Manteiga: 5 alternativas vegetais além da margarina


Como substituir a manteiga na cozinha? Substituir a manteiga na preparação de receitas doces ou salgadas pode não ser tão complicado quanto parece e é especialmente benéfico para a saúde. Variar é sempre bom, independentemente da dieta que cada um segue.

A margarina é, por definição, um substituto vegetal à manteiga, mas não é a melhor opção do ponto de vista da saúde, mesmo na sua versão não-hidrogenada. Então, o que usar?

As melhores alternativas, e as mais versáteis, para manteiga são o azeite extravirgem de oliva e ou a margarina feita em casa. Mas há mais. Na verdade, você pode substituir a manteiga com um abacate picado, com um creme de amêndoas nas receitas doces ou com tahine, em receitas salgadas. Aqui vão algumas dicas úteis.

manteiga alternativas

1. Azeite

O azeite é a melhor e a mais fácil das alternativas para substituir a manteiga, ou margarina, especialmente como um condimento, para passar no pão, por exemplo.

Para fazer bolos, calcule para cada 100 gramas de manteiga, 80 gramas de azeite, ou até menos para fazer um bolo ainda mais leve.

Quanto aos doces e sobremesas, embora o sabor do azeite de oliva seja demasiado marcado, forte, você pode substituir nestes casos a manteiga com óleos de arroz ou de milho, preferivelmente orgânicos. Tais óleos têm um sabor muito mais delicado, e podem ser ideais para usar na preparação de biscoitos, por exemplo.

No entanto, esta é uma questão de gosto. O azeite de oliva fica ótimo na preparação de massas salgadas de todos os tipos e pode comumente substituir a manteiga nestes tipos de receitas.

2. Margarina feita em casa

Para fazer uma margarina caseira você vai precisar destes simples ingredientes: farinha de milho, sal marinho e leite de coco.

Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

3. Polpa de abacate

Você já pensou em substituir a manteiga por uma fruta? Pois é, a polpa de abacate é rica em gorduras boas e sua consistência se assemelha à da manteiga comum. Esta característica, juntamente com o seu sabor delicado, permite usar a polpa do abacate no lugar da manteiga, especialmente na preparação de sobremesas, como bolos, muffins ou plum cakes.

Para fazer esta substituição basta amassar a polpa com um garfo até obter a consistência desejada para a receita que estiver fazendo. No mais, a polpa do abacate é muito útil para deixar a receita mais leve pois você pode substituir metade da manteiga indicada na receita, pela polpa de um ou meio abacate.

Leia mais: COMO FAZER CUPCAKES SAUDÁVEIS

4. Creme de gergelim (tahine)

O creme de gergelim, também conhecido como tahine ou tahina, pode ser usado para substituir a manteiga em receitas salgadas pois seu sabor é bastante decidido. Embora possa ser encontrado razoavelmente com facilidade nos supermercados, dá pra fazê-lo em casa.

O creme de gergelim também é uma alternativa saborosa para passar no pão no lugar de manteiga. É um ótimo ingrediente para que quer engordar com saúde.

Veja como fazer tahine em casa no vídeo abaixo. É muito fácil:

5. Creme de amêndoas

Uma alternativa interessante para a manteiga na preparação de doces é fazer um creme de amêndoas. Dá para fazer em casa. Basta bater as amêndoas usando um mixer, devagarinho e deixando que as próprias amêndoas soltem seus óleos. As amêndoas devem ser frescas (não torradas).

Se precisar, para facilitar o trabalho, use um pouco de óleo vegetal de sabor delicado, mas se o mixer for potente não haverá necessidade.

Dá pra fazer o mesmo com amendoins, castanhas, etc.

Leia também: PASTA DE AMENDOIM: COMO FAZER EM CASA e MANTEIGA DE AMENDOIM: BENEFÍCIOS, UTILIZAÇÕES E RECEITAS

Veja outras receitas saudáveis:

COMO FAZER BRIGADEIRO → 10 RECEITAS SAUDÁVEIS SEM LEITE CONDENSADO

LEITE DOURADO COM CÚRCUMA E PIMENTA-DO-REINO: UMA RECEITA INDU PARA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

MOLHO DE TOMATE: 5 RECEITAS PARA NUNCA MAIS COMPRAR MOLHO PRONTO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...