Casca de banana empanada. Super receita, nada se joga fora!


Estamos acostumados a comer frutas e legumes sem a casca. A banana por exemplo, já imaginou comê-la com casca e tudo? Calma, não é isso que vamos sugerir aqui, mas sim a aproveitar também a casca que jogamos no lixo.

Assim como a maioria das frutas e legumes, as cascas dos alimentos, inclusive das bananas, possuem muitos nutrientes e vitaminas, além de servirem de alimento combatendo a fome.

Por isso, vamos ensinar uma dica entre muitas de como aproveitar a casca de banana.

Veja como é simples!

Casca de banana empanada

Dentre as diversas opções de utilização da casca de banana, uma delas é fazê-la empanada ou à milanesa, como costumamos dizer. É um tanto quanto inusitado, mas parece ficar muito bom! Vamos experimentar?

Ingredientes:

  • 2 cascas de banana;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Sal a gosto;
  • Orégano a gosto;
  • 2 ovos;
  • Páprica a gosto
  • ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de farinha de rosca.

Modo de fazer

Lave as cascas da banana, tempere com alho, sal e orégano e deixe descansar por meia hora para pegar o sabor.

Em uma tigela, misture o ovo e a páprica, passe as cascas de banana na farinha de trigo, depois na mistura de ovo e páprica e por último na farinha de rosca.

Repita o processo, sempre nessa ordem, até terminar as cascas.

Unte uma assadeira e coloque as cascas espalhadas.

Asse em forno médio até que fiquem bem crocantes.

Outros usos da casca de banana

Não só a banana, mas a casca dela que jogamos no lixo é rica em nutrientes como potássio, magnésio e vitaminas B6 e B12. Além disso, a casca da banana contém polifenóis como o tanino, o qual é adstringente e antisséptico. Isso faz com que a casca de banana também seja uma ótima opção para tratar problemas de pele como acnes, rugas e manchas.

Para esta finalidade, recomenda-se que a casca da banana seja utilizada ainda fresca, ou seja, recém tirada, pois se passar muito tempo ela oxida e perde as propriedades curativas.

Ficou curioso sobre como utilizar a casca de banana fresca na pele? Veja essas opções:

  • Para tirar verrugas – Corte um pedaço da casca de banana fresca, um pouco maior que o tamanho da verruga, coloque sobre ela e cubra com esparadrapo micropore. Deixe durante a noite e repita esse processo quantos dias forem necessários até sumir a verruga.
  • Para reduzir rugas e marcas de acne – Passe a parte de dentro da casca de banana fresca sobre o rosto e deixe descansar por 30 minutos. Depois é só lavar com água. Repita esse processo diariamente tanto para tratar, quanto para evitar acnes.
  • Para picadas de insetos – Passe a casca de banana no lugar da picada e o alívio será imediato! Essa dica vem dos antigos que utilizavam essa técnica há muitos anos.
  • Pele irritada e avermelhada – A casca de banana também é excelente para tirar a irritação e a vermelhidão da pele causadas por alguma alergia ou lesão. Por isso, é necessário apenas esfregar a casca de banana na parte lesionada e aguardar alguns instantes até o incômodo passar.
  • Para clarear o esmalte dos dentes – Para deixar os dentes mais brancos, recomenda-se esfregar a parte interna da casca de banana fresca nos dentes.

Para todos esses casos, não há um tipo específico de banana, ou seja, pode ser utilizada a casca de qualquer um dos tipos existentes.

A única recomendação é a de que seja casca de banana orgânica, pois esta é livre de agrotóxicos e não prejudicará ainda mais a sua pele.

Talvez te interesse ler também:

ENSETE: A SUPER BANANA CAPAZ DE ERRADICAR A FOME NA ETIÓPIA

BANANA: VERDE, AMARELA OU MARROM? QUAL É MELHOR PARA A SAÚDE?

BANANA É MELHOR QUE ENERGÉTICO PARA ATIVIDADE FÍSICA E TREINO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...