Caspa: 10 remédios naturais para combatê-la


Caspa é um distúrbio do couro cabeludo que ocorre por causa do ressecamento ou excessiva oleosidade e a proliferação de bactérias e fungos. Provoca coceiras e formação excessiva de escamas brancas nos cabelos. Veja os 10 remédios naturais para combatê-la.

1. Folhas de Neem ou Nim

Suas propriedades antifúngicas e antibacterianas auxiliam no tratamento da caspa e outros problemas capilares. Ferva um punhado de folhas em duas canecas de água e use esta decocção para enxaguar os cabelos três vezes por semana.

2. Óleo de Coco

oleo de cocco

Antifúngico que ajuda eliminar a caspa e hidrata o couro cabeludo aliviando a coceira.

Use uma medida do óleo e outra de suco de limão.

Misture e massageie o couro cabeludo. Enxague após 20 minutos. Repita três vezes por semana.

3. Vinagre de Maçã

vinagre_de_maçã

Equilibra o pH e auxilia na limpeza dos poros obstruídos. Misture duas colheres de mesa de vinagre de maçã e duas colheres de mesa de água. Adicione 15 ou 20 gotas de óleo essencial de tea tree.

Massageie o couro. Enxague. Repita três vezes por semana.

Leia também: OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

4. Bicarbonato de Sódio

bicarbonato di sodio

Ideal na remoção das células mortas do couro cabeludo, absorvendo o excesso de óleo. Equilibra o pH e reduz o crescimento de fungos. Molhe os cabelos e esfregue uma mão cheia de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. Enxágue. Repita duas vezes por semana.

Não lave com shampoo depois deste tratamento.

5. Vinagre branco

Contém acido acético que previne o crescimento de fungos e alivia a coceira. Use meia caneca de vinagre a duas canecas de água. Enxágue e lave com shampoo.

Outra opção: faça massagem no couro cabeludo com a mistura de duas partes de vinagre branco, uma parte de óleo de oliva e três partes de água. Aguarde 10 minutos, enxágue e lave com shampoo.

Repita duas vezes por semana.

6. Óleo de oliva

Hidratante natural que evita o ressecamento do couro cabeludo. Aqueça o óleo, massageie o couro e enrole uma toalha nos cabelos. Deixe por 45 minutos ou durante a noite toda, e enxágue e lave com shampoo.

Repita algumas vezes por semana.

7. Tea Tree Óleo Essencial

Tem propriedades antifúngicas. Algumas gotas de Tea Tree óleo ao shampoo. Uma gota de óleo para uma mão cheia de shampoo.

Ou adicione algumas gotas em uma colher de mesa de óleo de oliva ou óleo de coco. Aplique nos cabelos e deixe por 30 minutos ou durante a noite, enxaguando com água fria. Repita duas vezes por semana.

8. Suco de limão

suco-de-limao

Contém ácido que elimina os fungos da caspa e alivia a coceira. Misture o suco de meio limão a um quarto de xícara de iogurte natural. Aplique e deixe por 20 minutos, enxágue e lave com shampoo neutro.

Outra opção: massagem o couro com algumas colheres de chá de suco de limão misturado com água. Deixe por 5 minutos, enxágue e lave com shampoo.

Repita algumas vezes por semana.

Leia também: SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA

9. Aspirina

Contém ácido acetilsalicílico que ajuda no controle da caspa. Esmague duas aspirinas e misture com uma gota grossa de shampoo. Lave os cabelos com a mistura, massageando o couro. Deixe por alguns minutos e enxágue. Lave com shampoo até remover completamente o pó de aspirina.

Ou esmague três comprimidos e dissolva em uma colher de mesa de vinagre. Massagem o couro com a mistura, deixe por meia hora e enxágue.

10. Feno-grego

Uma erva com propriedades antifúngicas.

Deixe de molho três colheres de sementes de feno-grego em água durante a noite. Pela manhã, amasse-as em uma pasta fina. Adicione algumas colheres de chá de iogurte natural.

Aplique a pasta e deixe por algumas horas. Enxague e lave com shampoo. Repita duas vezes por semana.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...