Bebidas super-refrescantes e saudáveis para o calor do verão


Se perguntarmos qual é a bebida que não vai faltar para se refrescar neste verão, certamente algum leitor irá falar da amada cervejinha gelada. Ela realmente é muito bem-vinda num happy hour, não é mesmo? Mas vamos falar de bebidas saudáveis e que podem ser consumidas a qualquer hora do dia para você ficar hidratado e nutrido.

Com o calor excessivo do verão, é fundamental repor os minerais perdidos com o suor. Confira, a seguir, uma lista de bebidas que não podem faltar neste verão, que promete, infelizmente, um calor insuportável.

1. Simplesmente água

copo dagua

A água é a nossa principal fonte de hidratação. Ela deve ser ingerida, preferencialmente, pura. Mariana Del Bosco, que é nutricionista e mestre em Ciências pela disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, deu uma dica importante na Superinteressante para identificamos se estamos tomando a quantidade necessária de água diariamente: observar a cor da urina, que deve ser clara.

Se for comprar água mineral na rua, prefira as marcas já consolidadas no mercado, porque o sódio encontrado na água mineral é natural e vem da fonte de onde é extraída. Como a sua quantidade é muito pequena em relação à recomendação diária (um copo de água há 0,15% da indicação de consumo), não prejudica o organismo.

Além da importância de hidratar o corpo com água, ela ajuda a saciar a fome.

2. Água aromatizada

bebidas verao

Elas caíram no gosto popular, mas guardam alguns perigos. Se você preparar a sua água aromatizada em casa, estará seguro de que ela é realmente saudável. Mas as versões industrializadas contêm corantes artificiais, conservantes e acidulantes – usados para intensificar o sabor de alimentos e bebidas. Algumas têm até ainda adoçante e sódio.

Prepare as suas próprias águas aromatizadas com canela, hortelã, gengibre, limão e aproveite os benefícios nutricionais dessas plantas e especiarias para a sua saúde.

Veja aqui: 10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA

3. Chá gelado

cha gelado

Se for caseiro, é refrescante e saudável! O chá gelado caseiro é uma bebida fresca, sem conservantes e corantes que pode ser conservado na geladeira, em um frasco de vidro, por cerca de 3 dias. Quer coisa melhor do que chegar em casa com aquela sede e encontrar uma jarra de chá de gelado à sua espera?

Procure as opções naturais, sem açúcar e à base de ervas, flores e especiarias, tais como erva-mate, camomila, hibisco.

Veja aqui: CHÁ GELADO: 5 RECEITAS PARA PREPARAR EM CASA

4. Sucos naturais

suco melancia quinoa gengibre

Suco de caixinha não é natural, ok? Aproveite que moramos num país tropical e que nos oferece uma variedade incrível de frutas para preparar os seus sucos naturais. É só colocar a fruta, ou uma combinação de frutas, no liquidificador ou processador e se refrescar, além de se alimentar!

Nem é preciso adoçar o suco, pois as frutas, sobretudo nesta época do ano, são dulcíssimas. Mas se você gosta de um sabor mais adocicado, use mel ou açúcar mascavo em seus sucos.

Veja receitas:

COMO FAZER UM DELICIOSO SUCO DE ACEROLA: 5 RECEITAS

SUCO DE COUVE: DESINTOXICA, EMAGRECE E DÁ ENERGIA!

SUCOS SAUDÁVEIS AJUDAM A DORMIR BEM, A TER ENERGIA E OUTROS BENEFÍCIOS

SUCOS PARA EMAGRECER: QUAIS INGREDIENTES FAZEM TODA A DIFERENÇA

SUCO DE GRAVIOLA: OS BENEFICIOS E A RECEITA PASSO A PASSO

5. Água de coco

agua de coco

Além das frutas abundantes do Brasil, o nosso país é a terra da água de coco. Além de refrescante, a água de coco é muito nutritiva. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, que ajudam o organismo a funcionar melhor, além de ser um reidratante natural, já que repõe os eletrólitos, uma substância que evita a cãibra nos praticantes de atividade física. Um copo de 200 ml tem apenas 33 calorias. Então, aproveite!

6. Água detox

agua detox limao pepino

Depois das famosas dietas detox, as águas detox ganharam espaço no cotidiano de muita gente. Além de serem nutritivas, auxiliam na perda de peso, pois ajudam a liberar as toxinas do organismo.

Veja receitas:

ÁGUA DETOX: 4 RECEITAS EFICAZES PARA QUEIMAR GORDURA

ÁGUA DE PEPINO: COMO FAZER E PORQUÊ FAZ BEM!

Se você se hidratar corretamente, está até liberada aquela cervejinha no final do dia para relaxar e refrescar! Dizem que a cerveja é o melhor suplemento para depois dos esportes.

Especialmente indicado para você:

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER

QUE BEM FAZ BEBER ÁGUA PURA EM JEJUM. VOCÊ SABIA?

ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...