Como fazer adubo de casca de ovo – 2 receitas fáceis


Casca de ovo, nós sabemos que é riquíssima em cálcio, potássio e magnésio e que é muito bom misturá-la ao composto, à terra dos vasos e da horta. Mas, tem receita que ajuda esses minerais a estarem mais disponíveis para as plantas, bem mais do que estão quando se usa a casca de ovo pura.

Claro que você pode colocar as cascas dos ovos que vai usando, quebradas na mão, diretamente nos seus vasos, ou na composteira mas, os minerais demorarão muito tempo para chegar até a planta.

ovo composto

Para melhorar a disponibilidade destes nutrientes, você deverá moer as cascas até fazer uma farinha fina (1ª receita), ou se aproveitar das reações químicas que os tornam mais disponíveis para as plantas, como mostramos na segunda receita:

1° Receita – farinha de casca de ovo

Um dos jeitos é você juntar as cascas de ovos, secar à sombra (para não perder o nitrogênio que contêm), moer tudo no liquidificador até obter uma farinha fininha. Só faça a moagem quando as cascas estiverem bem secas. Junte tudo em um pote de vidro, com tampa e guarde em local fresco.

Serve para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores. A maioria das plantas agradecerão esse adubo de casca de ovo moída. Use uma colher de sopa por canteiro, ou uma colherinha de café, por vaso. O ideal é não ultrapassar os 50 gramos de pó de casca de ovo por cada metro linear de solo, nas hortas e pomares. Espalhe sobre a terra. Faça essa adubação a cada 40 dias. Se preferir aplicar com maior frequência, divida a dose.

Você também deverá acrescentar casca de ovo, 50 gramos a cada 20 litros de terra, quando for preparar o substrato para fazer novos vasos e canteiros.

Algumas plantas não gostam da alcalinização que a casca de ovo em pó vai operar no solo – evite usar em azaleias, prímulas, gardênias, plantas carnívoras, entre outras. Leia mais aqui e veja o video abaixo:

2° Receita – solução de cálcio com casca de ovo

Uma das melhores maneiras para se disponibilizar o cálcio das cascas de ovo para uso direto das plantas é fazendo uma Solução de Cálcio, pela reação química das cascas com o vinagre. Ao juntar cascas secas de ovo com vinagre “teremos uma reação química que irá liberar dióxido de carbono (CO2), restando um sal de Solução de Cálcio em água (H2O), o acetato de cálcio (Ca(C2H3O2)2). Este sal de cálcio liberado pela reação química é mais biodisponível do que em sua forma anterior (CaCO3), o que o torna de alto valor biológico, de fácil e rápida absorção pelas plantas”, como explica o blog MungoVerde.

Para esta preparação, você vai precisar de cascas de ovos secas ao sol (vai perder o nitrogênio mas ganhar em rapidez), sem as películas internas, vinagre (de maçã, arroz ou vinho) e um pote de vidro com tampa.

Modo de fazer

Seque as cascas ao sol durante 3 dias, remova as membranas e quebre as cascas, com pilão ou com as mãos, em pedaços pequenos. Coloque as cascas em uma panela e leve ao fogo baixo (15 a 20 minutos), mexendo sempre, para consumir qualquer resíduo orgânico que ainda esteja no material. Deixe as cascas esfriarem.

No vidro, coloque as cascas e junte o vinagre na proporção de 1:3, em volume (quer dizer, para 50 ml de cascas piladas junte 150 ml de vinagre). Se usar vinagre de vinho, dilua-o com 50% de água.

Tampe o vidro com um pano ou deixe a tampa frouxa, para que a mistura possa respirar e expelir os gases que se formarão. Guarde o vidro em local fresco, com luz indireta. Todo o processo de fabricação da Solução de Cálcio demorará uns 15 dias – estará terminado quando o líquido não soltar mais bolhas, mas, se você acrescentar mais vinagre, a reação ainda continuará por um bom tempo, então, quando estiver pronta a primeira reação, retire a solução e guarde-a em uma garrafa para uso, e volte a acrescentar vinagre às cascas que restaram.

Este adubo deverá ser usado diluído em água, de 30 em 30 dias, como água de rega para as plantas que estão na fase reprodutiva ou que apresentam carência de cálcio. Veja o vídeo abaixo:

E caso você não tenha tanta planta para adubar, reutilize a casa de ovo de outras maneiras.

Leia mais aqui -> Reutilize casca de ovo em casa de 31 maneiras diferentes

Talvez te interesse ler também:

POR QUE EXISTEM OVOS DE CASCA BRANCA E DE CASCA VERMELHA?

ADUBO ORGÂNICO: 9 FORMAS NATURAIS DE ADUBAR A TERRA DO JARDIM E VASO

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

TUDO SOBRE COMPOSTAGEM CASEIRA

COMO REVIGORAR AS PLANTAS COM ESTES INGREDIENTES DA COZINHA

COMO USAR ÁGUA OXIGENADA PRAR TRATAR E CUIDAR DAS PLANTAS

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Rangel
    Publicado em 08/03/2023 às 2:20 pm [+]

    A CASCA DE OVO ALÉM DE NUTRIR,AINDA AUMENTA E MUITO A PRODUÇÃO DE SUA HORTA EM 150% E TAMBÉM É MUITO RICA EM NUTRIENTES QUE VAI NUTRIR AINDA MAIS A SUA HORTA E COM ISSO VOCÊ VAI SE SAIR NA FRENTE DE MUITOS PRODUTORES DO BRASIL.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...