Copo-de-leite: significado da flor + dicas para plantar e cuidar


O copo-de-leite uma planta nativa da África do Sul, encontrada comumente perto de lagos e rios. Seu nome científico é Zantedeschia aethiopica mas é também conhecida pelos nomes populares de “calla” ou “lírio-do-Nilo”.

Mas você conhece o significado atribuído à essa flor? Vamos conhecer tudo sobre o copo-de-leite, inclusive dicas de cultivo e manutenção.

{index}

Vigorosa e delicada

Entre os anos de 1950 e 1970, esta planta se tornou bem conhecida no mundo do paisagismo e jardinagem por causa de sua beleza diferenciada e singela.

Uma planta que é, ao mesmo tempo, vigorosa e delicada.

Vigorosa na textura e resistência de suas folhas e flores, e delicada no formato e delicadeza de suas folhas afiladas, seu caule longo e sua flor originariamente branca, bela e de aparência suave.

Com tantos atributos, difícil não querer um copo-de-leite por perto, não é?

Utilizações

Além de ser uma planta ornamental, o copo-de-leite é usado na produção de florais terapêuticos.

O bulbo desta planta tem uso culinário. Para esta finalidade, é consumido cozido.

Simbologias e significados do copo-de-leite

A flor do copo-de-leite que, em geral, é branca, representa a paz e a tranquilidade. A espádice amarela está associada à prosperidade, felicidade e elevação espiritual.

As flores do copo-de-leite são tema de pintura em quadros, imagens em fotografias ou em decoração e enfeites de artesanato.

Logicamente, é melhor ter o copo-de-leite ao vivo e em cores, conferindo ao ambiente uma fusão de elegância e simplicidade e uma atmosfera de harmonia e alegria, de forma serena.

Características da planta

A principal característica do copo-de-leite são as suas flores brancas em formato de copo e um caule comprido, ereto e rígido.

A planta mede cerca de 35 cm e pode alcançar 1,5 m de altura.

Em sua origem, a flor é branca, mas devido ao hibridismo surgiram flores de outras cores, como laranja, roxa, vermelha, rosa, amarela, verde e vinho intenso.

O copo-de-leite pertence à Família Araceae, a mesma do Antúrio e do Comigo-Ninguém-Pode.

Todas as plantas da família do copo-de-leite são tóxicas e podem desencadear irritações e reações sérias, a recomendação é que deixe essa planta bem longe do alcance de crianças e animais.

Como plantar

O plantio do copo-de-leite não é difícil, mas há necessidade de ter cuidado ao manuseá-lo, devido à uma substância tóxica que se encontra em seu pólen: o oxalato de cálcio.

Se for plantado em vaso, é recomendado que tenha um volume de 15 litros.

A época ideal de plantio é no outono ou primavera ou em períodos que não exista possibilidade ou chuvas intensas ou geadas.

Para o plantio do copo-de-leite, adquira uma muda dessa planta e escolha um local para plantá-la, que seja sombreado (a meia-luz), o ideal é que seja coberto, pois essa planta não suporta calor intenso ou climas muito frios.

O solo precisa ser adubado e estar sempre úmido para que o copo-de-leite tenha força para florir.

Eleito o lugar de plantio e com a terra apropriada, abra um buraco no solo do tamanho do rizoma (raiz), se for no jardim, com pelo menos 30 cm de distância de outra muda ou outra planta.

Regue a área onde foi plantada a muda, tomando cuidado de evitar de encharcar a terra.

Cuidados para a manutenção

Regue com frequência o copo-de-leite, pois essa planta gosta de solo úmido.

Se surgirem folhas amarelas ou secas, faça a poda, como uma forma de limpeza.

Para evitar fungos e parasitas utilize, uma vez ou outra o spray de bicarbonato de sódio.

Geralmente o copo-de-leite dá flor o ano todo.

Copo-de-Leite: de selvagem a sofisticada!

O copo-de-leite, de sua origem como herbácea selvagem, se tornou uma planta sofisticada que encanta o ambiente com sua beleza e sobriedade, e confere uma atmosfera refinada e tranquila onde for plantada!

Talvez te interesse ler também:

FLOR DE LÓTUS: LINDA E PURA, APESAR DA LAMA QUE A RODEIA, E OUTROS SIGNIFICADOS

GARDÊNIA, A FLOR DA SINCERIDADE. VEJA OUTROS SIGNIFICADOS E TAMBÉM COMO CULTIVAR

PIMENTA: SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...