Remédios Naturais e Caseiros para Emagrecer


Vamos combinar: milagres não existem. Pelo menos não no mundo das dietas. Existem remédios que atuam nos neurotransmissores e inibem a fome, mas são perigosos e têm efeitos colaterais. Já os remédios caseiros para emagrecer vão ajudar a perder peso de maneira natural.

A melhor maneira de perder peso não é segredo para ninguém: consiste em combinar uma dieta de baixa caloria com uma rotina regular de exercícios, além de dormir bem o suficiente.

Aqui vamos te ajudar nessa combinação estratégica. É importante ter em mente que nutrição é saúde e energia. A maioria das dietas para emagrecer elimina completamente gorduras e carboidratos, o que pode prejudicar o metabolismo e o funcionamento do corpo.

Portanto, fica aqui o alerta. Nossas dicas não substituem a consulta médica ou nutricional. Tenha bom senso e pense não em emagrecer, mas em ter saúde!

Vamos à dicas e aos remedinhos caseiros que te ajudarão a perder peso:

Água com gengibre e limão

O gengibre tem propriedades termogênicas e o limão ajuda na desintoxicação do sistema digestivo. Tudo isso ajuda o corpo a liberar o excesso de gordura e os efeitos podem ser visíveis em apenas algumas semanas, se o consumo dessa bebida for regular e combinado com outros fatores (dieta e exercício).

Este é um dos remédios caseiros para perder peso mais simples e conhecidos no mundo todo.

Saiba mais:

Pó de sementes de feno-grego, sementes de carambola e sementes de cominho preto

Especiarias geralmente possuem propriedades termogênicas que aumentam o nosso metabolismo. Por exemplo, as sementes de feno-grego, aumentam a taxa metabólica e ajuda na perda de gordura. As sementes de carambola, idem. As sementes de cominho preto são ótimas para perda de gordura abdominal e podem ajudar a reduzir o peso total.

Use tais especiarias na tua alimentação. Mas, para simplificar o consumo, você pode usar tais temperos em pó, adicionando em um copo de água morna uma vez por dia. É um remédio caseiro simples e fácil para reduzir o peso.

Chá de canela

A canela é termogênica e  ajuda a regular o nível de insulina no sangue. Beba chá de canela em jejum todos os dias. Além do mais, é uma delícia.

Leia mais: 

Beba água

Você não acredita mas beber uma quantidade suficiente de água todos os dias pode ser um remédio caseiro muito eficaz para perda de peso. Muitas vezes sentimos fome, que na verdade é sede, pois os alimentos contêm água.

Leia mais:

Massagens com óleos essenciais

Alguns óleos essenciais ajudam a queimar gordura localizada. Faça massagens nas áreas interessadas que isso pode ajudar no processo de redução de medidas.

Leia mais:

Chás emagrecedores

Alguns chás funcionam como depuradores (limpam o organismo), outros como detox (desintoxica de metais e outras químicas do dia a dia que engordam). Outros ainda aceleram o metabolismo ou são diuréticos.

Chás nos mantêm hidratados, o que também é outro fator relacionado ao bom funcionamento do organismo e à perda de peso.

Leia mais sobre chás emagrecedores:

Dicas para emagrecer

Agora essas dicas não são remédios, mas hábitos que você precisa adquirir se quiser emagrecer, pois são muito importantes para manter o metabolismo alto.

Coma menos de cada vez, mas com mais frequência

Alguns especialistas em nutrição e saúde acreditam que comer menos e com mais frequência ajude a manter o organismo em constante trabalho de digestão, o que aumenta o metabolismo. De fato, a digestão é um dos processos orgânicos que mais gastam calorias.

Leia mais:

Tenha massa muscular

Um corpo parado sem massa muscular gasta menos calorias que um corpo parado com massa muscular. Ou seja, para emagrecer, a melhor ideia não é fazer exercícios aeróbicos visando a queima de caloria e sim, os dois, pois o ganho de massa muscular ajuda o corpo a se manter metabolicamente ativo, gastando calorias para manter os músculos.

