Plantas para dar de presente: que planta escolher para a pessoa querida?


Plantas são presentes que geralmente agrada a gregos e troianos. Mas, claro, é preciso escolher bem a planta que se vai dar de presente.

Não adianta dar plantas perfumadas para quem tem alergia a perfume, ou uma planta que requer muitos cuidados àqueles que não têm tempo, espaço ou gosto de ficar no jardim. Já as plantas suculentas e cactos podem ser interessantes para quem tem pouco tempo e espaço.

Enfim, para cada pessoa, um presente.

Geralmente, quem pensa em uma planta para dar de presente, pensa logo nas flores mas, nem só de flores se faz a festa. Buquês de flores inclusive duram pouco. Uma planta talvez seja melhor!

Tem quem goste de receber mudas. Para aqueles que gostam de cozinhar, mudas de manjericão, orégano, sálvia, hortelã, pimenta, etc, podem ser um presentão!

Já para aqueles que sonham em fazer sua própria horta no quintal de casa, melhor ainda seria uma caixa inteira de mudas de hortaliças!

Veja aqui como fazer hortas em pequenos espaços.

Vamos então à algumas dicas para escolher a planta ideal para uma pessoa querida, que claro, vai depender do tipo de pessoa você quer presentear.

Pessoas que “não gostam de plantas”

Para aquelas pessoas que dizem não gostar de cuidar de plantas, porque não têm dedo verde ou não têm tempo nenhum para se dedicarem a podas, regas e adubações, presenteie-as com cactáceas (cactos), violetas ou amores-perfeitos, que são algumas das plantas mais fáceis de se ter em casa, no jardim ou escritório.

Pessoas que adoram jardinagem

Para aqueles que gostam de cuidar das plantas, têm o tempo necessário e até fazem dessa prática uma terapia para a vida, a hortoterapia, que tal umas ideias diferentes para elas montarem um jardim sensorial em casa ou lhes dar uma prímula de presente?

Para os amantes de flores

Para aquelas pessoas que amam flores, a recomendação é em vez do buquê, dar uma muda de flor para plantar no jardim, no chão ou em vaso. Especialmente mudas de flores e plantas que atraem abelhas, flores, borboletas e também beija-flores.

Imagina só, quem não não adoraria ter um jardim florido?

Entre as espécies indicadas estão: verbenas, margaridas, maracujá, girassol, lavanda, sálvia, borragem, etc.

Pessoas que moram em lugar pequeno

Para aquelas pessoas que moram em apartamento e têm pouco espaço, nós indicamos as mini-suculentas que ficam muito lindas em um jardim pequeno, de canto de janela. Ou uma horta suspensa, se o seu gosto for por cultivar sua salada de cada dia.

Mesmo em apartamentos, dá para ter um mini-jardim em casa!

Veja dicas para plantar em pequenos lugares, lendo o artigo abaixo:

Mas, se seu apartamento não tiver espaço nem para um jardim como esse aí de cima, dê uma olhada aqui no Livi, um modelo de mini-jardim que caberá em qualquer janela e fica muito charmoso.

Pessoas que gostam mesmo é de cozinha

Mas, para aquelas pessoas que adoram cozinhar, realmente o melhor presente são algumas mudas de ervas aromáticas e especiarias.

A pessoa querida vai ter sempre seus temperinhos preferidos à mão:

Pessoas que gostam de enfeites

Já para as pessoas que gostam de casa enfeitada, nada melhor do que presentear plantas ornamentais ou ramos de flores bem escolhidas como tulipas, rosas ou açucenas – que têm boa durabilidade depois de cortadas – ou então orquídeas que, se bem cuidadas, mantêm a floração.

Pessoas que fazem uso de remédios caseiros

Alguns dos melhores remédios naturais de uso popular podem ser tirados de ervas medicinais que cultivamos no nosso jardim: camomila, babosa, alfazema, alecrim e tantas outras.

Que tal presentear a pessoa querida que gosta de um remédios caseiro, com uma destas 8 plantas medicinais fáceis de se cultivar em casa?

Pessoas espiritualizadas

Para a proteção espiritual não há nada melhor do que um vaso de 7 ervaspimenta, arruda, alecrim, guiné, espada-de-São-Jorge, comigo-ninguém-pode e manjericão são as clássicas.

Mas a aroeira também é conhecida por ser uma das plantas que mais dão proteção espiritual.

Pessoas que prezam pela saúde

dracena

Se a pessoa querida for daquelas que prezam pela saúde, que tal presenteá-la com uma das as 5 plantas mais eficientes para purificar o ar da sua casa? Por exemplo:

  • Bálsamo Crassula argentea,
  • Clorofito Chlorophytum comosum,
  • Palma ou Opuntia Consolea falcata,
  • Bromelia Guzmania lingulata,
  • Dracena fragrans

São plantas que alteram a composição dos gases que causam danos à saúde, e purificam o ar dentro de casa.

Pessoas que precisam de boa sorte

E para finalizar, quem sabe você gostaria de presentear seus amigos ou parentes com uma planta que a sabedoria popular diz trazer boa sorte?

Para isso, nada melhor do que um vaso de pimenteiras, vermelhinhas, coloridas, biquinho ou de cheiro, uma mudinha de manjericão miúdo ou um lindo ramalhete de girassol. Tem também a Dinheiro-em-Penca que diz atrair dinheiro para casa.

Bom, com todas estas dicas, agora é certeza que o teu presente irá agradar!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER O BUQUÊ DE FLORES DURAR MAIS – DICAS NATURAIS

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...