Aroeira – planta medicinal, cosmética e culinária


A aroeira-mansa, Schinus terebinthifolius, é uma planta medicinal também conhecida como aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-vermelha, cambuí, fruto-do-sabiá e aroeira-pimenteira, entre vários outros nomes que mudam de região para região.

É uma planta da família Anacardiaceae, prima do cajueiro que é nativo do Brasil. Existe uma outra aroeira, a brava, Lithraea molleoides, nativa no Brasil também, que é de onde se extrai a terebintina, solvente de tinta a óleo, e é altamente alergênica.

É importante não confundir uma espécie com a outra pois as alergias de aroeira-brava são bastante violentas (e quem tem alergia de aroeira-brava também tem de cajueiro, tome atenção).

Nos campos brasileiros também se encontra uma aroeira-rasteira ou aroeira-do-campo, e outra conhecida como aroeira-mole, ambas com os mesmos efeitos curativos da aroeira-mansa.

conheca as propriedades da aroeira e como ela beneficia a saude

Fonte foto

O principal uso da aroeira-mansa é nos problemas dermatológicos, através de chás, banhos, sabões e unguentos, área em que a aroeira é bastante reconhecida por seus efeitos rápidos e extensivos a vários tipos de lesões de pele e mucosas. Também é sabido seu efeito curativo em problemas ginecológicos diversos, por banhos de assento e pomadas.

Mas, na medicina popular brasileira, também se usa aroeira-mansa para tratar diversas outras doenças: febres, reumatismo e sífilis; atonia muscular, distensão dos tendões, artrite, problemas digestivos e tumores. Outras fontes também indicam seu uso para tratar afecções respiratórias, candidíase, erisipela, hipertensão, dor-de-dente, hemorragias fora as anteriormente mencionadas.

As folhas da aroeira-mansa têm propriedades balsâmicas e sua casca tem efeitos adstringentes e antissépticos.

A aroeira-mansa é uma boa árvore para se ter no jardim: suas flores atraem abelhas e outros polinizadores, seus frutos atraem pássaros e também podem ser usados na alimentação, em saladas (o frutinho vermelho é chamado de pimenta-rosa, tem sabor peculiar, levemente picante e adocicado.

Especialmente indicado para você:

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

ARNICA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DE SEU USO PARA O NOSSO CORPO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...