Veias varicosas: causas, prevenção e remédios naturais


Veias varicosas (ou as tão temidas varizes) costumam causar desconforto muito mais pelo seu aspecto do que pelos seus efeitos no organismo. Muito mais comum em mulheres do que em homens, estima-se que uma em cada quatro pessoas sofram com varizes.

Causas e sintomas das veias varicosas

Além do fator genético que influencia diretamente se você terá veias varicosas ou não, é dado como certo que determinados comportamentos podem levar ao desenvolvimento de varizes nas pernas.

Em termos práticos, as veias varicosas são veias evidentemente protuberantes nas pernas que podem causar dor.

A protuberância das veias se dá pela dificuldade de circulação do sangue pela área. Desta forma, permanecer durante muito tempo numa mesma posição pode ser agente causador e desencadeador de varizes ou veias varicosas. Por exemplo, pessoas que passam o dia todas de pé ou sentadas na mesma posição estão sujeitas a desenvolverem veias varicosas.

Os sintomas mais comuns, além das veias saltadas, são:

• Dores nas pernas

• Câimbras nas pernas, normalmente durante a noite

• Pés e/ou tornozelos inchados

• Sensação de queimação ou coceira nas pernas

Prevenção de veias varicosas

A melhor forma de prevenir a formação das varizes ou veias varicosas é mantendo uma vida saudável da seguinte forma:

Evitar o tabagismo, pois além de prejudicar a circulação, prejudica a saúde do organismo como um todo

Sobrepeso pode ser uma das causas, neste caso recomenda-se procurar por orientação de um médico

Evitar o uso de sapatos apertados ou desconfortáveis, pois apenas colaborarão com o desenvolvimento de dores e varizes

Remédios naturais para veias varicosas e varizes

veias varicosas 2

Além de procedimentos endotérmicos ou cirurgias que podem ser recomendadas por um profissional de saúde, há alguns tratamentos ou remédios naturais que podem auxiliar no alívio (e também na prevenção) de veias varicosas. Dentre eles podemos citar:

Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma das formas mais certeiras de prevenir e tratar as veias varicosas. A prática diária de caminhadas ou pequenas corridas (quando liberadas pelo médico) são de extrema valia e podem ajudar a aliviar os sintomas em menos de 4 semanas. Neste sentido, recomenda-se exercícios aeróbicos que ajudarão na circulação.

Usar meias de compressão

Utilizar meias de compressão para tratar varizes é extremamente eficaz. As meias de compressão diminuem a pressão e fazem com que o sangue seja transportado mais facilmente pela região das panturrilhas e também dos calcanhares. Isso fará com que haja menos esforço das veias, diminuindo, aliviando e tratando as veias varicosas.

Alimentos e remédios naturais para veias varicosas

Alho

Além de ajudar a eliminar as toxinas presentes nas veias varicosas, o alho desinflama. Basta fatiar 6 dentes de alho e colocar em um recipiente. Misture com o suco de 3 laranjas e coloque também duas colheres de sopa de azeite de oliva. Deixe a mistura descansar por 12 horas, agite o frasco e aplique gentilmente sobre as varizes massageando a região. Repetir diariamente por alguns meses.

Salsa

Uma poderosa antioxidante por ser rica em vitamina C, a salsa é capaz de eliminar as tão desagradáveis varizes. Deve-se ferver um ramo de salsa fresca picada com 200ml de água. Coe e coloque no congelador para esfriar. Aplique sobre a área com varizes diariamente, massageando gentilmente.

Vinagre de maçã

Ajuda na redução de varizes de forma eficaz. Basta aplicar diretamente sobre as veias varicosas e massagear suavemente por alguns minutos. Repita o procedimento diariamente.

Leia também: OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

Azeite de Oliva

Realizar massagens diárias com azeite de oliva sobre as veias varicosas auxiliará em sua redução, pois neste caso o azeite agirá melhorando a circulação da área conforme é absorvido.

Leia também: AZEITE EXTRAVIRGEM DE OLIVA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Recomendação geral em caso de veias varicosas

Em sua maioria, as veias varicosas não trazem consequências graves para as pessoas. É importante, no entanto, que um médico seja consultado para avaliar os tipos de tratamentos ideais para seu organismo, caso perceba ter veias varicosas ou varizes pelas pernas.

Especialmente indicado para você:

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS

PILATES: BENEFÍCIOS E EXERCÍCIOS PARA COMEÇAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...