Calcanhares rachados: 10 remédios naturais que realmente funcionam


Calcanhares rachados são um problema chato – doem, as peles se soltam, ficam feios – mas é sempre possível você resolver esse problema com alguns remédios caseiros antigos.

O seu calcanhar pode estar rachado por falta de hidratação adequada, ou o uso de sapatos que apertam ou não dão bom ajuste, ou porque você está acima do seu peso, ou enfim, pode ser uma reação a algum fungo que se instalou nos seus pés.

O cuidado dos calcanhares deve ser semanal – uma esfoliação leve e a aplicação de um hidratante adequado costuma fazer bom efeito. Banhos de pés, com água quente e sabão, para amolecer as peles mortas, em seguida uma esfoliação e a aplicação de uma máscara hidratante aplicada abundantemente nos calcanhares, antes de dormir (de meias, para não manchar a roupa de cama).

Diz-se que, antigamente, se usava vaselina pura, banha de porco, ou qualquer gordura vegetal para obter o mesmo efeito. O objetivo é manter os pés aquecidos, com as meias, e envoltos em uma camada cremosa restauradora da pele – claro, sempre após a esfoliação semanal para retirada das peles mortas.

Veja abaixo 10 remédios que realmente funcionam para os calcanhares rachados:

Banho de pés com lavanda e bicarbonato

Para suavizar a pele dos calcanhares, faça um banho de pés, com água quente (uma bacia), lavanda (4 gotas de óleo essencial) e bicarbonato de sódio (2 a 3 colheres de sopa). Este é um banho de pés muito agradável e com efeito relaxante. Deixe seus pés na água quente por 15-20 minutos. Outra alternativa é você fazer esse banho de pés com chá de lavanda, erva fresca, em vez de usar o óleo essencial. O efeito é o mesmo. Após esse banho, faça uma esfoliação com sal, fubá ou pedra-pomes.

Pedra-pomes

Use a pedra-pomes somente após ter suavizado a pele dos calcanhares com um banho de pé ou um banho quente. A pedra-pomes é uma ferramenta muito útil para suavizar os calcanhares e remover as células mortas. Esfregue a pedra-pomes nos pés em movimentos suaves e circulares. Após o tratamento com pedra-pomes aplique um hidratante específico para pés.

Esfoliantes caseiros

Faça uma esfoliação semanal nos seus calcanhares e aplique um hidratante – esse procedimento evita a formação de rachaduras e pode sanar as que já estão instaladas. Para fazer um esfoliante, misture açúcar, sal ou fubá a um creme hidratante ou óleo (amêndoa ou azeite de oliva) até conseguir uma mistura cremosa. Com esta mistura, após o banho de pés, ou banho quente, esfregue a sola dos seus pés em movimentos circulares suaves. O objetivo é retirar as células mortas que vão se acumulando nos calcanhares e outros pontos. Em seguida, enxague os pés e aplique um hidratante.

Leia também: ESFOLIANTE CASEIRO: 4 RECEITAS NATURAIS E SIMPLES

Tratamento com óleo de gergelim

O óleo de gergelim é muito adequado para a pele seca e tem efeito antienvelhecimento. É utilizado como óleo para rosto e corpo. Também é adequado para os pés e calcanhares. Para suavizar áreas ásperas será suficiente você misturar uma colher de sopa de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de hortelã. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique-o aos pés, insistindo nos calcanhares, calce meias de algodão e repouse. O melhor é fazer este procedimento antes de dormir. Na manhã seguinte sua pele estará suave e recuperada mas, se ainda restarem asperezas, passe a pedra-pomes ou faça uma esfoliação.

Esfoliação com bicarbonato de sódio

Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água morna. Faça um creme suave para massagear os calcanhares em movimentos circulares. Enxague e aplique um hidratante ou algumas gotas de óleo de amêndoa doce ou de gergelim.

Massagem com farinha de arroz

Para preparar este simples tratamento esfoliante você deverá misturar 2 colheres de sopa de farinha de arroz e 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, óleo de amêndoa doce ou de gergelim. Faça esta mistura na hora de usar. Misture bem os ingredientes para obter um composto de fácil aplicação e use-o para massagear os calcanhares, com uma esponja ou com os dedos.

Compressa de manteiga de karité

O conselho é aplicar sobre os calcanhares a manteiga de karité antes de ir dormir, depois da esfoliação semanal ou depois de passar a pedra-pomes. Basta passar a manteiga de karité do frasco com as palmas das mãos em toda a planta do pé, deixando uma camada mais grossa nos calcanhares. Calce meias de algodão para proteger os pés durante a noite. Na parte da manhã, lave os pés com água morna e sabão neutro.

Envolva seus pés com mel

Aplique mel nos calcanhares e deixe descansar por 30 minutos antes de enxaguar com água morna, ou antes fazer um bom banho de pés.

Esfoliação com farinha de grão-de-bico

Misture 3 colheres de sopa de farinha de grão de bico, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e 3 colheres de sopa de amêndoas trituradas ou farinha de amêndoa. Adicione 1 colher de sopa de óleo (azeite extra virgem, óleo de amêndoas ou de gergelim) e a água suficiente para obter uma pasta fácil de aplicar e esfregar na pele. Massageie várias vezes seus calcanhares. Este esfoliante serve também para cotovelos e outras áreas ásperas.

Azeite de oliva e limão

Em um vidro, misture 2 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Acrescente bicarbonato de sódio ou a farinha de arroz, aos poucos, até conseguir uma mistura cremosa. Massageie seus calcanhares, como se fosse uma esfoliação, ou use como compressa para amaciar a pele endurecida. Este remédio também serve para tratar calos.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...