Como e por que atrair morcegos para o seu jardim


Os morcegos são uma presença natural e um elemento importante para os ecossistemas. Talvez nem todo mundo saiba, mas assim como as abelhas, alguns morcegos desenvolvem as funções de polinizadores. É difícil conseguir ver um morcego, até porque, como se sabe, eles são animais notívagos, e algumas falam que está em curso uma verdadeira extinção deste animal.

Ter contato com um morcego durante o dia é uma tarefa muito difícil, a não ser que se tenha a disposição um batbox para espreitar de vez em quando a fim de entender se o morcego decidiu usá-la como refúgio. É propriamente por causa da ausência de abrigos adequados que os morcegos se afastaram das nossas casas e jardins. No entanto, a sua presença na natureza é muito importante!

Por que atrair morcegos para o seu jardim

Os morcegos se movem de uma planta à outra, de flor em flor para se nutrirem. Recolhem e transportam pólen e deste modo têm um papel precioso seja na florescência que no desenvolvimento do fruto. Os morcegos que se nutrem de néctar adoram escolher lugares onde haverá comida disponível para nós.

É por isso que, para atrair um morcego no nosso jardim ou em nossa varanda é bom haver muitas flores perfumadas e ricas em néctar.

Nem todos os morcegos vão em busca do néctar para nutrição. Outros tipos de morcegos nutrem-se de insetos, especialmente de mosquitos. Por isso, ter uma caixa para o morcego no jardim ou pendurá-la na sua varanda pode ser útil para te proteger dos pernilongos durante a primavera e o verão. Um morcego sozinho pode comer 1000 pernilongos por noite!

A ação dos morcegos insetívoros também é útil para proteger a nossa horta, jardim e vasos de plantas do ataque de parasitas, pois os morcegos comerão todos eles! Assim, nossas flores e nossas colheitas estarão sempre seguras e protegidas. E desta forma, você pode esquecer totalmente os inseticidas e pesticidas.

Então, deixe pra lá toda superstição ligada a morcegos e todo o medo de que estes animais voadores possam atacar os seres humanos ou lhes causar doenças. Os morcegos são uma espécie protegida, o que é necessário para os ecossistemas do nosso planeta.

morceguinhos bebês

morceguinhos bebês

Outro bom motivo para atrair os morcegos para o seu jardim é que suas fezes são um ótimo fertilizante natural, valioso e usado há séculos na agricultura, tanto para o cultivo de hortaliças quanto para o cuidado das plantas e flores. Resumindo, graças aos morcegos é possível evitar tanto os fertilizantes como os pesticidas. O único cuidado é usar luvas para recolher as fezes (guano) dos morcegos.

Se os morcegos encontrarem uma casinha confortável no seu jardim, eles irão te agradecer deixando à sua disposição fertilizantes naturais e acabarão com os insetos indesejados sem que você faça uso de substâncias nocivas.

Mas como atrair os morcegos para seu jardim?

Tendo em conta que os morcegos são ativos durante a noite, coloque flores que desabrocham no crepúsculo tais quais, o jasmim, a dama-da-noite, algumas espécies de orquídeas, a prímula e o estramônio (atenção que esta última é uma planta venenosa por causa da presença de sua potentes s alcalóides)

Finalmente, não se esqueça de colocar um batbox antes mesmo da chegada da primavera e do periodo de floração. As caixinhas para o morcego (batbox) podem ser encontradas em lojas de jardinagem. Em alguns lugares, para promover o controle biológico, estas caixinhas são distribuídas gratuitamente.

batbox - caixinha para abrigar morcegos

batbox – caixinha para abrigar morcegos

Ou então você mesmo pode construir uma casinha para eles usando uma caixa de madeira compensada simples. Pendure a caixa nas paredes externas da casa, na sua varanda ou nos galhos de uma árvore no seu jardim.

Gostou? Veja aqui como seus filhotinhos são mesmo muito fofinhos!

filhotes de morcego

filhotes de morcego

Talvez te interesse ler também:

O ESPECTÁCULO DA MAIOR COLÔNIA DE MORCEGOS DO MUNDO

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

O MORCEGO BRANCO É O MESMO QUE O ALBINO? QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

MORCEGO: SIGNIFICADO ESPIRITUAL E SIMBOLOGIA

MORCEGO: INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...