Suco verde de grãos germinados e outras receitas com brotos


Sabe aquela receita para cultivar brotos comestíveis em casa? Bom, você pode também aproveitar a graminha que nasce – o caule verdinho, novo – que é muito rico em vitaminas, minerais e clorofila para fazer diversas receitas.

Quais grãos usar para germinar?

Há quem faça com grãos de trigo, outros gostam da cevada, da aveia ou do arroz mas, pode-se fazer com qualquer grão de cereal (gramíneas) desde que as sementes não tenham sido tratadas com agrotóxicos ou com inibidores de germinação, comuns nos grãos industrializados.

Os grãos germinados de trigo, comida viva, servem para tratar diversos problemas de saúde e até para passar na pele (o suco verde).

“O suco vegetal orgânico de trigo é um dos alimentos mais completos que a natureza nos oferece. Uma das maiores fontes das vitaminas A, B, C, E e K, o trigo contém 92 dos 116 minerais encontrados no solo e 18 aminoácidos, incluindo os 8 considerados essenciais. Além de ser excelente fonte de proteínas, o suco vegetal de trigo orgânico possui mais de 80 tipos de enzimas identificadas e dois ácidos graxos essenciais. Fornece ainda todo o ferro necessário a uma boa circulação e ajuda a equilibrar a taxa de açúcar do sangue”, diz Rodrigo Mascarenhas sobre as pesquisas da Dra. Ann Wigmore, de Ontário, Canadá.

Experimente e você sentirá a diferença!

Como germinar grãos e usar a graminha em sucos

suco verde grama

Há diversas receitas para se germinar os grãos – algumas pessoas deixam 12 horas em água, outras deixam 24 horas. A receita que eu mais gosto é essa aqui:

Germinar grãos de trigo e fazer suco verde

1. ponha um punhado de grãos em um coador e deixe mergulhado na água pura, por 12 horas, de forma a cobrir as sementes

2. comece a germinação ao ar – retire o coador da água, lave as sementes em água corrente

3. durante 10 dias, repita o procedimento de lavar as sementes e deixar fora da água

4. quando as graminhas, talos verdinhos, estiverem com 10 cm, corte, diariamente, um punhado deixando 2 cm acima das sementes (assim a grama continuará crescendo)

5. bata no liquidificador, com alguma fruta de seu agrado (é para melhorar o sabor da grama)

6. também pode acrescentar, se quiser, sementes de chia ou linhaça

7. tome, diariamente, meio copo (20ml) de suco verde, fresco

Outra receita, de longa duração

1. proceda à germinação dos grãos escolhidos (as fases de germinação são: mergulhar os grãos na água (por 12 a 24 horas), deixar os grãos úmidos em recipiente coberto enxaguando diariamente

2. quando os grãos brotarem – começarem a aparecer os germes – coloque-os em uma bandeja de germinação com terra vegetal ou algum substrato inerte

3. regue diariamente, com cuidado para não encharcar ou quebrar os germes

4. na terra, os grãos continuarão seu ciclo vegetativo sempre soltando hastes verdes que você deverá cortar, diariamente, a 2 cm da terra.

Como consumir o suco verde

Todo suco verde deve ser bebido imediatamente ao preparo para não oxidar. A riqueza da grama de cereal é muito grande, desde que se consuma imediatamente ao corte.

Receita de leite de grão de trigo germinado

Os grãos germinado de trigo também podem ser usados para fazer o “leite de trigo”.

Pegue meia xícara de sementes germinadas e bata-as no liquidificador com uma xícara de água. Pronto!

Use o leite puro ou em receitas como se fosse o leite animal (não dá alteração na consistência final).

Receita de pão com trigo germinado

Imagina um pão de grãos germinados, feito a baixa temperatura, que não perde suas propriedades vitais? O pessoal o chama de Pão Essênio e parece ser muito bom. O resultado final é este aqui:

pao essenio

Foto: Seu pão essênio

O pão essênio é feito com trigo germinado, prensado e desidratado, a uma temperatura de até 40ºC. Com este processo, o pão fica crocante, saudável e super nutritivo.

trigo germinado

Foto: Trigo germinado para fazer o pão essênio

O punhado de grão germinado você deverá moer (a mão, no moedor manual ou no liquidificador, como preferir, depende da consistência que você desejar obter)

trigo germinado moido

Trigo germinado moido a mão. Fotos: panelasdecapim

Amasse bem o trigo germinado moído, modele o pão como se fosse um filão, corte-o em fatias e esprema-as bem (com um pano fino de algodão, para tirar o máximo de umidade) e ponha-as para secar ao sol pleno, sobre uma peneira (também podem ser secas no forno, até 40ºC)

Todas as receita vieram daqui. Vamos experimentar? Abaixo, um vídeo em que se prepara o pão essênio:

Veja outras receitas saudáveis:

CACIK, SOPA GELADA TURCA: REFRESCANTE E NUTRITIVA

CONHEÇA OS CEREAIS SEM GLÚTEN E VARIE O TEU CARDÁPIO

PÃO SEM FERMENTO: RECEITAS EM 5 PASSOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...