15 Remédios Naturais para Infecção de Garganta


A restrição à venda de antibióticos no Brasil foi uma medida tomada, em 2010, em função do aparecimento recente de bactérias super-resistentes aos antibióticos. Com isso, ficou mais difícil comprar esses medicamentos e os médicos deveriam ser mais criteriosos para prescrevê-los. Mesmo assim, há pessoas que fazem uso indiscriminado de antibióticos sem saber que existem soluções naturais para alguns males que tal medicação combate sendo, portanto, possível substituí-la. É o caso da infecção de garganta.

Com paciência e constância é sim possível curar com remédios caseiros a garganta inflamada, inclusive se houver placas. A seguir, algumas receitas naturais que você pode preparar em casa para combater a dor de garganta.

1. Limão e bicarbonato

Esses ingredientes funcionam mesmo se você estiver com início de placa. Basta colocar uma pontinha de colher de bicarbonato no suco de 1 limão espremido. A mistura vai virar uma espuma. Faça gargarejos com a mistura a cada 3 horas. Isso ajudará a desinfetar a área infectada e, provavelmente, acabará com a placa recém-formada.

2. Lenço umedecido com álcool

Esse é um remédio da vovó. Umedeça um lenço com álcool e coloque no pescoço para dormir. O calor emitido pelo lenço com álcool ao pescoço ajuda a combater o crescimento da inflamação e provoca sensação de alívio e bem-estar.

3. Xarope natural com mel

Ponha folhas de guaco lavadas e picadas em uma xícara de água fervida e abafe por cerca de 10 minutos. Coe e e adicione uma xícara de açúcar mascavo. Aqueça novamente até dissolver o açúcar e acrescente uma colher de sopa bem cheia de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado, seco e bem lacrado. Tome uma colher de chá de xarope de 2 a 3 vezes por dia.

Em uma revisão de 2021, foi observado que o mel é mais eficaz do que outros tratamentos, como antibióticos e difenidramina, para aliviar sintomas de infecções respiratórias superiores agudas. No entanto, crianças com menos de 1 ano não devem consumir mel devido ao risco de botulismo infantil.

4. Gargarejo com água morna e sal

Fazer um gargarejo com água salgada e morna pode aliviar uma garganta irritada, ajuda a dissolver secreções e a reduzir as bactérias na garganta. Você pode criar uma solução de água salgada adicionando meia colher de chá de sal a um copo de água morna. Faça gargarejo com essa solução para reduzir o inchaço e manter a garganta limpa. De acordo com a Associação Americana de Osteopatia, pessoas com dor de garganta devem fazer gargarejo com água salgada pelo menos uma vez a cada hora.

5. Gargarejo com bicarbonato de sódio

Gargarejar com uma mistura de água morna, bicarbonato de sódio e sal pode ajudar a aliviar a dor de garganta, reduzir bactérias e prevenir o crescimento de fungos. O Instituto Nacional do Câncer recomenda essa solução, que consiste em:

  • 1 copo de água morna,
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • e 1/8 colher de chá de sal, a ser usada três ou quatro vezes ao dia, seguida de enxágue com água pura.

6. Própolis

Um estudo sugere que o uso de um spray oral de própolis foi eficaz na melhoria dos sintomas de infecções leves do trato respiratório superior. Após três dias de tratamento, 83% dos participantes tratados com própolis tiveram remissão dos sintomas, em comparação com 72% no grupo placebo. Além disso, todos os participantes tratados com própolis se recuperaram completamente após cinco dias, enquanto o grupo de controle levou cinco dias para a recuperação completa.

7. Chá de alho com limão

O alho possui propriedades antibacterianas naturais. Em uma xícara, coloque 1 dente de alho grande cortado ao meio, suco de 1 limão espremido, 200ml de água fervida e 2 colheres de mel. Misture tudo numa xícara e abafe por cerca de 3 minutos. Depois, tome o chá. O alho melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico.

