Uva-passa: os benefícios e como consumir (10 Receitas)


Geralmente lembrada apenas na época do Natal, a uva-passa é um ingrediente que deveria fazer parte da mesa de todo mundo e o ano inteiro, tendo em vista as propriedades nutricionais e os benefícios que proporciona à saúde.

Rica em:

A uva-passa divide opiniões quanto ao paladar, mas é sem dúvida um alimento muito saudável.

Uva-passa faz bem pra quê?

Entre os principais benefícios do consumo dessa frutinha, estão:

  1. Melhora o funcionamento intestinal, graças às fibras que possui;
  2. Protege a saúde dos dentes e gengivas e também dos olhos;
  3. Atuar como antioxidante, eliminando radicais livres que degeneram as células e podem causar doenças graves como câncer;
  4. Fortalece os ossos, graças ao cálcio que contém;
  5. Atuar como anti-inflamatório e antibacteriano natural;
  6. Reduzir a acidez e as toxinas do organismo;
  7. Fortalece o sistema imunológico;
  8. Ajuda a desintoxicar o fígado, por ter efeito depurativo;
  9. Dá energia ao corpo.

Saiba mais:

Frente à tantas vantagens, nada melhor do que preparar uma receita especial com uvas-passas.

Tem para todos os gostos. Confira dez pratos deliciosos:

Arroz à grega

O arroz de todo dia pode ganhar um ar mais colorido e um gostinho agridoce com essa receita do Canal Made in Jpn. Os ingredientes desse prato bonito são cebola, alho, cenoura, pimentões vermelho e amarelo, ervilha e uva-passa. Lembre-se de cortar a cenoura em pedaços bem pequenos para que ela cozinhe ao mesmo tempo que o arroz!

A receita completa você confere no vídeo:

Farofa com uva-passa

A farofa também ganha uma outra cara utilizando uvas-passas. Nessa receita vai farinha de mandioca torrada, uvas-passas escura e clara, margarina ou manteiga e sal a gosto. O preparo é muito simples. Confira!

Salada de maionese completa

Salada de maionese é um clássico de fim de ano, mas pode ser feita sempre e fica muito melhor com uvas-passas. Nessa receita vai maçã, vagem, batata, cenoura, nozes ou castanha-do-pará, salsinha, cebola, azeitonas e uvas-passas, além da maionese, azeite e sal. Uma delícia!

Bolo de maçã com passas

Uva-passa também fica muito bem em bolos variados, como o de maçã. A receita do Canal da Tamara Dantas leva os ingredientes básicos do bolo, como farinha de trigo, açúcar, ovos, óleo, fermento em pó, e também maçãs, canela, uvas-passas e nozes. Até mesmo a casca das maçãs – super nutritivas – compõem esse bolo de dar água na boca.

Cookie de aveia e uva-passa

Essa receita vegana é um sucesso e leva como ingrediente principal a uva-passa e a aveia. Dois ótimos ingredientes para quem busca alternativas mais saudáveis de lanches. A inclusão do açúcar demerara é uma ótima escolha para deixar o cookie mais nutritivo. Confira a receita completa!

Manjar branco

Ele não é chamado de manjar dos deuses à toa, essa receita, que leva amido de milho, leite, leite de coco, leite condensado, creme de leite, açúcar, coco ralado, é composta também por uma calda deliciosa de uvas-passas, açúcar e água.

Pudim de pão com uvas-passas e nozes

Sobrou pão? Pães amanhecidos sem casca podem virar pudim nessa receita do Chef Osmarino. Os ingredientes são leite, leite condensado, ovos, uva-passa e nozes. Uma boa dica é bater bem os itens no liquidificador para o pudim não ficar com cheiro de ovo.

Antepasto agridoce

Para fazer esse delicioso antepasto, separe vegetais como berinjela e pimentões coloridos e misture com uvas-passas, azeitonas, azeite, vinagre, orégano e outros. Confira a receita de Aline Rodrigues e Bom apetite!

Pão integral com batata-doce e uvas-passas

A Eusa Maciel ensina essa receita que leva farinhas de trigo integral e refinada, batata-doce cozida, sal, açúcar, fermento para pão e uvas-passas. A massa é sovada à mão e deixada em repouso para crescer e dobrar de tamanho. Muito bom! Confira o passo a passo no vídeo do Canal da Eusa:

Bolo integral de banana com uvas-passas

Para quem quer uma receita nutritiva, esse bolo é uma boa pedida. Ele leva uva-passa, açúcar mascavo, farinha integral, grão de linhaça, chia ou aveia, bananas, canela em pó e granola, além dos ovos e fermento. Confira!

Esperamos que tenham gostado das receitas e que se deliciem com os benefícios da uva-passa durante o ano inteiro! Bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

Receita especial de Natal: rabanada adoçada com uvas-passas e baunilha

O que comer de bom e saudável quando você não tem tempo?

Benefícios do polvilho (doce e azedo) para a saúde

O significado das cores dos alimentos quanto às suas propriedades nutricionais

Biscoito Oreo: acusado de conter amônia tóxica pela sua cor escura




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...