Cuide de seus olhos e veja o mundo melhor


Com a inserção cada vez maior de dispositivos eletrônicos, como computador, tablet e celular, no nosso cotidiano, nossos olhos estão sendo mais usados, sobretudo, para distâncias curtas.

Nossos olhos nos conectam com o mundo e, devido à sobrecarga de leituras, podem ficar irritados, secos, com bolsas e outros problemas.

Dizemos que estamos com a “vista cansada” quando sentimos nossos olhos doloridos, pesados, secos ou com ardência, após submetê-los a muito trabalho.

A causa mais comun de dor nos olhos é a exposição ao monitor, porque o usamos tanto para o trabalho quanto para o entretenimento. O ritmo de vida contemporâneo faz com que cheguemos a ficar mais de 50% do nosso tempo despertos na frente do computador, do celular, do tablet e da televisão.

O melhor há se fazer é reduzir o tempo de exposição dos olhos às telas e usar algumas técnicas para ajudar a descansá-los.

Feche os olhos

Segundo uma técnica chamada “Pomodoro”, um descanso de 5 minutos a cada 20 ou 25 minutos em qualquer atividade ajuda a potencializar a nossa produtividade.

Se ao final do dia você estiver com os olhos cansados, use essa técnica e, também, faça uma massagem ocular com a gema dos dedos.

Aumente suas piscadas

Nosso organismo está desenhado para piscar de forma inconsciente com o objetivo de umedecer e descansar nossos olhos.

Entretanto, as telas fazem com que os olhos ressequem mais e, por isso, sentimos que eles estão mais pesados.

Pisque conscientemente aumentando a frequência dessa ação para que seus olhos e seu cérebro se acostumem a realizá-la a cada um ou dois segundos.

Plantas medicinais

A camomila, o funcho e a malva são três plantas desinflamatórias para os olhos.

A camomila reduz o inchaço e as olheiras provocados pelos olhos cansados. Aplique uma compressa submergida em uma infusão de camomila sobre as bolsas e olheiras.

O funcho é um colírio natural que acalma a irritação e previne infecções. Basta expremer o fruto e aplicar o líquido em um gaze limpa.

Já a malva, que deve ser aplicada como a camomila, é ideal para a sequidão e irritação.

Talvez te interesse ler também:

OS OUVIDOS ENVELHECEM: APRENDA COMO CUIDAR DELES

ARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...