Durma bem e o suficiente

Por incrível que pareça, dormir é muito importante para emagrecer ou manter o peso, pois a falta de sono faz o corpo pedir por energia, e energia é caloria. Assim, você acha que está com fome mas na verdade está com falta de sono.

Além disso, o sono regula as funções do corpo e ajuda na digestão. Também ajuda a manter a taxa metabólica normal, o que é essencial para eliminar o excesso de flacidez do corpo.

Fique calmo pois o estresse engorda

Fácil falar mas a verdade é que quem quer emagrecer deve evitar o estresse. O estresse libera um hormônio chamado cortisol que tende a fazer com que o corpo acumule gordura. Pessoas estressadas têm maior dificuldade em perder peso em relação  que um indivíduo relaxado.

Leia mais:

Pare de consumir açúcares artificiais

Frutas e vegetais contêm açúcares naturais. Se você quiser perder peso, precisa se limitar a consumir apenas esse tipo de açúcar. Reduza ou corte o consumo de doces, sorvetes, refrigerantes e produtos similares que contêm açúcar adicionado. Você não precisa desse tipo de açúcar e nem vai sentir falta dele. Cebolas, cenouras, beterrabas, abóboras contêm açúcar natural, atém das frutas, é claro.

Açúcares artificiais são calorias vazias enquanto os das frutas e vegetais contêm nutrientes.

Sirva a refeição em um prato pequeno

Freud explica: se você comer em um prato grande, corre o risco de comer demais.

Isso porque, o cérebro percebe o tamanho do prato com a quantidade de comida que você precisa comer. Um prato maior contém uma quantidade maior de comida, enquanto um prato menor contém porções menores. Se você comer em um prato pequeno, mas devagar, mastigando bem e degustando a comida, é provável que você se sinta satisfeito depois de comer menos. Experimente!

Mastigue bem os alimentos

Comer não é apenas uma questão digestiva, é também cerebral. Se a boca for mais rápida que o cérebro, o corpo não vai se sentir saciado. Quanto mais tempo você demorar para terminar sua refeição, maior a chance de se sentir satisfeito depois de consumir porções menores. Mastugue bem e viva o momento prazeroso da alimentação.

Alimentos integrais

São melhores porque contêm fibras, regulam o sistema intestinal, favorecem as boas bactérias do intestino, têm índice glicêmico baixo, saciam mais e por mais tempo Dê preferência aos alimentos integrais sempre que puder.

Não tenha tentações em casa

Como resistir às junk foods se a sua casa está cheia de biscoito recheado, batatinha chips e toda sorte de guloseimas? Faça um favor a si mesmo e evite comprar essas tentações em primeiro lugar.

Abandone o tabagismo

Muita gente acha que é o contrário: que fumar emagrece. Mas o cigarro só emagrece se for de doença.

A nicotina faz o tabagista se sentir mal, com menos vontade de ir à academia e de levar uma vida saudável. Cigarro também tira o gosto dos alimentos e faz com que quem fuma e bebe acabe extrapolando seja em um vício que no outro, pois um puxa o outro e o álcool engorda.

Devagar e sempre

Como dissemos antes, não pense em termos de perder peso e sim, em termos de ganhar saúde.

Uma dieta rica em proteínas ajuda a reduzir gordura e a ganhar massa muscular, o que significa emagrecer. Mas não improvise em casa esse tipo de dieta, pois o corpo precisa de todos os nutrientes e o desequilíbrio causa doenças. No caso do excesso de proteínas, principalmente o fígado pode se sentir sobrecarregado e adoecer. Sem contar que dietas desse tipo duram pouco.

Portanto, não pense em  perder peso rapidamente, como por exemplo, fazendo dietas hiperproteicas, de jejuns prolongados ou com o corte de macronutrientes.

Devagar e sempre. Adquira hábitos saudáveis e todo o bem-estar virá de consequência.

Consulte um especialista

As informações aqui contidas são de cunho informativo e absolutamente não substituem a consulta médico profissional.

Fonte: pharmeasy.in

Talvez te interesse ler também:

Comer mais no café da manhã e menos no jantar não ajuda a emagrecer

Exercícios isométricos: tonificar e emagrecer sem se mexer

Se pensar queima tanta caloria, por que não emagrece?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...