A receita de FALAFEL em 5 passos simples


Quem não conhece o falafel, em árabe فلافل‎, maravilha culinária do Oriente Médio – hoje consumida no mundo inteiro – não sabe que delícia está perdendo. São bolinhos fritos feitos de grão-de-bico ou de fava, geralmente temperados com alho, cebola, coentro, cominho, ás vezes uma pitadinha de canela para quem gosta, salsinha, etc.

O falafel é muito apreciado por vegetarianos e veganos, é saudável para além de gostoso pois é cheio o GRÃO-DE-BICO de BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES CURATIVAS.

Não vou dizer que falafel é fácil de fazer. Difícil não é tampouco. É, digamos, um pouco trabalhoso, mas garanto que o sabor caseiro compensa. Vamos à receita?

Ingredientes para fazer falafel:

  • 1 kg de grão-de-bico seco
  • 4 dentes de alho (sem o fiozinho do meio)
  • 2 cebolas
  • 1 colherzinha de café de fermento em pó royal
  • 2 punhados de salsinha
  • 2 punhados de coentro fresco (ok para quem não gostar de coentro pode substitui-lo por mais salsinha)
  • 2 colheres de café de cominho em pó
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 2 colheres de chá de pimenta-do-reino em pó
  • 8 colheres de chá de sal (aproximativo)

Modo de fazer falafel em 5 simples passos:

falafel 2

1° passo:

A primeira coisa a se fazer é se lembrar um dia antes de fazer o falafel porque é preciso deixar o grão-de-bico de molho, em abundante água numa tigela grande, da noite para o dia (12 hs).

2° passo:

No dia seguinte vamos bater este grã-de-bico, cru. Use mixer ou liquidificador. Bata em pequenas partes (até para não estragar o liquidificador) e vá acrescentado os temperos (cebolas, etc) juntamente com o grão-de-bico sempre em partes. Os temperos como a cebola, soltam água e ajudam a bater mais facilmente.

3° passo:

Depois de ter batido o grão-de-bico em partes, agora é hora de bater as pequenas partes tudo junto, para conseguir uma mistura homogênea e em ponto de “enrolar”.

4° passo:

Com a mistura pronta, homogênea e no ponto, faça bolinhas ou bolinhas achatadas.

5° passo:

Frite os bolinhos em óleo bem quente e pronto!

Molho para acompanhar

Esta iguaria fica completa se servida acompanhada de um molho fresco, tipo de iogurte como o tzatziki, ou até mesmo um vinagrete ou homus tahine.

Faça um molho de iogurte fácil fácil

Misture iogurte grego com folhas de hortelã, acrescente uma pitada de sal, um fio de azeite, pimenta-do-reino ou caiena em pó a gosto, ou mesmo cominho e canela em pó, se te agrada tanto o sabor do meio oriente e…

Bom apetite!

Veja outras receitas saudáveis:

A RECEITA TRADICIONAL DE ROLINHO PRIMAVERA

SOPA DE LEGUMES, QUE DELÍCIA! 10 RECEITAS SIMPLES E LIGHT

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...