8. Chá de camomila

O chá de camomila é reconhecido por suas propriedades medicinais, e tem sido usado há muito tempo para tratar dores de garganta. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a aliviar a inflamação na garganta, nariz e olhos. Além disso, o chá de camomila pode ajudar a estimular o sistema imunológico para combater a infecção que causou a dor de garganta.

9. Chá de gengibre

Coloque em água fervendo, um pedaço de 2 ou 3 cm de gengibre (até mesmo com a casca). Desligue o fogo e deixe o gengibre em infusão por uns 10 minutos antes de beber. Não se esqueça de tampar a chaleira durante a infusão ou deixe a infusão acontecer em uma caneca com um pires como tampa. Coloque mel e suco de limão a gosto. O gengibre é um poderoso anti-inflamatório, um antibiótico natural, um verdadeiro e potente remédio para todas as inflamações, inclusive a de garganta.

10. Sálvia e Equinácea

Uma pesquisa sugere que um spray de feito de sálvia e equinácea pode ajudar a aliviar a dor de garganta tão eficazmente quanto um spray medicamentoso antisséptico.

Você pode fazer em casa um spray de sálvia e equinácea para tratar dor de garganta com os seguintes ingredientes:

1 colher de chá de sálvia em pó
1 colher de chá de equinácea em pó
1/2 xícara de água.

Leve a água para ferver, desligue o fogo assim que ferver, coloque a sálvia e a equinácea em pó, deixe descansar por 30 minutos. Coe e coloque a mistura em um pequeno frasco de spray e aplique na garganta a cada 2 horas ou conforme necessário. Se não tiver spray, experimente gargarejo.

11. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, de acordo com uma revisão de literatura de 2019.

Você pode usar a hortelã para tratar infecções na garganta de duas maneiras: através do chá e do óleo, que pode ser usado em spray ou para fazer gargarejo.

Para fazer chá de hortelã coloque algumas folhas secas de hortelã-pimenta em água fervente e deixe a mistura descansar por alguns minutos. Coe e deixe esfriar um pouco antes de beber. Para fazer um spray de óleo de hortelã-pimenta que também ajuda a aliviar dores de garganta, misture algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em 2 colheres de sopa de um óleo vegetal qualquer, como azeite de oliva, óleo de amêndoas ou óleo de coco.

12. Pimenta

A pimenta caiena é frequentemente usada como analgésico, pois contém capsaicina, um composto natural conhecido por bloquear os receptores de dor.

Existe uma receita caseira que consiste em fazer gargarejo com pimenta caiena misturada com água morna e mel para ajudar no alívio da dor de garganta, mas isso não tem comprovação científica. Comece com uma leve pitada de pimenta e evite o uso se tiver feridas abertas na boca.

13. Bebidas geladas

Beba líquidos bem gelados, mesmo que os primeiros goles não sejam agradáveis. Assim como aplicar gelo em uma torção pode aliviar a dor e reduzir o inchaço, beber líquidos gelados pode anestesiar sua garganta e reduzir parte da inflamação que está causando desconforto. Você também pode chupar um picolé para combater a inflamação na garganta, mas evite sabores cítricos que possam causar refluxo ácido e piorar os sintomas.

14. Evite ar seco

O ar seco agrava a dor de garganta. Adicionar umidade ao ambiente pode ajudar, seja inalando vapor de água aquecida em uma tigela coberta por uma toalha, tomando um banho quente no banheiro fechado para criar um ambiente úmido, ou usando um umidificador. Beber água também ajuda a manter a garganta úmida e a reduzir a dor.

15. Descanse o corpo e a voz

Descansar e garantir um bom sono é importante quando você está com dor de garganta, pois a falta de sono pode aumentar o risco de infecções e inflamações. Além disso, é aconselhável evitar falar alto ou gritar, pois isso pode irritar ainda mais a garganta dolorida.

Fontes: 

  1. Ent and Allergy
  2. Heathline
  3. Medical News Today

Talvez te interesse ler também:

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...