Manteiga de Amendoim: Benefícios, Utilizações e Receitas


Nos Estados Unidos a manteiga de amendoim é um ingrediente tradicional do café da manhã e da hora do lanche. É um alimento bem proteico e saboroso. Existem várias marcas no mercado.

A manteiga de amendoim, pode ser usada em várias receitas culinárias. Neste conteúdo serão mostrados aspectos importantes para o melhor consumo desse alimento.

O que é Manteiga de Amendoim?

A matéria prima da manteiga de amendoim industrializada é, basicamente, amendoins moídos cozidos ou torrados moídos e alguns emulsionantes. A sua consistência é pastosa.

Mas a manteiga de amendoim pode ser feita em casa, inclusive usando apenas amendoim como ingrediente.

Neste conteúdo, mais adiante, apresentaremos um vídeo ensinando uma receita de manteiga de amendoim caseira e uma outra receita feita de 100% amendoim.

Esse alimento rico em proteína serve para comer com pão, biscoitos e torradas ou como ingredientes em receitas culinárias.

Diferença entre Pasta (creme) e Manteiga de Amendoim

A pasta de amendoim industrializada, em sua fórmula, contém açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada. A manteiga de amendoim é sem açúcar e tem óleo vegetal, por isso é mais saudável que a pasta, mas a recomendação é a de sempre olhar o rótulo e escolher o produto com o menor número de ingredientes.

Manteiga de Amendoim é Saudável? Engorda?

A manteiga de amendoim é um alimento calórico. Quem precisa manter o peso, precisa consumir a manteiga de amendoim de forma moderada.

As calorias na manteiga de amendoim são elevadas, cerca de 580 kcal por 100 g. O amendoim é uma oleaginosa, possui gordura. As suas gorduras (mono insaturadas e polinsaturadas) são saudáveis, contribuem para baixar o mau colesterol (LDL), prevenindo o risco de doenças cardiovasculares. A manteiga de amendoim é rica em antioxidantes, proteína e vitamina E.

Para desfrutar dos benefícios, por completo, da manteiga de amendoim, o ideal é fazer em casa ou escolher um produto mais natural e puro, sem adição de certos componentes. Quanto mais natural, mais saudável.

Benefícios

É boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos, por isso tem propriedades antioxidantes e anti inflamatórias. Em sua composição contém aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Tem vitaminas do complexo B. Rica em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Possui em sua composição: resveratrol, flavonoides e fitosteróis, importante nutrientes na regulação do colesterol.

Como escolher a melhor

Para escolher a melhor manteiga de amendoim o critério é: ter como único ingrediente o amendoim. Se possível, é mais benéfico fazer em casa ou se for comprar industrializada, dar preferência para a manteiga de amendoim orgânica.

Atenção: ao comprar pasta ou manteiga de amendoim industrializadas prefira as que não tenham sido acrescidos ingredientes, como:

  • açúcar,
  • melado,
  • gorduras hidrogenadas ou semi hidrogenadas (contendo gorduras trans),
  • mono e diglicerídeos,
  • sal e outros aditivos que prejudicam nossa saúde.

Formas de consumo

Formas de utilização e consumo da manteiga de amendoim:

  • torradas;
  • no café da manhã;
  • recheio de panquecas doces;
  • cobertura de banana;
  • vitaminas de frutas com aveia;
  • recheio de tapioca;
  • biscoitos;
  • bolos;
  • tortas.

Receita de Manteiga de Amendoim caseira

Assistam este vídeo do Canal Presunto Vegetariano, com receita de manteiga de amendoim caseira, feita no processador, muito fácil de fazer, também, pode ser feita no liquidificador.

Receita de Manteiga 100% Amendoim

Esta receita leva somente amendoim.

Confira o passo-passo com fotos:

Se os amendoins forem com casca, retire as cascas e remova a pele fina e marrom de cada amendoim.

Coloque os amendoins em uma frigideira antiaderente e misture-os com frequência para torrarem uniformimente em fogo moderado, tomando cuidado para não queimá-los

manteiga amendoim 2

Quando torrados, remova-os imediatamente da frigideira, de outra forma, com o calor da mesma, eles cozinhariam novamente, e coloque-os em um processador de alimentos.

manteiga amendoim 5

Bata os amendoins até obter uma pasta, a manteiga de amendoim (dependendo do poder do seu eletrodoméstico, demora mais ou menos tempo para que os amendoins virem pasta). Não seja impaciente se você inicialmente tiver que abrir o processador e mexer os amendoins para bater tudo bem. Lentamente, a mistura se tornará cada vez mais úmida até que ela finalmente forma a manteiga de amendoim propriamente dita.

manteiga amendoim 4

Uma vez pronta, a manteiga de amendoim pode ser consumida imediatamente. Que tal um lanchinho com manteiga de amendoim?

manteiga amendoim pao

Talvez te interesse ler também:

Comer amendoim com casca: bom para saúde e supernutritivo

Amendoim faz bem pra quê? Conheça todos os seus benefícios

Amendoim: como cultivar em casa




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...