é possível prognosticar a ocorrência de tumores e outras lesões internas e até indicar “episódios prévios de doenças”, como afirma o dermatologista e professor-adjunto de dermatologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Claudemir Aguilar.

Doenças que podem ser notadas nas unhas

  • unhas quebradiças – hipo ou hipertireoidismo, carências vitamínicas, problemas circulatórios, uso excessivo de produtos químicos
  • ondulações na superfície das unhas – doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos
  • unhas com variação de cor (metade vermelha, metade branca) – problemas renais
  • unhas com manchas azuladas ou arroxeadas – problemas pulmonares
  • unhas grossas ou amareladas – fungos
  • unhas grossas – traumas na matriz, sapatos apertados ou distúrbios circulatórios
  • riscos marrons – é preciso investigar melanomas na sua pele

E mais uma série de aspectos que só um médico habilidoso no diagnóstico pela observação das unhas (uma prática da Medicina Tradicional Chinesa) poderá te orientar no tratamento.

Então, para os casos acima você deverá, urgentemente, consultar um bom médico mas, se o seu caso é leve, dê uma olhada nas dicas a seguir. Elas são para uso rotineiro, para uma melhor manutenção das suas unhas pois, como todo organismo, elas precisam de hidratação e alimentação.

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/125-saude-5-indicadores-do-nosso-corpo/

10 remédios caseiros para ajudar nas unhas fracas

Máscara de azeite de oliva

Diariamente, aplique azeite de oliva nas unhas e deixe-o atuar por 20 minutos (ou aplique à noite, antes de dormir). O azeite de oliva vai te ajudar a manter as unhas alimentadas, hidratadas e, consequentemente, mais fortes.

Azeite de oliva com suco de limão

Se você juntar suco de limão ao azeite de oliva vai conseguir clarear um pouco as unhas. Mas, tenha o cuidado de não sair ao sol com essa máscara nas mãos pois o limão é fotossensibilizante, ou seja, mancha a pele.

https://www.greenme.com.br/morar/faca-voce-mesmo/4823-verao-frutas-podem-queimar-causar-manchas/

Técnica da cebola

Unhas enfraquecidas podem indicar falta de vitaminas (A e E por exemplo), ou minerais como o ferro e o enxofre. A cebola é uma boa opção natural para resolver este problema.

Pique meia cebola e ponha em um pote que te permita mergulhar as mãos e cobrí-las com os pedaços. Ou faça buracos em meia cebola grande e coloque os dedos dentro. Essa técnica deve ser mantida por 20 minutos. Após esse tempo, deixe as mãos e unhas secarem naturalmente

Alho

O alho sendo um antibiótico natural, vai ajudar a combater micoses e bactérias se for este o caso das unhas fracas. Use-o como na técnica da cebola, colocando alho picado em um pote com água e mergulhando os dedos nele. Também pode tentar passar o alho diretamente sobre a unha com micose.

Óleo de rícino

Para as unhas o óleo de rícino é excelente por sua riqueza em vitamina E. O ideal é você aplicar o óleo de rícino nas unhas, com um algodão, e deixar secar naturalmente. Também são adequados os óleos de jojoba, amêndoas, alecrim e argan.

Esmaltes são bons? Só se forem de ótima qualidade

Se você usa esmaltes, escolha sempre os que não contenham qualquer ingrediente corrosivo em sua composição (formaldeído ou tolueno, por exemplo). Pelo mesmo motivo, se você for alérgica só use esmaltes hipoalergênicos e, se for mexer com produtos químicos, por exemplo, use sempre luvas.

Quanto aos esmaltes permanentes, que estão na moda hoje em dia, é melhor não abusar e deixar as unhas respirarem entre uma aplicação e outra:

https://www.greenme.com.br/consumir/cosmeticos/8568-esmalte-em-gel-faz-mal/

Evite retirar as cutículas

Evite retirar as cutículas, elas são uma proteção natural às unhas contra fungos, bactérias e vírus. Mantenha-as hidratadas e, se precisar, empurre-as suavemente em vez de retirá-las.

Receita caseira de fortalecedor para as unhas

Misture o conteúdo de um esmalte-base (considerando o que foi explicado acima, ou seja, uma base transparente e de boa qualidade) com 3 dentes de alho amassados, meio limão e uma cápsula de vitamina E.

Você pode bater tudo com um mixer, ou amassar bem amassadinhos o limão e os dentes de  alho, coar em um pano limpo e misturar o suco no esmalte com a ampola. Se conseguir colocar o fortalecedor caseiro no vidro do esmalte, ótimo.

De qualquer forma, de um jeito ou de outro, pincele o fortalecedor diariamente, à noite, em todas as unhas e deixe-as secar naturalmente.

Quando já estiverem fortalecidas (tenham ultrapassado a crise) passe a fazer uma manutenção semanal com esse fortalecedor, que também serve como prevenção de infecções diversas, por conta do alho.

Alimentação saudável é essencial para ter unhas fortes

Diariamente, escolha alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina E (azeite de oliva, vegetais de folha verde, ovo ou frutos secos) e proteínas de boa qualidade.

Manter uma dieta saudável é fundamental para a saúde como um todo.

Procure um médico

Mas, se os seus problemas de unhas não se resolvem com essas dicas caseiras, não hesite em procurar um médico bom que te acompanhe e indique os exames necessários para um diagnóstico completo pois, como vimos, unhas fracas podem sinalizar doenças.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO DE ARGAN – PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO

MICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR

ROER AS UNHAS…STOP! VEJA O QUE FAZER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...